30 dezembro 2004

Os compadres e o quintal

A comissão política do PSD/Bragança rejeitou por maioria o nome de Duarte Lima, indicado pela direcção nacional social-democrata, para encabeçar a lista de candidatos às eleições legislativas por aquele círculo (dos jornais).
Para quem nos conhece saberá que nada temos com os partidos da área do poder, embora de forma convicta e claramente nos situemos numa determinada área política, que não interessa nem nunca interessará neste blogue.
Pensamos que esta "guerrinha" dos fracos políticos distritais é ridícula e esclarecedora das reais intenções destes senhores, isto é, o temerem que os frutos do quintal não chegam para todos. Muitos é só disso que têm vivido. Olhando o seus currículos pouco sobra para além da carreira de profissionais da política. Os seus cargos públicos dependem quase exclusivamente de nomeação governamental, autárquica ou partidária. Agora, avizinham-se, quiçá, dias de oposição e será necessário preservar para si e para os seus todos os lugares à sombra do partido.
Não somos particularmente partidários de Duarte Lima, porém reconheçamos que é um dos poucos políticos da região com projecção nacional e que poderá ser uma mais valia, muito superior a quem só está habituado a viver do chamado aparelho partidário e está sempre à sombra dos vencedores. Não será preciso ser muito clarividente para saber que Duarte Lima está acima da mediocridade dos líderes distritais e poderia ter um papel importante para o distrito, mesmo na oposição, e até muito mais que na área do poder. Este distrito precisa urgentemente de lideranças fortes.

Sem comentários: