29 dezembro 2009

Municípios não vão lucrar com barragem do Tua

Os autarcas dos concelhos onde vai ser construída a barragem do Tua, Carrazeda de Ansiães e Alijó, reivindicam uma renda de 3% sobre a produção de energia. Uma compensação pelo aproveitamento dos recursos locais(...) [no JN]
Porém, estes 3% parecem já ter destino, o Instituto de Conservação da Natureza (ICN).
O que querem mais os nossos autarcas? Um acesso, pois a "falta de acessos prevista para a zona onde vai ser implantada a barragem. De acordo com José Luís Correia, "o coroamento do paredão não contempla a travessia de uma margem para a outra". Uma situação que "não está a ser fácil explicar às populações nem tão-pouco aceitá-la".
Sem comentários.
Por último, prevê-se a criação de uma "Agência de Desenvolvimento Regional, a ser constituída durante 2010, que deverá resultar de uma parceria entre os cinco municípios e a EDP, possa garantir financiamento comunitário para a criação de estruturas, nomeadamente, de âmbito turística, capazes de gerar emprego e riqueza."
Estruturas turísticas numa barragem como esta? E quem as vai frequentar com dezenas de barragens com melhores condições?
E cá está a fundamentação da defesa da construção da barragem daqueles que nos representam no poder autárquico.
Vide JN

2 comentários:

Anónimo disse...

Tão ingénuos que eles são...era mais que previsível que tal acontecesse...estão-se todos borrificando para os interesses da população local...

Anónimo disse...

E FÁCIL ROTULAR OS OUTROS DE INGÉNUOS ,DE CRITICAR, DO ALTO DE UM TRONO E NADA FAZER ISTO NAO É UM PROBLEMA SÓ DOS OUTROS.
É UMA LUTA DE TODOS NOS...
QUE TEMOS FILHOS QUE GOSTAMOS DESTA TERRA, QUE QUEREMOS AJUDAR, QUE QUEREMOS LUTAR PARA QUE ELA MUDE.


ASS.PESSOA SEM ESTATUTO SOCIAL