15 dezembro 2006

2006 de A a Z no "Informativo"

A minha participação no Jornal "Informativo" de 18 de Dezembro:


Alfândega
Dois investimentos que deram brado e fizeram inveja a autarcas amigos. Na área do turismo, o projecto Fun Zone Village Douro com muitos milhões de euros e uma fábrica de equipamentos para energias renováveis.
Barragens
A barragem da Foz-Tua teve luz verde por parte da Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE) e a discussão só agora começou. A do Sabor continua envolta em polémica.
Cartazes
Os mais espectaculares são os de Mirandela contra pretensa retirada de serviços da região. Lia-se: "Aqui termina o Portugal …. Próxima saída (…) Espanha". Bragança anuncia que também é Portugal.
Cavaquistão
O distrito de Bragança transforma-se no novo "cavaquistão". Os resultados de Cavaco Silva, no distrito, são os maiores a nível nacional (67,30%)
Desmoronamento
de uma parte do futuro Museu Rural de Vilarinho da Castanheira, em Carrazeda de Ansiães. Um ano decorrido e ainda não há responsáveis.
Efemérides
A mais velha região demarcada do Mundo, a do Douro, hoje Património Mundial da Humanidade, está a celebrar 250 anos de existência. O povo mostra-se desinteressado, as festividades são para as elites, são os sacerdotes que o dizem. Dia 1 de Dezembro cumpriu-se o centenário da chegada do comboio a Bragança.
Enxurrada
Fortes chuvadas, com trovoada e granizo à mistura, provocaram no princípio de Setembro uma enxurrada como nunca se viu na vila de Freixo de Espada à Cinta. Os prejuízos foram muitos e as ajudas quase nulas.
Escolas
O Distrito de Bragança perdeu 225 escolas. Num total de 292 estabelecimentos de ensino só 67 reabriram.
Homenagens
A Dionísio Gonçalves, responsável pela criação de duas das mais emblemáticas instituições do Nordeste Transmontano, o IPB e o Parque Natural de Montesinho. Ao padre Belarmino Afonso que foi homenageado pelo seu trabalho à frente da revista etnográfica e cultural “Brigantia”.
Julgamentos
Deram brado os que respeitaram a supostos crimes de sequestro, lenocínio, favorecimento à prostituição e emigração ilegal, de cidadãs brasileiras. Em Carrazeda um tresloucado matou duas pessoas à navalhada.
Lista
negra. O Governo decidiu divulgar a lista das 70 câmaras que ficarão impedidas de recorrer aos créditos, entre elas Carrazeda e Torre de Moncorvo
Maternidades
Calhou a fava a Mirandela.
Multas
Uma para cada habitante foi o brinde da GNR para os habitantes de Carrazeda.
Museu
Foi dada luz verde para a verdadeira estrutura que poderá aproveitar o património das gravuras do Côa.
PIDDAC
As verbas do PIDDAC são uma desilusão. A maioria é para estradas e centros escolares.
Recordes
A Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Raça Churra da Terra Quente promoveu o fabrico do maior cachecol de lã pura do mundo na feira de Vila Flor. Cinco ferreiros do concelho de Vinhais construíram o maior assador de castanhas do mundo.
Seca
Durou até ao início do Outono e ameaçou de ruptura o abastecimento de água em alguns concelhos.
Visitas
Ao distrito de dois presidentes. Em Fevereiro Jorge Sampaio para as despedidas, em Novembro Cavaco Silva que veio falar de inclusão. Sócrates, o primeiro-ministro chegou em Abril para uma visita de dois dias. As promessas não faltaram e proporcionaram aos nordestinos uma barrigada de ilusões.
Vitória
A Direcção Regional de Agricultura do Norte (DRAN) fica em Mirandela.
Zé Salvador
O primeiro-ministro, José Sócrates apresentou os quatro pilares em que assenta a estratégia do seu governo para salvar a Região Demarcada do Douro: Vinho, Paisagem, Cultura e Desenvolvimento Turístico.

Para breve um balanço concelhio

Sem comentários: