17 junho 2008

Menos maçã pode provocar desemprego

Este ano vai haver menos maçã transmontana à venda e tudo por causa do tempo instável que se tem feito sentir este ano, mas podem estar também em causa despedimentos de trabalhadores. Como é o caso da FRUCAR, uma unidade de armazenamento e tratamento de maçã, localizada em Carrazeda de Ansiães, cujos pomares foram afectados, esta segunda-feira, por uma queda de granizo que danificou algumas árvores de fruto.

António Augusto, da administração da FRUCAR a dizer que as más condições climatéricas que se têm feito sentir vão diminuir em muito a produção, longe das 10 mil toneladas que a unidade processa em anos normais. No entanto, a preocupação dos responsáveis da FRUCAR vai mesmo para os 11 trabalhadores a tempo inteiro que a unidade emprega, segundo António Augusto os empregados podem ter os lugares em risco. O tempo instável que se faz sentir no país está a causar estragos na produção de maçã em Carrazeda de Ansiães. Além dos prejuízos para os fruticultores da região, também unidades de tratamento e armazenamento como a FRUCAR podem ter que despedir funcionários para se manterem a laborar.


A FRUCAR tem 11 trabalhadores a tempo inteiro e alguns outros sazonais. As empresas agrícolas empregam muitos outros, particularmente na época da apanha.

Sem comentários: