28 março 2012

Passeio cultural: Casa da Selores



A popularmente denominada Casa da Selores é o solar mais bonito do concelho de Carrazeda de Ansiães e como muitos disseram, também um dos mais belos da região de Trás-os-Montes. A minha geração chamava-lhe “Casa do Padre”, por nela habitar o padre Amável, pároco das aldeias da “Poça” .
            A Casa é formada por três corpos distintos, tendo em cada um deles o mesmo número de imponentes pedras de armas. Um deles, à direita, mas recuada um metro da frontaria, a capela, edificada por Frei Gonçalo Morais, bispo do Porto, para sepultura dos seus pais, conforme inscrição gravada na verga da porta:

CAP.  Q. MANDOV FAZER Dº G.º DE MORAIS
BPO DO PT.º Pª Sª DE SEVS PAIS E IRMÃO AN
To DE MORAIS E DE NS 1616

2 comentários:

Anónimo disse...

Anonimo disse:

Tive familiares na Selores, já falecidos.

Passeio lá um ano lectivo, em preparação, do que nesse tempo se chamava, exame de admissão ao Liceu, que fui fazer a Bragança. Foi minha professora a Srª Dª Gracinda, se não me falha a memória do seu nome.

Lembro-me muito bem do Srº Padre Amável.

Sempre achei aquele solar muito bonito. Da última vez que passei na Selores, voltei a admirar aquela casa, e sempre me vem à memória a figura do Srº Padre.

Achei o solar em bastante mau estado, o que é uma pena.

Penso que o Município, tem o dever de preservar e dar vida aquele edifício, porque que não estima o passado não merece o futuro.

Anónimo disse...

Este monumento é apenas um triste exemplo da falta de rumo do concelho de Carrazeda de Ansiães.
Terá contudo, que haver alguma ressalva nesta critica. Estarão os proprietários interessados em colaborar na preservação?
Foram contactados?
Foi alguma vez colocada a hipótese de se chegar a algum acordo para a conservação do imóvel e posterior uso público?
São moléculas do assunto que sem respostas pouco valerá a pena gastar a "pena".
Contudo, o inicio teria que ser este.
Foi alguma vez feito?

iol.