24 setembro 2013

Verdade, rigor e dedicação

Declaração de interesses (sou candidato independente, nas listas do PS para estas eleições autárquicas, no caso, para a Assembleia Municipal)

Trata-se de encontrar uma opinião sobre a qualidade da gestão autárquica do Presidente atual Prof. José Luís Correia. Esclareço que não participei anteriormente na campanha que o elegeu e naturalmente o legitimou no cargo. Por sua vez e apesar de gostar da minha terra, não estou aqui radicado, pelo que não acompanho como gostaria o seu dia-a-dia.
Isso não obsta a que não seja exigente e crítico ao olhar para o estado da minha terra. Tudo para justificar as interrogações que aqui deixo e perguntar se alguém me ajuda a esclarecê-las.
Assim enumero áreas e exemplos de atuação e, pergunto, em que é que o concelho ganhou:
- Houve realmente algum esforço louvável de pugnar pela união e concórdia entre todos, que tão mal tratadas foram pelo anterior mandatário, por exemplo na discriminação política?
- Houve realmente alguma vontade de “descer” ao povo para o ouvir e o ajudar a resolver problemas prementes? Por exemplo, foi feita alguma discussão pública para a qual o povo fosse convocado?
- São ouvidas pela Câmara opiniões de entendidos para se tomarem as melhores resoluções? Por exemplo, quem é que este ano fez o marketing da promoção das Festas da Maçã e do Vinho, onde se gastou tanto dinheiro!? É que no programa eleitoral propunha-se a criação de um “plano de marketing turístico”!
 - Desburocratizaram-se os serviços? Por exemplo, já não é preciso um mês para ter uma licença para construir um galinheiro?
- Uma das promessas não cumpridas deste Presidente foi a de convocar a gente da Diáspora para um encontro onde nos conhecêssemos e se estudassem ideias de colaboração, entreajuda, possíveis investimentos, etc. Eu julgo que teria sido importante concretizar esta ideia, sobretudo sobre o ponto de vista da possível motivação para investimento local. Na minha opinião, esta promessa e muitas outras não se realizaram porque era preciso trabalhar. Se apenas fosse preciso fazer um despacho teriam sido concretizadas muitas ideias. Se repararmos, quando se trata de tomar decisões, de empreitar, encomendar projetos e distribuir subsídios, a coisa vai. Quando se trata de planear, organizar, dirigir, já é mais complicado. 
- Existindo um gabinete orientado para a cultura e desporto, justifica-se perguntar se apareceu alguma iniciativa válida e que tenha dado algum fruto. Que teriam estado a fazer nestes quatro anos tantos funcionários ligados a este sector? Teriam estado todos a escavar no Castelo, ou a treinar atletas na Piscina Coberta!? No seu programa eleitoral, o senhor presidente utilizava cinco páginas só para fazer promessas na educação, cultura, desporto e lazer!
- Outra pergunta tem a ver com a criação de emprego. Conhece-se alguma iniciativa do Município de que tenha resultado a criação de emprego na região? Recentemente terá havido um programa nacional de incentivo em que a Câmara entrava em parceria. Dos muitos concorrentes só foram privilegiados alguns. A pergunta que eu faço é a de saber se o Município perguntou aos candidatos perdedores, de que condições precisavam para, mesmo assim, tentarem apostar na criação das suas empresas.
- Sabendo-se que o atual presidente já leva cerca de 30 anos de atividade autárquica (Presidente de Junta de Freguesia, Presidente da Assembleia Municipal e atualmente Presidente de Câmara) justifica-se questioná-lo sobre o seu empenho na resolução de problemas prementes. Por exemplo: sobre a resolução do caso da legalização das “ Águas de Carrazeda”; sobre a recuperação do parque de estacionamento subterrâneo do Centro Cultural; sobre a avaliação do interesse dos parquímetros instalados na Vila; sobre a resolução de algumas obras embargadas, de que se dá o exemplo do “castelo altaneiro” plantado ao lado da Farmácia Rainha; sobre a promessa da construção de equipamentos para prática desportiva e sua dinamização; sobre a viabilização do mercado municipal, etc.
-Tivemos um belo exemplo de demagogo, o Presidente anterior. Mas pergunta-se, se a coisa mudou assim tanto para melhor. Esta sucessão de inaugurações dentro da campanha eleitoral, o que são! É justo convocar os Mortos pela Pátria em período de campanha eleitoral para lhes fazer uma cerimónia de homenagem!? E sobre os cerca de 42 funcionários disponíveis pela lei para participarem agora nas campanhas eleitorais! Este exército de voluntários está disponível por vontade própria! Ou foram pressionados com promessas!?  
Ao chegar aqui já muitos dirão que tenho algum caso pessoal com o senhor Presidente. O mesmo já foi dito anteriormente e a realidade dos factos demonstrou que estavam errados. Na verdade eu apenas questiono porque me julgo no direito de requerer verdade, rigor e dedicação ao serviço da causa pública.

6 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante análise, parabéns.
Senhores candidatos à C. M., leiam isto, imprimam e levem para o debate com o senhor presidente, se é que vai haver algum...

mario carvalho disse...




"Verdade, rigor e dedicação "

o título da sua intervenção

Declaração de interesses:

"Declaração de interesses (sou candidato independente, nas listas do PS para estas eleições autárquicas, no caso, para a Assembleia Municipal)
..............

Felicito-o pela forma como "relatou" a actividade política do actual presidente..

Agora permita-me que o questione , como Carrazedense:

PORQUE É QUE AS PESSOAS DE CARRAZEDA DEVEM CONFIAR EM SI ?


"Verdade, rigor e dedicação "

???????

Isso é o que todos dizem.. Tem que ser diferente e tem estatuto para isso.

Tem que :
1º apresentar um programa dizendo o que se propõe fazer
2º Como o vai conseguir

3º o Timing ou melhor o tempo em que o vai conseguir

4º Se os Carrazedenses aceitarem , confiarem em si e votarem, depois só tem que cumprir e aí :

todos dirão:

"Verdade, rigor e dedicação "

HELDER CARVALHO TENS O NOSSO CORAÇ
ÃO

........

se não conseguir , apesar de todos os esforços.. ser humilde e forte .


AGORA COMEÇAR SEM PROGRAMA, SÓ CRITICANDO .. permita-me a frontalidade:

---- MAIS DO MESMO----


cumprimentos com admiração e postura

mario carvalho

ps . e no seu programa sei que terá a coragem de referir a linha e o vale do tua , como uma das suas preocupaçoes.



Anónimo disse...

42 funcionários, claro que está tudo dentro da lei, mas, se por hipótese ganhar esta força política, como se posicionaram eles face aos colegas que não estavam nesta lista? como colegas, amigos e cordiais, ou como "patrões" com ar de "chefes"? E se os restantes, com a mesma liberdade e direitos que a lei lhes confere integrassem uma lista opositora, como seria a campanha? Como seria depois dos resultados? Haveria perseguições? respeitariam democraticamente a sua liberdade de escolha? Não me parece!... E quem trabalhava e atendia os munícipes na Câmara Municipal? Tudo muito legal, certo, mas a política não deve ser só legal, deve ser também ética e moral...
Fica para reflexão a quem de direito, porque se amanhã tal acontecer, não se esqueçam do que alguns senhores, (porque acham que só eles podem tudo) fizeram hoje!

Anónimo disse...

Não é a melhor altura para emitir opiniões. Terá alguma razão nalgumas questões que levanta.
A mim parece-me que o actual presidente será, muito provavelmente, quem melhor se coaduna com o estado do concelho, que se encontra em fase nítida de preparação para a liquidação.
A obra feita, o modo de lidar com as pessoas, a atenção particular pelos velhos, tudo revela que o actual presidente sabe bem como lidar com o concelho, nos últimos anos da sua existência. Tudo terminará bem: Alargamento do cemitério dos antepassados, centros de dia para os idosos, fornecimento de refeições, não impedimento de saída dos novos(ausência de promessas ilusórias para estes), tudo, mas tudo, revela que este é o presidente capaz de levar a bom termo as pessoas e instituições do concelho e a transformação deste numa única freguesia, que talvez venha a ser o bom porto a que o município será conduzido.
JLM

Anónimo disse...

Se a Câmara funciona sem estes 42 funcionários durante este periodo é porque os restantes são eficientes.
Proponho os 42 para mobilidade ou para reparação e arranjos paisagísticos do conselho. Antigamente havia cantoneiros nas estradas...

mario carvalho disse...

http://www.youtube.com/v/a8VLXlFpyzs%26hl%3des_ES%26feature%3dplayer_embedded%26version%3d3%22