22 dezembro 2009

Feridos do acidente do Tua vão processar a CP

Dois dos 43 sinistrados do descarrilamento de um comboio na Linha do Tua, em 22 de Agosto de 2008, vão processar a Comboios de Portugal (CP). Estão revoltados com o esquecimento depois de "tudo" o que lhes foi prometido.
no JN

1 comentário:

Anónimo disse...

Palavra de Ministro

in TSF

Linha do Tua é para manter, garante ministro
25 OUT 08 às 14:04




O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações esclareceu, este sábado, que não há qualquer intenção do Governo para desactivar a Linha do Tua, sendo que, nesta altura, nem existem razões que possam conduzir ao contrário.









Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, diz que o Governo pretende que a Linha do Tua continue em funcionamento

«Por vontade do Governo aquela linha continua. Se não, não estávamos a fazer o que estamos a fazer», até porque esta linha tem um «papel histórico» e «objectivos para servir o turismo e as populações», disse Mário Lino, em Matosinhos.

Segundo o ministro, os relatórios das comissões de inquérito ao acidente, que deverão estar disponíveis a partir de segunda-feira na Internet para consulta, apontam varias razões que, na sua conjugação, contribuíram para o descarrilamento.

Essas razões, adiantou, têm a ver com a própria infra-estrutura, ou seja, com a linha, e também com o tipo de material circulante que poderá ter de sofrer ajustamentos ao tipo de linha.

«Foi mandado averiguar porque sabemos as causas, mas não sabemos as causas das causas», do acidente que ocorrido no troço entre o Cachão e o Tua, a 22 de Agosto, causando um morto e dezenas de feridos, disse Mário Lino.

O esclarecimento surge depois do Ministério das Obras Públicas tinha revelado, em comunicado, que as recomendações da comissão de inquérito às condições de segurança foram adoptadas na íntegra e que a linha e os comboios vão agora ser alvo de uma inspecção aprofundada.

Governo Linha do Tua Mário Lino Portugal Transportes Transportes Públicos



Relacionados


Cidadãos assinalam aniversário do último acidente no Tua com acções em defesa da ferrovia21 AGO 09 às 21:59
Investigação associa descarrilamentos de Agosto e Junho no Tua28 OUT 08 às 21:25
«Defeitos grosseiros» na Linha do Tua, aponta relatório28 OUT 08 às 06:15
Presidente do Metro de Mirandela satisfeito com anúncio sobre Linha do Tua24 OUT 08 às 23:58
Linha do Tua vai continuar encerrada para realização de «medidas correctivas»24 OUT 08 às 22:54
Acidente na Linha do Tua continua sem explicação22 OUT 08 às 08:51