25 maio 2008

A dimensão da atitude

Num texto recente falei do desconhecimento que se tem da condição económica e financeira do município. Entretanto já terá sido aprovado o plano e orçamento do ano anterior e alguns terão ficado com uma leve ideia sobre esta questão. Infelizmente nem esses dados são tornados públicos
De qualquer modo o tema tornou-se pretexto para, entusiasmar a malta anónima que futurou sobre os candidatos ao poder e suas lebres.
È provável que mais uma vêz, o tema que abordo agora, despolete mais polémicas sem que se discuta o que realmente considero que seria o essencial.
Vou referir-me à mudança de atitude, de mentalidade, que será indispensável processar-se na gestão do nosso município. Falo da importância de motivar os funcionários para o gosto pelo trabalho. Falo do respeito e consideração, que tem de haver entre estes e as populações que servem. Falo da qualidade de tratamento humano, da atenção e respeito que os superiores devem devotar aos mais inferiores, sem que se perca a estima e o sentido recíproco de responsabilização. A igualdade de oportunidades deve ser permitida a todos para que concorram em pé de igualdade nos concursos de promoção. Deverá impor-se o rigor e a legalidade de processos, na selecção de candidatos, como forma primeira de restabelecimento da credibilidade e do mérito. Deverá ser-se rigoroso a avaliar mediante parâmetros realistas e previamente definidos.
Deverão usar-se todos os processos válidos de tornar públicos os sistemas e técnicas de avaliação, a implementar ou implementados.
Par uma estrutura de gestão humana ancilosada, cheia de maus vícios, e neste momento, mais à deriva do que nunca, convenhamos que será mais uma tarefa hercúlea a prosseguir. Questiona-se a tarefa humana de liderar a transformação das mentalidades e, a reconversão de vícios em virtudes. Onde hoje se vê inveja, mesquinhez, desigualdade, perversidade, bajulação e rudeza, terá de se ver, respeito, consideração, tolerância, cumprimento e dignidade.
Trata-se pois mais uma vez de nos questionar sobre quem assume um perfil de líder capaz de processar este milagre! Quem se perfila com este espírito fino e sensível! Quem consegue demonstrar este carácter de excelências e ainda convencer-nos dos seus predicados pelo exemplo da sua conduta!

17 comentários:

Anónimo disse...

Aí está um comentário que podemos considerar consensual.
Mas meu caro professor, colocá-lo em prática poder ser uma tarefa hercúlea.
Quanto ao aspecto financeiro, convém mantê-lo em segredo...
E já agora, dizem as más linguas que as obras lá para a sua rua vão parar...

Anónimo disse...

Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples

ou vice versa

Anónimo disse...

Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples

ou vice versa

Anónimo disse...

Torna-se realmente cansativo... O autor de tão comovente texto, uma vez mais, derrete as suas energias com lugares comuns. Nada do que diz constitui novidade... Talvez pense que fica bem na fotografia. Uma vez mais, apelo para o jogo democrático, que coloca nos lugares políticos aqueles que os munícipes entendem ser os mais capazes. Os escolhidos governam. Erram porque são humanos. Os outros, aqueles que não aceitam as sucessivas derrotas esmifram-se em exercícios de miserável sebastianismo e auto-comiseração.Sr. Escultor, está na hora de abandonar os ácaros do teclado e canalisar tamanho altruísmo em favor daqueles que sonha serem um dia - o da quadratura do circulo - seus eleitores.Força. Vá em diante. Talvez consiga...

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior. Reparem que, uma vez mais, o sr. Hélder Carvalho, de uma forma velada/descarada/petulante, associa o seu nome aos valores do respeito, da consideração, da tolerância, do cumprimento e da dignidade... Todos os outros, os alvos da sua azia, estão claramente referenciados como mesquinhos, promotores da desigualdade, perversos, bajuladoes e rudes. Será que o Sr. Escultor ainda não reparou que ninguém embarca nos seus maniqueismos e elogios fáceis? Será que o Sr. Escultor representa todas as qualidades, relegando para os seus alvos todas as iniquidades e pecados veniais? Será que alguém acredita nisso? Claro que não...
A honestidade política começa na simplicidade e termina na competência. Lamento, mas o Sr. Escultor, ao contrário do que pretende exibir, não tem tem demonstrado a posse de nenhuma destas qualidades.

Helder Carvalho disse...

Ajuízam que me posiciono na grelha de partida para a conquista do poder autárquico.
Essa hipótese colocava-a se tivesse os meus filhos a passar fome.
Assim se entenderá para já que, tão-pouco me preocupem as apreciações de carácter feitas por anónimos. Embora também tenha defeitos, não me envergonho da minha prática de vida. Retribuo com poesia.

Cigarra
De tanto cantar/ não resta da cigarra/ senão a sua casca
Silêncio: / as cigarras escutam / o canto das rochas
As cigarras cantam / sem saberem que é a morte / que as escuta
A mesma paisagem / escuta o canto e assiste / à morte da cigarra
( Matsuo Bashô)

Anónimo disse...

De que serve ter um cérebro cheio de ideias se não as tentarmos concretizar? De que serve a inteligência se não temos coragem de agir?

Anónimo disse...

A papel de cigarra assenta que nem uma luva no Escultor Hélder Carvalho. Entre o que ele diz - seria fastidioso ver toda a verborreia vertida neste espaço de opinião - e o que faz...

Helder Carvalho disse...

Não estarão a dar-me demasiada deferência!?
Será que lhes posso pedir essa atenção!?
Vossas excelências ultrapassam-me a manejar as insígnias da delicadeza, afabilidade e obsequiosidade.
Não me sinto capaz de os acompanhar. Só me resta manifestar-lhes toda a minha curiosidade em conhecer, fora do anonimato, o vosso exemplo.

Anónimo disse...

O Helder Carvalho ao mexer no dói-dói destes anónimos claramente dependentes da câmara municipal, provoca-lhes a dor e o pànico de poderem perder esse sustento. É que sem a câmara como é que depois vão ganhar a vida? Só à jeira.

J. Costa

Anónimo disse...

E ganhar a vida à jeira é vergonha???? Vergonha é roubar... e mais não digo!!!!

Anónimo disse...

O que vale é que os comentários são escritos em teclado. Se o fosssem à mão haveria por aqui muita letra tremida ... de mêdo por parte ora de caciques ora de algum funcionalismo público a quem o emprego foi dado, digo bem, DADO!
E este mêdo passa pelo abandono do timoneiro da desgraça e pelo reconhecimento silencioso do estado a que o concelho chegou. Porventura poderá vir a ser necessário fazer provas de aptidão para manter o emprego já que as que lhe deram acesso tiveram como todos sabemos a polida intervenção do Dr. Cunha...
Em português chama-se "Gestão e racionalização de recursos humanos..." e a edilidade bem precisa!

Anónimo disse...

O Dr. Cunha tem o maior consultório do mundo.... ou V.Exª nunca padeceu de doença que fosse tratada por ele...?! Não acredito....!

Anónimo disse...

Não meu caro:
O que tenho consegui-o à custa do meu trabalho e saber. Felizmente achei-me com CAPACIDADE para ter um negócio... e ter sucesso!

Anónimo disse...

Olha, olha.... quer ver que nunca meteu uma cunhazita para passar à frente dos seus concorrentes.....???

Anónimo disse...

Está a falar para a pessoa errada. A minha actividade não precisa de passar à frente de ninguém.
É do tipo sapateiro, albardeiro.
... os concorrentes são poucos e albardeiros já quase não há!

Anónimo disse...

Aí está um bom candidato ao poder.... Bom gestor de recursos humanos..... trabalhador.....com grande capacidade.....não exerce influências sob ninguém..... força!