09 agosto 2012

Negócios de "a transmontana"




O presidente da EP anunciou ter concluído a renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, conseguindo uma poupança para o Estado de 81 milhões de euros. O feito é divulgado com o alarido próprio de grande realização. A comunicação social anuncia que a poupança dos 81 milhões de euros será conseguida, essencialmente, pela transferência da manutenção e conservação das estradas nacionais que servem a autoestrada transmontana da subconcessionária Autoestradas XXI para a Estradas de Portugal.  Isto é, os antigos troços do IP4 que não levaram autoestrada por cima ficarão desclassificados e sairiam da responsabilidade da nova concessionária.


E a isto chama-se poupança? Então se retiram encargos à concessionária para os assumir de modo próprio, onde se poupa? A sustentação desses troços quanto vai custar? Ou a intenção será não fazer manutenção e não conservar os troços que ficam do IP4 e as estradas nacionais que servem a autoestrada! Se assim for, será um ótimo negócio para a concessionária, pois verá a sua autoestrada valorizada. Mais gente os há de evitar para lá circular e pagar a consequente portagem.
Agora a autoestrada, que oficialmente se chamava A4, é rebatizada  pelo presidente da EP, que a denomina, "a trasmontana". Isto significará um tratamento especial do país para a região de Trás-os-Montes? Ou uma outra maneira de nos tratar com comiseração? Eu dispenso.  Aceito, se este for um critério para todo o país. Assim haverá também as autoestradas: “a alentejana", “a minhota 1 (...)" "a estremadura 1 (...) a 100"...

5 comentários:

Anónimo disse...

Eles têm que arranjar forma de tramar os TRANSMONTANOS,se não fôr de uma forma há-de ser de outra.
(NÃO SE ESQUEÇAM DE LHE DAR O VOTO NAS ELEIÇÕES QUE VIEREM).

Anónimo disse...

As intenções desses senhores são:
Dêam-nos um porco,que nós depois oferecemos-vos um chouriço,e não digam que vão daqui!...
Este governo devia ter vergonha pela descriminação que está a fazer ao POVO TRANSMONTANO.
Temos que dar um CARTÃO VERMELHO a estes senhores,pela minha parte assim farei.
RUI PINTO.

Anónimo disse...

Sr. R.P.: A sua vingança parece a vingança do chinês:um gigante pisa-o e ele fica todo contente com a sua vingançazinha-dá-lhe um belisco que o gigante nem sente.
É preciso assumir atitudes de fazer e não apenas de contrariar.

Anónimo disse...

E porque não tomar as ditas atitudes?
Vou dar-lhe um exemplo,um pequeno fósforo provoca grandes incêndios...

Anónimo disse...

Mas temos que tomar alguma atitude, fazer alguma coisa, para não nos tomarem por coitadinhos ou dementes.