02 outubro 2009

Está completo o MIECAL

...(Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre) de Carrazeda de Ansiães, que engloba 10 esculturas em granito.

Num concelho rico em pedra, o município iniciou há seis anos a instalação de uma dezena de obras assinadas por outros tantos escultores de vários países.

O projecto devia terminar em 2014, mas como o autarca, Eugénio de Castro, vai deixar o cargo, porque não se recandidatou a novo mandato, o projecto terminou agora.

“O projecto estava previsto para 10 esculturas e fez-se um esforço para se cumprir neste mandato, não por mérito meu mas porque pode haver candidatos que não concordem com o projecto e não queria que ficasse a meio” explica o presidente da câmara, salientando que “eu só quis garantir que o projecto se concluía”.


Eugénio de Castro desdramatiza os custos do projecto, assegurando que o investimento deve ter andado à volta dos 150 mil euros, muito aquém do valor real das peças.

“Há uma ou duas que foram um pouco mais caras, mas eu penso que se devem ter gasto neste projecto à volta dos 150 mil euros”.

A coordenação da instalação do Museu ficou a cargo do escultor Alberto Carneiro, que considera que a partir de agora é preciso rentabilizar as esculturas.

“A rentabilização deste património passa por tentar fazer uma publicação que fomente a compreensão destas esculturas junto da população escolar e também fazer uma divulgação para fora do concelho” refere.

Esta divulgação externa vai passar pela publicação de uma monografia em português e inglês, e em que vão participar três especialistas na matéria, oriundos de França, Espanha e Portugal.


Escrito por CIR

2 comentários:

Anónimo disse...

Salvo melhor opinião, algumas das obras estão descontextualizadas do "modus vivendi" e do "modus operandi" da matriz cultural do nosso concelho, o que é pena, diga-se! Mais: quem não defender o seu passado e valorizar a sua história, não é digno do seu futuro.

Cumprimentos

Carrazedense

mc disse...

Chama património a isto e precisa de alguém que explique o que as pedras querem dizer ...

e o vale do tua com a sua linha o que é ?

mão é importado pois