30 dezembro 2015

NATAL NO MUNDO


O Natal e uma festa comemorada em todo o mundo.
Cor, alegria, esperança, amor, presentes, música criam o clima dessa festa universal e cada país segue uma tradição, respeitando as lendas e os costumes dos antepassados, que ao longo dos anos vai passando de pai para filho.

Merry Christmas
o Natal da Austrália acontece no verão. Por isso, na véspera, alguns australianos comemoram com um piquenique organizado no campo ou na praia. Comem peru, presunto e pudim de ameixa, canguru defumado, molho de brandy e nozes locais. Decoram as casas com muitas flores e plantas.

Áustria -  Fröhliche Weihnachten! No dia 5 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demónio que castiga as crianças más. As pessoas saem às ruas fantasiadas desse diabo, batendo, a brincar, umas nas outras com uma vara.

Mo'adim Lesimkha - Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Terminada a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.

Bélgica - Zalig Kerstfeest  A tradição na Bélgica é de que só os bem-comportados ganham presentes de Natal. No dia 4 de dezembro, São Nicolau visita a casa de todas as crianças para saber quem se comportou direitinho. Dois dias depois, ele volta para pôr os presentes nas cestinhas dos meninos e meninas boas. Em contrapartida, as crianças deixam cenouras para alimentar as renas do velhinho.

Brasil - Feliz Natal - As famílias costumam dançar e ouvir músicas que não são de Natal, mas o peru tem de estar na mesa ao lado das frutas tropicais (abacaxi, melão, mangas, uvas, etc). muitos festejam na praia.

CHINA - Sheng Tan Kuai Loh! Os cristãos decoram sua casa com lanternas de papel, flores e árvores de Natal. E as crianças também penduram meias para os presentes do Pai Natal. O Bom Velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa "Velho Natal.

Espanha -  Bom Nadal (em catalão)! Em algumas cidades da Catalunha, persiste uma das mais esquisitas tradições natalinas do planeta, o Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada). Modo de usar: pega-se um tronco oco e enche-se de doces durante todo o mês de dezembro; no dia 25, o tronco deve ser espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu"

Estados Unidos-  Merry Christmas! - O Natal americano é rico em cor e brilho. Semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as ruas das cidades em busca dos presentes para a família. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas no mundo todo. Nas casas, a decoração com lâmpadas coloridas, bonecos de neve e velas vermelhas completam o clima natalino. Na véspera de Natal os vizinhos juntam-se para cantar "Christmas Carols" (cancões de Natal), mostrando o espirito de confraternização. As crianças penduram meias na lareira e na manhã do dia 25 de dezembro abrem os presentes. O prato típico americano é o peru recheado acompanhado de frutas tropicais.

França - Joyeux Noel!
Os franceses têm uma tradição meio esquisita. É que, no dia 25 de dezembro, muita gente pratica a chamada reconciliação do Natal: a pessoa vai até a casa de um inimigo para fazer as pazes com ele. Deve ser bem chato passar a ceia de Natal com um estranho, mas é uma bela atitude. Têm o hábito de comer o bolo que é em forma de tronco.

Holanda -  Vrolijk Kerstfeest! Na Holanda, há uma tradição polémica: a festa do "Pedro Preto". Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo representado por pessoas com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca, que desfilam no dia 5 de dezembro.

Itália       - Buon Natale!
Na terra da pizza, O Pai Natal tem uma rival de peso. É a Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Ela negou abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles iam visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez.

Suécia - God Jul - As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem as suas cartas, que São Nicolau troca por um saquinho de doces ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha veste-se de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.


 Suíça – Joyeux Noël - Os suíços fazem todos os anos mergulho no lago, em Genebra. Dezenas de pessoas fantasiadas de Pai Natal e rena do nariz vermelho participam do evento. 

Portugal – Feliz Natal - Na véspera do Natal, a consoada, os portugueses costumam comer bacalhau e as crianças esperam pelos presentes que o Menino Jesus vai colocar em seus sapatinhos. Depois, no almoço de 25 de dezembro, o prato mais tradicional é o cordeiro ou cabrito no forno. Há também o Bolo Rei, dentro do qual se escondia um pequeno presente. Quem encontrava a fava tinha de comprar outro.

Sem comentários: