08 outubro 2013

Prémio para Graça Morais



A artista plástica Graça Morais receberá no dia 15, em Lisboa, o Grande Prémio Aquisição 2013, atribuído por unanimidade em maio pela Academia Nacional de Belas-Artes.


O prémio foi atribuído por unanimidade à pintora, de 65 anos, pela repercussão da criação artística, marcada pelo universo da ruralidade.
Graça Morais é natural do Vieiro de Vila Flor e a sua obra está também representada em Carrazeda de Ansiães na Biblioteca Municipal com uma interpretação sobre os anjos da igreja da Lavandeira num painel de azulejos. A obra intitula-se "Anjos da Montanha"

3 comentários:

Fernando Gouveia disse...

A Graça Morais frequentou o Liceu Nacional de Bragança nos anos sessenta, onde muitos de nós admirámos com os seus desenhos, já nessa altura muito apreciados pelos colegas de turma. O que me apetece realçar na sua obra é a íntima relação com o povo da sua terra, muito especialmente com as figuras femininas, retratadas no seu meio. Quem viu a sua colecção de "As Escolhidas" ou a série "Deusas da Montanha" não pode deixar de apreciar esse seu apego às raízes, o mesmo motivo que, provavelmente, nos leva a escrevinhar por aqui alguns dos nossos anseios.

mario carvalho disse...

Caro Fernando Gouveia

Como dizia e muito bem o Carlos Fiúza ,as suas opiniões demonstram preocupação, lucidez, vontade e sobretudo a coragem da disponibilidade e do avançar , custe o custar para que os antepassados se orgulhem de nós... eles fizeram tudo e tudo nos deram e ... QUANTOS DE NÓS NÃO TÊM VERGONHA DAS SUAS ORIGENS???

quantos não prefeririam ser bastardos de palermas ditos importantes a ser filhos de pessoas honestas, honradas e trabalhadoras?

EU Nao admiro nenhum destes que só aparecem quando é para , do alto do império, prometerem um mundo novo, enquanto levam as batatas, o vinho e o azeite que os pais tiveram de tratar sózinhos ... porque estragavam as unhas ou parecia mal andarem de enxada,o tesouro que lhes permitiu estragar a linhagem ...

se não fosse esse esforço hérculeo dos pais e avós .. muitos desses palermas não mostravam o desprezo e vergonha que demonstram nos seus progenitores

...

O que desejo é todos tenham a consciencia tranquila de tudo terem feito, para retribuir , minimamnete o que receberam .. se ainda de lembrarem do que é consciencia

cump e é um prazer trocar opiniões com pessoas como o Fernando Gouveia

mario carvalho

Fernando Gouveia disse...

Caro Mário Carvalho: obrigado pelas suas palavras que superam seguramente oa meus méritos. O que lhe posso garantir é que não esqueci donde vim e é justamente uma dívida de gratidão que sinto quando me aproximo do lugar humilde onde nasci e sinto presente a memória dos que me ajudaram a ter uma vida mais fácil do que eles tiveram.
Todos temos limitações de alguma ordem, mas penso que o pouco que possamos fazer pela nossa terra já é alguma coisa. O derrotismo, o criticismo permanente ou a desvalorização do mérito de outros não nos conduz a lado nenhum.