04 dezembro 2009

Barragem do Tua

A Câmara de Carrazeda de Ansiães não vai receber 3% da actividade líquida anual da barragem do Tua, à semelhança do que acontece com a barragem da Valeira.

Deste aproveitamento no rio Douro, a autarquia recebe, anualmente, cerca de 250 mil euros, o que dá para pagar a iluminação pública e ainda sobra.

O autarca entende que, tal como na Valeira, a câmara também deveria ter direito a uma renda de 3% do rendimento anual da barragem do Tua.

“Já coloquei essa questão à EDP, aos engenheiros ligados à produção, e a resposta que eles me dão é que a percentagem relacionada com a produção líquida relativa a um ano de funcionamento está destinada, segundo a declaração de impacte ambiental, ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade” refere José Luís Correia.

Assim, restará aproveitar a participação numa futura Agência de Desenvolvimento Regional.

“Queremos apostar forte nessa agência e através dela queremos candidatar algumas iniciativas relevantes para o concelho” adianta.

Um deles deverá ser a reabilitação das termas de São Lourenço.


na Brigantia

24 comentários:

Anónimo disse...

Pequenos ou grandes hábitos, criam a confortável ilusão de certeza...
a certeza, que aquela mensagem nos chega à hora marcada, pode ser certa ou mesmo não dizer quase nada. mj

Anónimo disse...

O quê? então já dão como garantida a construção da barragem?! Eu ainda não acredito nisso!

Anónimo disse...

Mas por que carga de àgua esses senhores/senhoras do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, recebem os 3% do rendimento da futura barragem do TUA?
Aonde os vão gastar?
Será a matar gaivotas nas Berlengas que ajudaram a proliferar quando proibiram os pescadores a recolher os respectivos òvos?

Anónimo disse...

SONHO SEGUIDO DE PESADELO.
Há dias tive um sonho.Sonhei que as as TERMAS DE S.LOURENÇO tinham enfim chegado à sua tão desejada requalificação.
As casas estavam todas recuperadas,havia um hotel,piscina,balneários adquados e com os devidos equipamentos para os vários tratamentos,parque de campismo ,ou seja o que os meus olhos estavam a ver era uma autêntica maravilha.
Mesmo a ver toda aquela mudança,eu não queria acreditar e disse para comigo:-
Mas isto será mesmo verdade?.
Se é até que enfim o POMBAL tem o que já há muito merecia.
De repente acordei e o que vi foi a miséria,os silvedos à sua volta,casas caídas enfim,um cenário completamente desolador.
Não consegui conter a emoção que senti ao ver todo aquele abandono e algumas lágrimas me caíram pelo rosto.
Afinal o que eu tinha visto de tão belo, não passou apenas de um sonho seguido de um grande pesadelo.
Porque será que isto acontece?
Castigo?.Para castigar quem?.
Depois lembrei-me que o castigo era para a boa gente da FREGUESIA DE POMBAL que só por ser tão pacífica deixou que as TERMAS estejam na situação em que estão.
Agora só me resta uma esperança: QUE O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA SE EMPENHE NA RESOLUÇÃO DESTE PROBLEMA QUE TÃO NECESSÁRIO É NÃO SÓ PARA O POMBAL COMO PARA O CONCELHO EM SI.

Anónimo disse...

FALSAS MODÉSTIAS, eis a questão!
S. Lourenço não faz parte do "programa eleitoral do PSD", ponto parágrafo!
Quem não leu que lê-se!
A partir daí, os do Pombal de Ansiães se estavam "ceguinhos", "ceguinhos" ficam e nada de reclamações!
Que seja a Junta de Freguesia a tratar da "coisa"!

Anónimo disse...

Mas então a Junta de Freguesia do Pombal segundo ouvi logo a seguir às eleições é do PSD.Se eu bem entendo o que se lê em cima, não é isso,mas também como nesta terra tudo é possível!...
Vamos andando e vamos vendo,mas que o Senhor Presidente falou nas TERMAS na campanha eleitoral ai isso é que falou.
ENTÃO PELOS VISTOS MUDOU CEDO DE IDEIAS.

Anónimo disse...

Afinal os politicos são todos iguais.Mas que cambada de contrabandistas que apenas sabem vender a banha da cobra.
Interesses a quanto obrigais.

Anónimo disse...

Caro anónimo de Qui Dez 10,04.33.00 PM:
Se é como diz ,que o S.LOURENÇO não faz parte do programa do PSD, porque é que o agora Senhor Presidente falou nelas durante a Campanha Eleitoral?.
Quem não leu que lê-se,eu não vi escrito em lado nenhum nada que dissesse o contrário.
Diz o anónimo ,que faça a Junta.Só por isto se vê o que o anónimo sabe a respeito desta causa, ou então sabe e faz-se de anginho.
V.EXª não sabe que tem que ser a CÂMARA a resolver o assunto e se esta achar por bem em parceria com Privados.Agora se está a querer dizer que a Cãmara não o quer fazer isso já é outra questão.
Sendo assim,concordo consigo quando diz para o Senhor Presidente tem que ganhar coragem e dizer o que pensa fazer no respeita a este assunto,que reuna com o POVO DO POMBAL E SEJA SINCERO.
OU SIM OU SOPAS.
SE SIM MUITO BEM ,SE SOPAS NÃO MUITO OBRIGADO.
O povo, neste caso a JUNTA, sabendo da verdade, tentará quem sabe, junto do INSTITITO MINEIRO negociar a concessão do PROGECTO para que assim ele chegue a bom termo.
AGRADECIA AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA que numa próxima reunião de Assembleia levasse o caso a discussão e que diga já de inicio e de uma vêz por todas o que pretende fazer nas TERMAS DE S.LOURENÇO.
Que ele ganhe então a tal coragem QUE O ANÓNIMO DIZ QUE ELE NÃO TEM.
POMBALENSE AUSENTE MAS QUE NÃO ESQUECE AS SUAS RAÍZES.

Anónimo disse...

A EDP já garantiu que ,se a barragem for construida , a subida das águas não afecta aa águas termais?

Não, nem o pode garantir

E se afectar para que serve a estancia termal sem termas?

Anónimo disse...

SE A COTA DA BARRAGEM SE MANTIVER NOS 170 METROS O AQUÍFURO NÃO SERÁ PREJUDICADO E MESMO QUE FOSSE MAIS ALTA JÁ TINHAM SOLUÇÃO PARA O ISOLAMENTO DO MESMO ATRAVÉS DE ESCAVAÇÕES PROFUNDAS E POSTERIORMENTE VEDADAS,SEGUNDO CONVERSA QUE ALGUÉM ESCUTOU AOS ENGENHEIROS.
MAS PORQUE SERÁ QUE TUDO É UM OBSTÁCULO PARA QUE AS TERMAS SE ASSIM MANTENHAM E NÃO SE DESENVOLVAM?.APRE!...
É POR INCAPACIDADE OU POR FALTA DE VONTADE?.SÃO AS DUAS COISAS JUNTAS NÃO É VERDADE?.
BEM,MAS COMO ISSO JÁ NÃO É SÓ DE AGORA,JÁ ESTAMOS HABITUADOS.

Anónimo disse...

Mas porque será que que esta gentinha embirrou com o Pombal e com as TERMAS?.Levem-nas para o Vilarinho caramba.Se em vêz de estarem situadas no Pombal estivessem lá, de certeza que já há muitos anos seriam o deviam ser.Porque é que o Senhor Professor José Luís agora Presidente da Câmara fêz parte da Assembleia Municipal como Presidente mais que um mandato e nunca se interessou por elas,a ele até lhe dava um certo gozo porque as coisas eram como foram.
Pombalenses,não esperem grande coisa dele,senão no fim se verá.
MARIA SIMPLESMENTE.

Anónimo disse...

Vocês continuam a comprar electricos .. seus parolos

Onde estão os mundos e fundos em que todos acreditavam que a barragem trazia?

Onde estão os palermas que os divulgaram ??

Onde estão todos os só prejudicam Trás os montes e Carrazeda?

Onde estão.. ONDE ESTÂO???

Homens e Mulheres honestos.. ABRAM OS OLHOS

E sejam ANTES QUEBRAR QUE TORCER

ABAIXO OS GATUNOS E VIGARISTAS QUE VENDEM A SUA TERRA, A PRÒPRIA MÃE E SÓ NÂO VENDEM A MULHER PORQUE ELA NÂO DEIXA ...

Anónimo disse...

APRE COM TANTAS ESCUTAS...
SERA QUE AINDA ANDAM POR AI ALGUNS
ELEMENTOS DO KGB ????
ASS.SIMPLESMENTE MARIA

Anónimo disse...

Alguém ouviu dizer ao actual presidente da câmara que não háde ser no mandato dele que as termas do S. Lorenço vão ser feitas. E eu que sou do mesmo partido, concordo com ele. Nós o que quizemos foi ganhar aquela junta que já julgavamos perdida para os socialistas. Acreditem ou não mas esta é a verdade.
M.T.S.

Anónimo disse...

Desculpem lá, eu até simpatizo com os do Pombal mas são tão brutinhos. Acreditam tão facilmente que caiem sempre. Continuem a votar no psd, que ele dávos as termas. Ai dá dá. Ides ver. Valha-vos Deus!
PM

Anónimo disse...

20 Dezembro 2009 - 00h30

Trás-os-Montes
Carris do Tua começaram a ser retirados
Os carris da centenária Linha do Tua começaram a ser levantados por uma empresa da zona do Porto. Os primeiros trabalhos arrancaram no início da última semana, mas só anteontem a retirada das travessas e carris começou a ser levada a cabo.


A linha já está despojada de carris em cerca de três quilómetros, entre o túnel de Foz Tua e o apeadeiro de Tralhariz (Carrazeda de Ansiães). Segundo fonte da Refer, "a intervenção tem a ver com os estudo geológicos para a construção da barragem do Tua", garantindo que os trabalhos "vão continuar".

João Branco, da Quercus, considerou ao Correio da Manhã que "é uma ilegalidade o que estão a fazer". De acordo com o ambientalista, "a destruição da Linha do Tua constitui um rude golpe nas aspirações de desenvolvimento de um turismo ferroviário". Este dirigente "apela à GNR para que pare a intervenção, dada a sua ilegalidade".

Anónimo disse...

Aos anónimos que se referem às TERMAS DE S.LOURENÇO,além de de demonstrarem ser gente sem escrupúlos,demonstram que não passam de uns ignorantes,por isso voçês quando abrem a boca,ou entra mosca ou sai asneira.Mas que gente tão mesquinha!...

Anónimo disse...

que dizer dos que sabem muito de S Lourenço e principalmente da sua responsabilidade pela destruição e abandono de todo aquele património

Anónimo disse...

in JN

Tua: Barragem não prevê nova linha
00h00m
EDUARDO PINTO
Plano de mobilidade não contempla solução ferroviária alternativa e a solução passa por estradas.

A EDP não vai apresentar nenhuma proposta para construir uma nova linha férrea entre Foz-Tua e a zona da futura barragem, em Carrazeda de Ansiães. A alternativa ao troço inundado será o transporte rodoviário.

A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) que permite à EDP construir uma barragem hidroeléctrica junto à foz do rio Tua também a obriga a encontrar uma alternativa de mobilidade, incluindo o estudo da viabilidade de construção de um novo troço de ferrovia. É que os últimos 16 quilómetros da Linha do Tua vão ficar debaixo de água, impedido definitivamente o metro de Mirandela de fazer a ligação à Linha do Douro.

A empresa tem até Julho do próximo ano para apresentar ao Governo o projecto da barragem, bem como todas as soluções para as exigências da DIA. Apesar de ainda não haver nada de definitivo, Paulo Vasconcelos, da EDP produção, diz que "o projecto não vai contemplar a construção de uma nova linha ferroviária".

Durante um debate sobre os impactos da barragem na região abrangida, realizado em Carrazeda de Ansiães, aquele responsável adiantou que a proposta para o transporte quotidiano, entre Foz-Tua e Brunheda vai ser feito "em autocarro e táxi", sendo que está a ser considerada a possibilidade de utilizar transportes não poluentes. Da Brunheda a Mirandela poderá perfeitamente voltar a ser utilizado o metro, dado que esse troço não sofrerá qualquer alteração por causa da barragem.

Para efeitos turísticos, a proposta deverá passar por um transporte em autocarro até um cais a ser criado na margem do concelho de Alijó. A partir dali recorre-se a um barco para fazer a travessia do vale do Tua até um outro cais a criar na Brunheda, onde se poderá apanhar o comboio até Mirandela.

Entre os presentes duvidou-se das intenções da EDP e da sua ideia de abandonar, logo à partida, a possibilidade de construir um novo caminho-de-ferro numa cota superior à albufeira. Pedro Vasconcelos reagiu sublinhando que "seria impossível vencer os 100 metros de altitude de diferença entre a Estação de Foz-Tua e o paredão da barragem (cerca de dois quilómetros). A ser a uma opção, uma nova linha ferroviária "teria de ir para o concelho de Alijó e voltar para o de Carrazeda, obrigando à construção de duas novas pontes". Tendo em conta que se vai trabalhar numa zona "sensível" e os "elevados custos financeiros" de tal empreitada, o responsável frisou que "uma nova linha inviabilizaria o projecto da barragem".

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, é favorável à construção da barragem do Tua, mas também gostaria de manter a linha de comboio. Por isso, recomendou à EDP: "Vamos lá ter imaginação!" Acredita que com boa vontade será possível encontrar uma solução para construir uma nova via-férrea alternativa aos 16 quilómetros que vão ser inundados e ligá-la ao troço não atingido. "Nem que seja através de um sistema de elevação. É que não tem muita piada interromper a ligação à linha do Douro".

Anónimo disse...

Relativamente ao estado em que se encontram as TERMAS DE S.LOURENÇO,pode agradecer-se ao PSD e ao CDS tanto como Juntas de Freguesia e Câmara municipal,ou o Concelho alguma vêz foi governado por qualquer outra força politica?.Que eu saiba não,por isso quer queiram quer não terão que arcar com essa responsabilidade,tanto uns como outros.
Com os actuais autarcas também não acredito que as coisas sejam diferentes.Não estou a ver o presidente da Junta do Pombal pessoa capaz de fazer algo de útil nessa causa pois não tem capacidade para isso.
No que respeita ao presidente da Câmara,esse se quisesse saberia por onde começar,mas tenho a certeza absoluta que não o vai fazer.Este encontrou na Câmara uma cartilha que diz assim:-
NAQUELE BURACO NEM UM TOSTÃO,APESAR DE MAIS TARDE ALI TEREM SIDO GASTOS MILHARES DE ESCUDOS,MAS QUE DE NADA VALERAM,FOI APENAS DINHEIRO MAL GASTO.ENTÃO O QUE FOI GASTO COM O PLANO DE PORMENOR NEM DE DIZ NADA.

Anónimo disse...

Onde se lê (de)deve ler-se (se).

Anónimo disse...

No caso S.LOURENÇO também têm responsalilidades as oposições pela parte do PS,pois em tempo algum, quem quer que fosse propôs algo sobre esse assunto,ou disse uma única palavra em defesa das TERMAS.Sendo assim são todos culpados.Em Carrazeda nunca houve uma oposição como devia ser,por isso chegou ao que se viu.
Para se ser oposição não basta fazer campanha ainda que fraca e hastear bandeiras,é preciso ter a percessão daquilo que é bom para o Concelho,apresentar propostas e defendê-las até ao fim.
Mas nunca o fizeram,vão para as reuniões sem assuntos para debater,sem ideiais para defender.Sendo assim o que é que esperam?.Milagres já nem o S.LOURENÇO os faz depois de tanto desprezo lhe terem dado.
Continuem a fazer como até aqui que hão-de ir para para longe.(COMO DIZ O GORDO,JÁ FOSTE PS).

Anónimo disse...

Os que sabem muito sobre o S.LOURENÇO,não são,nunca foram poder nem sequer isso ambicionam,por isso não têm qualquer responsabilidade no caso.
A culpa aos culpados que toda a gente sabe quem são,ou querem sacudir a água do capote pra cima dos outros?.Os outros,aqueles que sabem.

Anónimo disse...

A culpa aos culpados e principalmente aos nabos que assistiram impávidos e serenos ou com os copos nao sei a destruição de tudo e ao gozo dos psd cds e outros quejandos ps