20 maio 2007

Perguntas

"A primeira ambulância Suporte Imediato de Vida (SIV) prometida para o distrito de Bragança vai ser instalada em Mirandela, no âmbito da reestruturação da Rede Nacional de Urgências."
(...)
"A viatura deverá chegar a Trás-os-Montes durante o segundo semestre deste ano."

Porém, se me perdoam, poderão haver questões que o bom senso e o respeito pelas populações exigiriam uma resposta.
1. No âmbito do encerramento dos SAP (Serviços de Atendimento Permanente) estão prometidas três veículos do género e um helicóptero. Se Mirandela têm uma urgência médico-cirúrgica porque será esta a cidade escolhida para instalar a primeira dita ambulância?

2. Esta vai ser a unidade ambulante de saúde que nos vai servir.
Assim, a partir da sua instalação fecha definitivamente o SAP do Centro de Saúde de Carrazeda?

Vamos agora a outras contas.

Um doente de Foz-Tua (a localidade do concelho a maior distância de Mirandela) precisa de cuidados médicos e é chamada a ambulância SIV. Na melhor das hipóteses, o veículo só chegará cerca de 45 minutos depois; na pior, mais de uma hora após o pedido. A promessa do senhor ministro da Saúde de ninguém doente poder estar a mais de uma hora de um serviço de atendimento, poderá ser cumprido? Estas foram contas feitas na assinatura do protocolo” que oficializaram a substituição dos SAP nocturno dos centros de saúde, pelo sistema de “médico à chamada?

Responda quem saiba!

Cá por mim, acho que estas são respostas que como sempre ficarão no rol do esquecimento... até porque a nossa passividade não pressupõe exigência. responsabilidade e prestação de contas.

Sem comentários: