28 dezembro 2009

Adeus linha do Tua

A EDP não vai apresentar nenhuma proposta para construir uma nova linha férrea entre Foz-Tua e a zona da futura barragem, em Carrazeda de Ansiães. A alternativa ao troço inundado será o transporte rodoviário.
Eduardo Pinto no JN

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas não se vê que a barragem e a linha são incompatíveis?

mario carvalho disse...

Silvano contesta proposta da EDP

Escrito por Brigantia,


O presidente da administração da Metro de Mirandela, José Silvano, já disse que não aceita esta solução do Metro efectuar a ligação entre Brunheda e Mirandela, sem haver contrapartidas financeiras, alegando que a empresa não tem capacidade para suportar, sozinha, estes custos.


O autarca de Mirandela diz ainda que não o surpreende esta falta de proposta de alternativa ferroviária, por parte da EDP.

“Quem sugeriu essa solução, nomeadamente o Ministério dos Transportes, não tinha ideia dos custos que uma alternativa podia ter e que só podia ser aérea ou subterrânea e ía custar mais do que a barragem” refere o autarca, salientando que “eu sempre disse que isso era um engano e agora está provado que a EDP não o consegue fazer”.


Por outro lado, José Silvano diz que a empresa “vem agora com esta proposta que faz algum aproveitamento turístico” mas alerta que “a autarquia não vai suportar o metro, não há meios financeiros para o fazer, só se houver uma sociedade com a EDP”.

José Silvano revela que o Metro de Mirandela só está disponível para efectuar o troço ferroviário entre Brunheda e Mirandela, se houver contrapartidas financeiras.


Recorde-se que, desde 22 de Agosto de 2008, altura em que aconteceu o último acidente na linha do Tua, que provocou uma morte e dezenas de feridos, as composições do Metro fazem apenas a ligação entre o Cachão e Mirandela.



Escrito por CIR