27 março 2007

Como minorar o aparecimento da dor muscular.

O Blog não serve só para "O Mal Dizer". Serve para informar os blogistas mais desatentos dos malefícios de uma vida sedentária.

Hoje vou abordar a forma de minorar o aparecimento da dor muscular.

Quando sentimos uma dor muscular depois de ter efeito exercício físico, poderá ser normal e esta dor passará eventualmente com a regularidade da prática do esforço físico.

Quem não pratica exercício com regularidade é frequente ter muitas dores musculares após as 24 horas, bem como também aquilo a que vulgarmente se designam como cãibras, (quando falo em exercício físico refiro-me a tudo o que envolve esforço físico).

Convém não confundir a dor muscular com lesões musculares.

As lesões musculares, como as rupturas podem acontecer a qualquer momento e necessitam de atenção médica.

Para recuperar melhor do exercício e evitar lesões musculares deve ter em conta alguns conselhos práticos que aqui lhe deixo:

1. Se sentir algo errado pare imediatamente o exercício.

2. Na cãibra muscular estique o membro afectado e tente relaxá-lo.

3. Após a cãibra, não comece novamente a correr, caminhe devagar durante algum tempo.

4.O quinino ajuda a prevenir as cãibras. "(fórmula química: C20H24N2O2; é um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. É um Estereoisómero da quinidina. É uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. Além de ser um fármaco é também utilizada como flavorizante da água tónica.)" informação retirada da Wikiopédia;

5. Os nadadores geralmente tomam tónicos com quinino para prevenir cãibras musculares.

6. A banana aumenta os níveis de potássio, o que o ajuda a prevenir as rupturas e cãibras musculares.

7. Arrefeça a zona afectada. Utilize sacos de gelo sobre o músculo afectado de forma a reduzir o traumatismo muscular. O frio ajuda os vasos sanguíneos a contraírem-se, afastando o excesso de irrigação sanguinia do músculo atingido.

8. Se exagerar no exercício tome imediatamente um duche frio.

9. Evite o calor. O calor é não é favorável, pode parecer que melhora mas é altamente prejudicial, pois aumenta a circulação sanguínea dilatando os vasos e provocando consequentemente estragos musculares.

10. Anti-inflamatório. Tome um anti-inflamatório caso as dores se tornem intensas; depois de ter consultado um médico.

11. Mantenha-se em movimento. Após o trauma muscular, no dia seguinte, a última coisa que lhe apetece é movimentar-se, mas deve fazê-lo. Estudos provaram que o exercício ligeiro ajuda a recuperação.

12. Nade. Um dos melhores remédios para o músculo dorido é um bom banho em água fria acompanhado de movimentos ligeiros. A natação é um bom tónico para todos os músculos.

13. Beba muitos líquidos, principalmente água. Uma das causas das cãibras musculares é a desidratação. A água é o melhor líquido que pode beber, melhor mesmo que muitas das “concentrações isotónicas” que estão à venda no mercado.

14. Massagens. Caso possa recorra a um massagista profissional. A massagem é óptima na recuperação muscular. Se não poder recorrer a um massagista aprenda e faça-a a si mesma.

15. Exercícios de “aquecimento muscular”. Sempre que fizer exercício aqueça primeiro os músculos, mesmo que o exercício seja rachar lenha ou jardinar. Comece com movimentos ligeiros e devagar, vá exercitando todos os músculos do corpo.

16. Conheça os seus limites. Cada um tem o seu próprio limite, aprenda a conhecer o seu e não volte a cair em excessos.

Siga estes concelhos e divulgue-os.

Carlos Fernandes.

1 comentário:

Obvio disse...

Muito útil principalmente para quem é sedentário.
Mas atenção ao ponto 5 quinina em doses relativamente elevadas podem desencadear vertigens, dores de cabeça, zumbidos nos ouvidos, surdez, cegueira passageira, paragem cardíaca, entre outras perturbações.