28 março 2012

Passeio Cultural: Selores


O negrilho da Selores foi o maior monumento natural do concelho e um dos maiores que vi em qualquer lugar do pouco mundo que viajei. O seu fim aconteceu a 20 de Junho de 1976 com uma revoada de vento, a que os habitantes chamaram de ciclone. Medido o seu comprimento, a árvore perfazia 43 metros. O tronco enorme de perímetro, dizia-se que era necessária meia dúzia de homens para o “abraçar". Era uma árvore impressionante e que todos se habituaram a admirar.

17 comentários:

Anónimo disse...

O VENTO QUE PASSA!

Foi mesmo assim! Contou-me o vento que passa que por aí as nomeações continuam... de coordenação, se bem entendi.
Das nomeações está o povo farto pela fartura dos nomeados e pela pobreza dele que afinal, PAGA!
Tão farto estou destas farturas que o que me assusta é a dita(dura) de quem é nomeado.
Assustam-me as decisões de quem nomeia e os comportamentos dos nomeados.
O cumulo da ARROGÂNCIA acontece quando os nomeados obrigam os subalternos a ler um tal de "despacho" da nomeação!!!
Necessidades de afirmação?
Frustração?
Que ideia têm dos seus semelhantes?
Porquê tanto altruismo?
De que sofre afinal esta gente que sendo de "ultima geração" aplica comportamentos do anterior regime?

Aconteceu por cá num lugar perto de si! - onde falta o gaz mas nem com a seca extrema falta a água...

Ateu Versão/2012

Anónimo disse...

Senhor Ateu;
A resposta à sua adivinha encaminha-me para as piscinas municipais. Corrija-me se estiver errada.
Como conheço a situação só lhe digo;
Pobres daqueles que nem a razão lhes levanta as cabeças como "no antes". A mim também me preocupa, principalmente os medos. Não devemos ter medo de denunciar. Estamos cá para isso e acho que este blog é um bom meio.

M. cunha

Anónimo disse...

Meus amigos:
Isto já lá não vai com comentários, com denuncias nem com meias palavras.
Isto só vai ao sitio com um valente arrocho corrido pelo lombo, sem dó nem piedade. Sim porque há aqueles que os lombos continuam a engrossar e aproveitam o poder para achincalhar os tais a quem a crise lhes -sai do lombo-, como diz o nosso piegas!

iol

Anónimo disse...

Asas ao VENTO coração de mar,

Como ela, somos livres,

Somos livres de VOAR.....

Ninguém NOS pode calar !!! X9

Anónimo disse...

Para quem algum dia teve a ingenuidade de pensar que este presidente seria diferente do anterior, enganou-se redondamente. Pois não foi ele criado, engordado e "educado" pelos livros, métodos e cartilha do seu anterior "semelhante"?É tão fácil...basta ser um "yes man".Está nas boas graças e até nem se chateia, nem o chateiam.Boa vida! E olhe que os exemplos são muitos, não só na piscina...

Rui Mesquita disse...

Ó pá, pensei k falavam do negrilho!!!

Rui Mesquita disse...

E do "negrilho" mais ninguém se lembra? Nem da sombra!
Mas a foto mostra a sua imponência. Mas mesmo os mais fortes tombam por pequenas grandes forças.

Anónimo disse...

Um ser humano com o minimo de credibilidade jamais mandaria ler em alta voz, um a um, o despacho da sua nomeação. Este "modus" é na verdade surreal e tem tanto de ridiculo e só pode ser entendido com um laivo de superioridade e arrogância de alguém como diz o Ateu que precisa de afirmar-se perante os outros. A necessidade de auto-afirmação não é de todo descabida neste contexto o que nos poder levar para o campo da disfunção psicológica.
O grande problema, na minha opinião, é que por via seja do que for há pessoas que fazendo o seu trabalho a troco de uns míseros trocos são achincalhados na sua nobre humildade.
A montante da questão está a nomeação em si! Portanto, quem nomeou tem também aqui "a asa molhada". Mas, os pergaminhos do passado politico deste nosso concelho vão-se transmitindo de geração em geração tornando o QUERO, POSSO E MANDO, nos únicos valores que entre si, teimam em prevalecer.
O assunto é sério e deve merecer da nossa parte o devido repudio e a respectiva divulgação.

Fao

Anónimo disse...

Mas o assunto não deixa de ser negro... mas algo contra-sensual com a humildade e dignidade do negrilho que por certo deu sombra mesmo a quem o não apreciava...

Anónimo disse...

Pergunto ao vento que passa,
Noticias do meu País.
E o vento, cala a desgraça,
E o vento nada me diz.
E o vento cala a desgraça,e o vento nada me diz.

DO GRANDE ZECA AFONSO.

Venha um 26 de Abril que nos traga
novos ventos.
Ventos que não calem a desgraça e nos digam a verdade.
Abaixo os novos ditadores,venha a tão almejada "DEMOCRACIA" que o 25 de Abril não trouxe.

Anónimo disse...

Ó Senhor Ateu,o ser gente desta geração e ter estes comportamentos não me admira nada,e porquê?.
É que se não fosse assim não iam a lado nenhum porque não tinham competência para um cargo de responsabilidade.
Quanto ao resto como comportamentos iguais aos do anterior regime,afinal o que é essa câmara senão uma ditadura,por isso eles se enquadram lá tão bem.

Anónimo disse...

"Trova do Vento que Passa"

A letra é do Manuel Alegre!

Ateu Versão/2012

Anónimo disse...

Porque sei do que os amigos anonimos falam imaginem quem ganhou o concurso para o fornecimento de gas às piscinas...
Eu não acredito em bruxas, mas que as há, lá isso há!

iol

Anónimo disse...

"TROVA DO VENTO QUE PASSA"
Uma das muitas e lindissimas canções que o ETERNO ZECA AFONSO nos deixou,e que tantos anos passados continuamos a ouvir.
"VAMPIROS"
Outra que eu muito admiro e tão bem se adapta aos tempos que vivemos.
Eles comem/tiram-nos tudo,
Eles comem/tiram-nos tudo,
Eles comem /tiram-nos tudo não nos deixão nada.
Os VAMPIROS continuam a existir,conseguiram resistir à "REVOLUÇÃO DOS CRAVOS".
Deixo aqui a minha homenagem áquele GRANDE HOMEM,que fêz da musica e do canto a sua arma.
BEM HAJAS ZECA.

Anónimo disse...

Este é o meu desejo e a minha única esperança para o nosso Concelho: que os homens bons desta terra se unam, sem olhar a partidos ou a interesses,sem caciques,sem acenar com medos ou retaliações, mas em total liberdade de opiniões e que nos mostrem um caminho claro para que ganhemos ânimo para os seguir, acreditando que é possível o Futuro.

Anónimo disse...

(AO ZECA AFONSO)

TUA ARMA ERA A MÚSICA,
AS BALAS,AS PALAVRAS QUE VINHAM DA TUA VOZ.
QUE PENA,MAS OH QUE PENA,
NÃO ESTARES AINDA ENTRE NÓS.

Anónimo disse...

Liberdade:
que conceito este que eu não comungo?...
Porque, a bem de toda a verdade,
Ninguém é livre no mundo!...
A mordaça que nos cala,
E conscientes usamos,
Não me atrevo a retirá-la,
Pois sou eu quem sofre os danos!