22 maio 2008
Linha do Tua
O Partido Ecologista "Os Verdes" acusou hoje os autarcas do Vale do Tua de se prepararem para assumir o papel de "coveiros" da região e da linha-férrea devido ao "namoro consumado" com a EDP.
Os autarcas dos concelhos afectados pela construção da barragem de Foz Tua, designadamente Murça, Alijó, Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, reuniram pela primeira vez com a concessionária da obra, a EDP, na terça-feira.
O Partido "Os Verdes", em comunicado, diz recear que o "namoro consumado "entre a EDP e os autarcas "seja indiciador de que estes se preparam para assumir o papel de coveiros do Vale e da Linha do Tua".
Acrescenta que a excepção vai para o presidente da câmara de Mirandela, José Silvano, "que até agora tem assumido outra posição", nomeadamente a defesa da continuidade da linha de ferro.
A construção da barragem, independentemente de ser à cota máxima ou mínima, vai submergir parte da linha do Tua.
(..)
A reabertura da linha do Tua em toda a sua extensão foi adiada para o próximo dia 2 de Junho. O Instituto dos Transportes e da Mobilidade Terrestre (IMTT) tinha anunciado, na passada sexta-feira, que a partir de hoje seria retomada a circulação no troço entre Abreiro e a Estação do Tua. Ontem remeteu um fax ao Metro de Mirandela revogando a primeira decisão e anunciando a nova data. Sem mais explicações.
A comunicação apanhou de surpresa o presidente do Metro e da Câmara de Mirandela, José Silvano, e não o deixou nada bem disposto. Porquê? "Porque ninguém consegue entender esta disparidade de situações", que é como quem diz, um fax na sexta a permitir a reabertura da linha e um outro, cinco dias depois, a anular a primeira decisão. "É inadmissível", protesta, indo mais longe "Não é uma questão técnica. É uma questão política!"
(...)
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12 comentários:
Comunicado
O MCLT vem por este meio demonstrar, mais que a sua incredulidade, o seu firme BASTA aoambiente instalado de total falta de respeito pelos utentes da Linha do Tua e pelo povo trasmontano.A reabertura da Linha do Tua foi adiada para dia 2 de Junho, quando fora estabelecida há umasemana a data de hoje, dia 22 de Maio, para o efeito. A decisão foi remetida com displicência peloIMTT através de fax para a administração do Metro de Mirandela, sem qualquer justificação anexa,ontem. Para todos os efeitos, a linha continua encerrada porque sim, e ao Metro de Mirandela eutentes da Linha do Tua remete-se o silêncio e a confusão que têm sido apanágio desde o acidentede Fevereiro de 2007.Para o MCLT está mais que demonstrada a total falta de boa vontade e ética profissional tanto porparte do IMTT como por parte da EDP, LNEC e Governo, entidades com responsabilidades namanutenção da Linha do Tua. Depois do incidente de 10 de Abril com uma dresin, após o qual ademora contínua do relatório de segurança da via, da responsabilidade do LNEC, levou a que aLinha do Tua perdesse um fim-de-semana prolongado de turistas, qual a justificação para que emnovo fim-de-semana prolongado em que a linha deveria estar aberta, e com mais um mês para orelatório de segurança estar concluído, a data seja abruptamente atrasada por duas semanas? Istoquando para ambos os casos havia viagens charter programadas com centenas de pessoas, queassim não serão realizadas.A justificação está patente no fax do IMTT: nenhuma. Todas as revelias cometidas contra a Linha doTua desde há 15 meses não têm qualquer justificação, além da de prejudicar intencionalmente estavia-férrea e a região por si servida, fosse por acção deliberada ou por pura estultícia e negligência.Mais do que recordar cada episódio de grotescas acções cujo propósito tem sido desacreditar e ferira Linha do Tua, mais que enaltecer mais uma vez uma obra de engenharia e de memória viva queapenas pelo passa-palavra atrai milhares de turistas de todo o mundo, o MCLT quer expressar aquio seu total apoio ao Metro de Mirandela para, de uma vez por todas, obrigar estas entidades aassumirem as suas responsabilidades, que têm sido deturpadas de forma escandalosa, e que aLinha do Tua e a região de Trás-os-Montes sejam tratados com todo o respeito a que têm direito.Movimento Cívico pela Linha do Tua, 22 de Maio de 2008www.linhadotua.net
Segundo informações fidedignas
amanhã o metro vai fazer a viagem normal Mirandela Tua ... Tua Mirandela
Ainda há quem não se habitue ao cheiro e reaja em força
Linha do Tua afinal reabre hoje
"Esta é uma situação hilariante e que revela como funciona o Governo". Foi desta forma que o presidente do Metro de Mirandela, José Silvano, reagiu à terceira instrução complementar (IC) do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), na última semana, sobre a data de reabertura da linha do Tua, em toda a sua extensão (Mirandela-Tua). Na passada sexta-feira, a circulação tinha sido autorizada pelo mesmo instituto para a passada quinta-feira, mas na véspera remeteu um fax ao Metro de Mirandela revogando a primeira decisão e anunciando a data de 2 de Junho. Ontem, à tarde, nova ordem dava a conhecer que afinal a circulação seria possível a partir de hoje.
O autarca revela ainda que a justificação avançada pelo IMTT prende-se com o facto do relatório de segurança do Laboratório Nacional de Engenharia Civil só ter chegado no dia 16 deste mês e que ainda não tinham tido tempo para o analisar com pormenor. Mas, José Silvano não entende esta razão, porque "certamente alguém teve acesso ao relatório, caso contrário não tinham informado o Metro da primeira instrução complementar", conclui.
Recorde-se que o troço entre Brunheda e o Tua foi fechado à circulação, no passado dia 10 de Abril, devido ao descarrilamento de uma Dresin provocado por uma queda de pedras na linha, que causou três feridos ligeiros.
Na IC indica ainda que na circulação entre o Tua e o apeadeiro da Ribeirinha, deixa de vigorar o sistema de marcha à vista, que estava em vigor desde 28 de Janeiro, altura em que foi retomada a circulação na linha férrea, cerca de um ano depois do acidente que causou a morte a três pessoas e feriu mais duas.
O IMTT define que passa a vigorar a tabela de velocidade máxima durante o período diurno, salvaguardando que, "em condições de visibilidade reduzida deverá processar-se a marcha à vista". Fernando Pires
in JN
Comboios voltam a circular a partir de hoje
em toda a extensão da Linha do Tua
Carlos Cipriano
Mantêm-se as restrições
de marcha à vista impostas
pelo Instituto da Mobilidade
e dos Transportes Terrestres
para um troço de 28
quilómetros
a A Refer voltou a permitir a circulação
de comboios na Linha do Tua em
todo o seu percurso a partir de hoje,
embora se mantenham as restrições
impostas pelo Instituto da Mobilidade
e dos Transportes Terrestres (IMTT)
que condicionam o andamento das
composições ao regime de marcha à
vista num troço de 28 quilómetros.
Esta solução foi mais restritiva que
a do próprio IMTT, que manteve sempre
a autorização de circulação em
regime de marcha vista entre Tua e
Ribeirinha (34 quilómetros). Esta instrução
complementar de segurança
caducava em Maio, mas o instituto
prorrogou-a até 2 de Junho, o que
criou alguma confusão na região
pois, ao referir expressamente a
manutenção das restrições à circulação,
julgou-se que se estava a adiar
a reabertura da linha.
O próprio presidente da Câmara
de Mirandela, que, ao contrário dos
seus congéneres vizinhos, se tem batido
pela reabertura e manutenção
da Linha do Tua, se insurgiu contra
o IMTT, julgando que este estava a
prorrogar a suspensão da circulação
que, afi nal, era da responsabilidade
da Refer.
Em comunicado, o Movimento Cívico
pela Linha do Tua diz que estas
“confusões” visam prejudicar aquela
infra-estrutura numa altura do ano
em que a procura aumenta, estando
programadas viagens charter com
centenas de pessoas.
Por seu turno, a CP não tem demonstrado
fl exibilidade na gestão
do seu material circulante, tendo,
por mais de uma vez, deixado passageiros
em terra ao não autorizar a
atrelagem de mais uma carruagem
quando a composição está cheia.
Contactada pelo PÚBLICO, a
empresa diz que só dispõe de três
automotoras (uma quarta fi cou destruída
no acidente do ano passado),
estando uma afecta ao Metro de Mirandela,
outra ao serviço regular do
Tua, enquanto a terceira se encontra
em manutenção. E explica que “nas
situações de procura excessiva, não
programada, por grupos que se apresentem
na bilheteira do Tua ou Mirandela
para efectuar a viagem, poderá
não ser possível dar a resposta mais
adequada, já que a terceira unidade
pode estar na ofi cina ou reservada para
um comboio especial, contratado
com os nossos serviços”.
Contudo, uma fonte da EMEF (empresa
da CP que faz a manutenção
dos comboios) disse ao PÚBLICO
que “o material existente na Linha
do Tua chega e sobra para assegurar
o serviço”.
A impossibilidade de atrelar mais
uma carruagem dever-se-á, assim,
mais a uma questão burocrática da
própria CP do que a uma real falta
de automotoras.
A transportadora reconhece não
ter informação atempada sobre os
níveis de procura na Linha do Tua
porque os bilhetes só podem ser
vendidos naquela estação, mas que
esta situação “será alterada ainda
este mês” com a venda do bilhete
e respectiva reserva de viagem em
qualquer bilheteira da CP.
A linha estava fechada
entre a estação do Tua e
Abreiro desde 10 de Abril na
sequência de um incidente
com uma dresina (veículo da
Refer usado na manutenção
da via) que provocou dois
feridos ligeiros. Tendo em
conta o acidente grave de
Janeiro do ano passado, a
Refer jogou pelo seguro e
optou pela solução mais
radical, que foi fechar aquele
troço para melhor avaliar
a segurança daquela infraestrutura.
in Publico
TANTOS MOVIMENTOS PARA NADA MOVER,
SÓ FALAM, FALAM E NADA DÁ RESOLTADO,VENHA A BARRAGEM COM A COTA 195.
isso é para fazer o ogo de quem?
paramim devia ser era á cota 1000 assim afundava toda esta porcaria inclusivé alguns anónimos
os da cota 1000 infelizmente nem sabem o que querem, enfim, e ainda são agressivos!!!!
à cota 1000 já lhe afogam as galinhas por isso está preocupado e insulta os outros de agressivos
o sr é é parvo
Ñ sei para que é tanto blabla, antes de estarem a mandar tiros ao ar, podiam agarrar e serem homenzinhos responsaveis e pedir um refrendo a região e depois viesse o diabo e escolhe-se, já ñ há " Nobre povo, nação valente", existe sim cobardes a frente das autarquias que se vendem por centimos, Viva Carrazeda, Viva Portugal, ñ a barragem sim a linha centenarias, au menos ja esta paga e a barragem alguem a hade pagar e quem?Mas outra coisa me intriga, a empresa "Aguas de Carrazeda"(ou la como se chama) é privada ou publica, se é privada deve de dever muito dinheiro ao municipio, porque o investimento que foi feito pelo municipio na rede de abstecimento e na barragem é de todos nos e ñ para meia duzia de alarves engordadem...
HÁ PESSOAS QUE SÓ SÃO ANÓNIMAS PARA INSULTAR É TRISTE !!!!
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