30 dezembro 2009

Plano e Orçamento passa com votos da Coligação CDS/PSD

Os Independentes Carrazeda Primeiro e os Socialistas abstiveram-se e apenas o membros da coligação PSD/CDS votaram a favor, tendo havido mais abstenções do que votos a favor (16 a favor, 20 abstenções e 3 faltas).
A "morte" do Festival de Música Medieval e a sua substituição por uma acção denominada "Ansiães na Idade Média" que o executivo adjectiva de qualidade quando ainda não sabe muito bem explicar como vai ser, e a questão do alargamento do Cemitério Velho que mereceu a "regeição" de toda a oposição e de forma particular dos Independentes, foram dois assuntos que mereceram a atenção dos membros da Assembleia.
A oposição e de modo particular os Carrazeda Primeiro propuseram isso sim o eventual arranjo urbanístico da zona envolvente do Cemitério Velho e a hipotética construção de um equipamento religioso, polivalente ( salas de catequese,etc.etc.) já solicitado, segundo o Arauto de CA apurou, pela Paróquia, gerador de uma nova centralidade urbanística e social na Vila já bastante descaracterizada. A conclusão das obras do Novo Cemitério, onde já foram gastas avultadas verbas, de forma a que se possa tornar um espaço condigno é a grande prioridade, pelo menos foi essa a ideia que a oposição defendeu...
A questão da água, da limpeza da barragem de Fontelonga, as obras do Centro Cívico e o Museu de Carrazeda de Ansiães, foram outros temas abordados durante a reunião da Assembleia que evidenciou ser um órgão com membros de qualidade e conscientes do seu papel e do mandato que o povo lhes deu.
O Orçamento e Plano de 2010, com uma ou outra pequena alteração é quase fotocópia do ano anterior.
Os dados estão lançados.Importa agora que o Senhor Presidente da Câmara Municipal saiba ler as "falas" da Assembleia e não empenhe o futuro de qualidade da Vila e do Concelho.
Retirado daqui

10 comentários:

Anónimo disse...

E a envolvente à volta do NICHO DE SANTA ÁGUEDA nossa PADROEIRA que se encontra tão desprezado,não é comtemplado?.
Bem necessário era que olhasem para aquele lugar.

Anónimo disse...

E se arrancassem aqueles arbustos que se encontram plantados na Rua Adelino Amaro da Costa em pleno passeio?.É que quem quiser passar por exemplo com um carrinho de bébé tem que circular pelo asfalto com todos os riscos que daí podem advir.
ISTO É SÓ UM ALERTA.

Anónimo disse...

Que eu saiba "clara rejeição" é votar contra e não dizer nim, abstendo-se... O problema é a falta de propostas alternativas que ficou bem claro nesta assembleia, por parte da oposição 8entre aspas também)!

Anónimo disse...

Só pode dizer que não houve propostas alternativas da oposição, nesta assembleia, quem não esteve lá. E quem não sabe, é como quem não vê. Aconselho este anónimo a assistir à próxima sessão da assembleia municipal, uma vez que ela é pública. Só assim poderá emitir opiniões válidas. Assim, não é justo fazer demagogia barata e irresponsável.
JL

Anónimo disse...

Abstenção é a pior das votações ! Significa não saber, não poder ou não querer e por isso não conta para nada. E o mais curioso é que todos têm opinião, todos contestam, todos opinam.... para quê?! Pessoalmente para mostrarem que tudo sabem, que tudo podem.... Politicamente para não serem culpados da falta de execução de obras.... Temos um Executivo enfraquecido e que se vê confrontado com uma Oposição prepotente e maldosa... uma Oposição que conhece na perfeição as dificuldades financeiras da Autarquia porque são, na maioria, co-responsáveis na gestão da Câmara, pelo menos nos últimos 10 anos. É de lamentar o comportamento dos perdedores das últimas Autárquicas, porque contribuir para o bem da nossa Terra não é só fazer.... é também deixar fazer. BOM ANO!

Anónimo disse...

Deixar fazer. Posto nestes termos este executivo tem a oportunidade de:
-mostrar que conhece os problemas do concelho (tem essa obrigação).
-que tem soluções (foram anunciadas na campanha),
-e com as verbas existentes (que todos conheciam) fazer melhor.
O caminho está livre, pode implementar os seus projectos (não há impedimentos) e no fim os resultados vão dar razão a quem a tiver. Que ganhe Carrazeda.
O executivo tem legitimidade que ninguém discute.
É assim que deve ser e assim será.
Sem desculpas, nem álibi.
Se a oposição fosse cega e destrutiva, quem perdia: o concelho e as suas gentes.

Anónimo disse...

Muitos comentadores não têm o mínimo de conhecimento da lesgislação. Em conformidade com a lei, a Assembleia Municipal só tem poderes para "Aprovar" ou "Reprovar" o Plano e Orçamento.A Assembleia não tem poderes para "alterar". O que na prática, a oposição, não concordando, só poderia chumbar o Plano e Orçamento. Este voltaria à Câmara para ser alterado, aprovado e novamente à Assembleia, que o aprovaria ou reprovaria. Isto no mínimo demoraria mais um mês e traria problemas quer para o executivo,quer para os funcionários, quer para os fornecedores da Câmara, em suma para o povo de Carrazeda.É claro que os que agora dizem que a oposição deveria chumbar o Plano e Orçamento por não concordarem, seriam os primeiros a culpar a mesma oposição pelos problemas que a não aprovação causaria ao concelho. E isto é muito simples. Estamos num concelho em que o PSD está no poder há cerca de 30 anos, os problemas, toda agente sabe quais são, mas para o PSD a culpa é sempre dos outros: - Fez-se um Mercado Municipal que está às moscas, uma variante inacabada, um cemitério para não utilizar, uma piscina municipal que não funciona, um Centro Cívico, idem... e os senhores do PSD, incluindo o actual Presidente, passeiam-se pela vila sem qualquer ressentimento pelo mal que causaram ao concelho. É que nem coragem têm para fazer o mea culpa e pedir desculpa ao povo que tanto sacrificaram.Isto porquê ? Porque a culpa é sempre dos outros! O PSD que votou sempre a favor, não tem culpa! Os que votaram contra estas coisas é que são os culpados! Meus amigos, isto só no 3º mundo...

Anónimo disse...

PERANTE TAL CENÁRIO, O MELHOR QUE O PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO TINHA A FAZER ERA:
- REQUERER UMA SINDICÂNCIA;
- RESPONSABILIZAR OS AUTORES E CO-AUTORES DA SITUAÇÃO ACTUAL DO MUNICÍPIO;
- TODOS OS ELEITOS DEVIAM TRABALHAR PARA O BEM DA COMUNIDADE SEM OLHAREM ÀS SUAS CORES E CLUBES;
- DEMITIREM-SE EM BLOCO;
- ESGOTAR TODAS AS ALTERNATIVAS POSSÍVEIS;
- PROPOR NOVAS ELEIÇÕES.

DEPOIS, PARTIR PARA UM NOVO CICLO, ONDE O ÚNICO LEMA, SERIA: SERVIR E NÃO SER SERVIDO.

OLHO VIVO

Anónimo disse...

Olho vivo??? Com este pobre comentário??? Desculpe lá...

Anónimo disse...

É verdade! houve propostas da oposição: os vereadores passarem a ter luigar no palanque da assembleia, de frente e com boa visibilidade para os seus membros...Isto só no Uganda!! Oh! Vã cobiça, Oh! Glória de mandar!! Já agora a oposição que peça tambéma colocação de um espelho para se retocar a imagem, quando for necessário, é claro...