06 julho 2010

ansiães na idade média




CARRAZEDA NA IDADE MÉDIA

FOI UM ENORME SUCESSO, A REALIZAÇÃO DA FEIRA MEDIEVAL. O POVO SAIU À RUA COM ALEGRIA, E VESTES A PRECEITO.
PARTICIPOU NOS EVENTOS, NAS LUTAS CORPO A CORPO, ENTRE FIDALGOS DE VILA FLOR E DE CARRAZEDA.. APLAUDIU AS EXIBIÇÕES DE COBRAS E A DESTREZA DAS AVES DE RAPINA. COMPROU ARTESANATO VARIADO E OS MIUDOS FICARAM DE OLHOS ABERTOS NOS PEÕES E NAS “BESTAS” APARELHOS QUE LANÇAM SETAS PARA ABATER PEIXES E ANIMAIS SELVAGENS.
AO ENTUSIASMO POPULAR CORRESPONDEU O SORRISO FRANCO, ABERTO DE ORELHA A ORELHA DO REI- LADEADO PELAS DAMAS DE HONRA QUE TAMBÉM EXIBIAM O MELHOR DO SEU SORRIR.NUMA CONVICÇÃO DE BEM SERVIR.
SERVIÇO LIMPO FOI A INICIATIVA DE “ANSIÃES NA IDADE MÉDIA” POR UMA MOEDA COMPRA-SE A CANECA E POR OUTRA MOEDA, LÁ VEM A CANECA CHEIA DE VINHO OU CERVEJA CASEIRA, PARA ACOMPANHAR OS DIVERSOS PETISCOS QUE O TABERNEIRO PREPAROU COM ARTE E SABER.. OS COMENSAIS HABITUAIS COMPARECERAM EM ELEVADO NÚMERO E FIZERAM A FESTA COM O POVO ENVERGANDO TRAJES DOS BISAVÓS SAÍDOS DAS ARCAS. HOUVE CANTOS, E ATÉ A RECRIAÇÃO HISTÓRICA DO ASSALTO AO CASTELO DE ANSIÃES.
NO DIA SEGUINTE, O POVO MAIS UMA VEZ CORRESPONDEU EM ELEVADO NÚMERO E O CENÁRIO NÃO PODIA SER MELHOR, ESTAVAM REPRESENTADAS TODAS AS CLASSES SOCIAIS OU SEJA O CLERO, A NOBREZA E O POVO.
FOI ASSIM COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA QUE SE PROCEDEU AO ENTERRO DO “FESTIVAL DE MUSICA MEDIEVAL” QUE SÓ DEU LUCRO AOS SEUS PROMOTORES, ENQUANTO POR ANSIÃES GOVERNOU O ALCAIDE DAS TERRAS DE LINHARES. O DITO FESTIVAL É RECORDADO COMO SENDO O PRINCIPAL RESPONSAVEL PELO DESAPARECIMENTO DO TESOURO.
ACREDITA-SE QUE PARA O ANO A INICIATIVA VAI CONTINUAR, POIS ESTA TEM A REALIZAÇÃO CAUCIONADA PELO PARECER PUBLICO – QUE FOI PEDIDO NA REUNIÃO DE ´SÁBIOS CONSELHEIROS DO REINO.
NÃO FOI VISTO O HISTORIADRO DA CORTE O NOBRE CONDE CRISTIANO MORAIS, AUTOR DO LIVRO “POR TERRAS DE ANSIÃES” OCUPADO NOUTRAS LIDES. FOI MUITO COMENTADA A SUA AUSÊNCIA POIS CERTAMENTE CONTRIBUIRIA EM MUITO O SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO.
PORÉM NA HORA DO ACERTO E COBRANÇA DOS DIZIMOS GASTOS, O POVO – SEMPRE O MESMO O POVO – FOI INFORMADO PELOS SEUS REPRESENTANTES QUE FOI MUITO O DINHEIRO GASTO, QUE OS CAVALEIROS E AS DAMAS CONTRATADAS PARA O EVENTO AINDA LEVARAM MAIS MOEDAS QUE O TAL FESTIVAL DE MUSICA.
A VERDADE É QUE TEMOS UM REI QUE NÃO TEM A MAIORIA DO APOIO DOS SEUS PARES E MESMO NO SEU SÉQUITO MUITOS HÁ QUE LHE QUEREM FAZER A CORTE.
A REAÇÃO DO CLERO É CONHECIDA, NÃO VALEU A PENA E OS FIDALGOS TAMBÉM ELES SE QUEIXAM DAS MOEDAS QUE NÃO RECEBERAM È A CRISE. PARA O ANO POR TERRAS DE ANSIÃES – VOLUME 2 – OS CRONISTAS ESTÃO ATENTOS.

2 comentários:

Anónimo disse...

Palram pega e papagaio
E cacareja a galinha,
Os ternos pombos arrulham,
Geme a rola inocentinha. mj

Anónimo disse...

E os nobres a assistir...