26 março 2009

Sempre a perder

A região transmontana perdeu nos últimos 20 anos quase 300 quilómetros de via férrea, sendo o comboio um meio de transporte ausente do quotidiano da esmagadora maioria da população do interior Norte de Portugal.
(...)o único meio de transporte que continua a rodar sobre carris é o Metro de Mirandela, numa extensão de apenas 15 quilómetros, entre Mirandela e o Cachão.
A linha do Douro, a sul dos dois distritos, é actualmente a única possibilidade de apanhar o comboio, mas distante para a maior parte dos residentes e tem como destino o litoral, no Porto, não permitindo viajar dentro da região.
Há pouco mais de 20 anos, os habitantes de Trás-os-Montes podiam deslocar-se por toda a região de comboio, seguindo as linhas do Sabor, do Tua e do Corgo, que ramificavam da linha do Douro e serpenteavam pelos rios que as baptizaram, em direcção a Norte.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Alegre, bem-haja pelo comentário: "Sempre a perder", pelo facto de ser fiel à realidade. Entretanto, o que me preocupa mais, para além daquilo que refere no seu artigo, é a perda de identidade do ser Transmontano. Contudo, para esses fenómenos virem à tona, muito tem contribuído, a falta de maturidade cultural e democrática daqueles que nos governam quer a nível local, regional e nacional, em prol do bem-estar daqueles que os elegem para cargos tão relevantes. Não concorda? Aguardemos por melhores dias!...

Anónimo disse...

RBA

"Os Verdes" contestam mudança de posição quanto à linha do Tua
O comunicado da REFER sobre a Linha do Tua vai contra a posição tomada pela secretária de Estado dos Transportes em Novembro do ano passado. Referência feita por Manuela Cunha, dirigente do partido “Os Verdes” sobre o comunicado emitido pela REFER, na passada semana, em que a entidade declarou que a Linha do Tua só vai reabrir aos utentes quando for tomada uma posição pelo governo, quanto à construção da baragem.

Manuela Cunha diz que o comunicado "vem contrariar o que foi dito pela secretária de Estado Ana Paula Vitorino." A dirigente partidária refere que na reunião que “Os Verdes” tiveram com a secretária de Estado dos Transportes na passada sexta-feira, a governante alterou a opinião sobre a linha, e teria dito que não haveria intervenções na linha até uma decisão sobre a barragem.Manuela Cunha considera que “se é caso de ser só até à decisão, “Os Verdes” esperam que a decisão seja contra a barragem.”

Anónimo disse...

que ganho trás a linha do tua talvez tanto como as gravuras de Foz Coa? nao trara mais beneficios a barragem? tanto em mao de obra como inergia porque nao poe o sr presidente de mirandela um teleferico para duas pessoas um lugar para ele eoutro para algum passageiro que3 por sorte apareca.

Anónimo disse...

Este ultimo comentário é de uma ignorancia e de uma estupidez que até mete pena. Dedique-se à pesca, ao menos ninguém lhe ouve asneiras.

Anónimo disse...

Concordo com o comentarista do dia 6/04 das 03:35, poderá ter alguns erros, mas uma barragem é muito importante para o País.

1. As gravuras de Foz Côa deixaram de ter turistas e impacto;

2. A linha do Tua só nos tem trazido problemas, dado a degradação em que se encontra;

3. Devemos apostar em algo de palpável, e neste momento é preferível a barragem que a linha da morte.

Anónimo disse...

Não construam a Barragem, já vamos ter mais uma candeia, para quê electricidade?

Anónimo disse...

Olhe que, "candeia que vai à frente, alumia duas vezes". Falta saber se a candeia é a petróleo ou a azeite. E, já agora, qual é a acidez desse azeite?