15 maio 2006

Pensar dos leitores: debate barragem do Tua

No que diz respeito a um melhor aproveitamento turístico de uma bacia hidrográfica relativamente a uma linha de comboio isso é relativo. Com certeza que numa linha de comboio não é só o comboio que está em causa mas tudo aquilo a que ele dá acesso e que pode ser rentabilizado. E se não se fez até agora, porque é que de repente tudo vai mudar? Para além disso o rio continua a poder ser aproveitado...Em relação á reserva de água, na minha opinião a barragem do Tua vai proporcionar uma reserva de água que vai ser aproveitada da mesma maneira que o é a da barragem da Valeira, ou seja zero! Por acaso já alguém pensou porque é que a nossa barragem de distribuição de água se encontra na Fontelonga? Num local que à partida não parece ser de todo o mais ideal para isso? Porque nós não somos o Alqueva e o Alentejo das planícies. Infelizmente (para alguns) ou felizmente vivemos numa região com uma acentuada geografia (o que a torna tão especial e bela), mas este facto torna extremamente custoso conseguir uma captação de água que consiga vencer a gravidade (já alguém fez as contas? quem vai assumir o investimento?), por isso a existência da nossa barragem na Fontelonga, num dos pontos mais elevados do concelho.
Há mais um aspecto que se deve salientar nesta problemática - a forma como os habitantes do nosso concelho aceitam este facto com passividade, sem questionar de forma alguma este processo. Isto não é nada de estranhar uma vez que o nosso poder político põe e dispõe do nosso concelho sem que as suas gentes se manifestem. Esperemos nós que no final disto tudo e daqui a meia dúzia de anos não venham depois (aliás como sempre) os arrependidos demonstrar o seu descontentamento e chorar sobre o leite derramado. Estamos ainda a tempo de manifestar a nossa opinião.
E outro ponto que deve ser modificado é a nossa atitude perante as nossas potencialidaes...não acredito que essa mudança tenha de passar exclusivamente pela construção da barragem...podemos mudar já...com tudo aquilo que possuímos podia ser feita tanta coisa..é só uma questão de começar a ver mais longe...

--
Posted by cláudio to pensar ansiães at 5/14/2006 07:43:57 PM

Realmente concordo com essa opinião de que os carrazedenses são uns conformados...aceitamos tudo sem qualquer tipo de questão..alguém nos perguntou se concordamos com a construção da barragem?não teremos nós algo a dizer?E também achar logo à partida que essa construção é muito vantagosa para o concelho é bastante demagogo..não será de desconfiar de um poder central que nunca investiu em nós de repente lembrar-se da nossa existência?Com certeza que não foi a pensar em nós e no bem do nosso concelho que resolveram construir a barragem...

--

Se é mesmo verdade que a decisão da construção da barragem foi feita sem antes se ter efectuado um estudo de impacto ambiental julgo que esta situação é muito grave e devia ser rapidamente revista.

--
Posted by josi1980 to pensar ansiães at 5/15/2006 01:35:56 AM

1 comentário:

Administrador disse...

Sugiro que se faça um trabalho de campo, intitulado... Foz Côa - gravuras ou barragem?

Depois de publicado este estudo, sugiro que se faça um outro aos habitantes de Carrazeda...Tua - Linha ou barragem?

Turisticamente uma bacia hidrográfica tem muito mais potencial que uma linha de comboio...vejamos alguns exemplos: Sra da Ribeira, Barragem do Azibo,Lagoa Azul, Lagoa das Sete Cidades, Montargil, Alqueva, Aguieira, Lagos de Sanábria....todos estes locais magnetizam as pessoas para sua proximidade.

Quanto mais água, Mais vida.