12 setembro 2016

São largos os vestígios da ocupação romana da região e da correspondente exploração vinícola. “O vale do Douro constitui um corredor de povos e culturas, que, pelo menos desde a período da romanização desenvolveram a cultura da vinha”. As descobertas arqueológicas têm revelado fragmentos de cerâmicos associados ao armazenamento de vinho, inúmeras lagaretas cavadas na rocha (ver gravura 3), vestígios de lagares e mesmo de adegas que reportam aos séc. III e IV que atestam a viticultura e a vinificação da época romana.
            Para uma compreensão de toda a dimensão duriense é necessário ter em conta esta acumulação de culturas e influências diversas.
As sucessivas conquistas aos mouros e a consolidação do território a que viria a chamar-se Condado Portucalense, propiciou uma atenção dos reis de Leão na concessão de privilégios às populações da região do Douro que se concretizou na necessidade da concessão de um foral a um conjunto de povoados da bacia norte e sul do Douro: S. João da Pesqueira, Ansiães, Linhares, Paredes e Penela; pois o vale pressupunha fragilidade às investidas mouriscas e a distribuição de privilégios garantiria a fidelidade das populações e evitaria que se unissem ao inimigo.
As primeiras cartas forenses do rei Fernando Magno (séc. XI) doadas a Ansiães, S. João da Pesqueira, Penela, Paredes e Linhares são os documentos mais antigos referentes a territórios que hoje constituem o nosso país, estabelecem como imposto de “parata regis” uma paga em géneros para as despesas do palácio “duos panes uno de tritico et alio de centeno et uno almude de vino et alium de cevada” (dois pães de trigo e outro de centeio e um almude de vinho e outro de cevada) por cada vizinho (família na mesma habitação).
Em finais da idade Média intensificam-se as trocas comerciais, acelera-se o povoamento e desenvolve-se a agricultura. Nascem e crescem vilas e cidades principalmente as muralhadas (Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Vila Flor, Ansiães, Freixo de Numão, Lamego, etc.) A instalação de diversas ordens religiosas predominantemente os monges de Cister dão grande contributo à produção, melhoria de qualidade do vinho e comércio que se faz exclusivamente pelo rio Douro até á foz em Gaia e no Porto. São exemplos desta atividade vitivinícola os mosteiros de Salzedas, S. João de Tarouca e S. Pedro das Águias. A este período de expansão do vinhedo não é alheio o movimento de senhorialização a que se assiste no séc. XII e XIII, que consiste, grosso modo, no poder dos nobres sobre extensos territórios,.
            Em 1254 o conflito entre o rei D. Afonso III e o bispo do Porto D. Julião por via do desembarque das mercadorias dos barcos que desciam o Douro termina na sentença régia que determina que dois terços dos barcos descarreguem no Porto e um terço em Gaia.
Em 1502, D. Manuel manda demolir os canais de pesca no rio Douro para facilitar a navegação desde a Pesqueira até ao Porto. A navegação a montante do rio é completamente impossível devido ao Cachão da Valeira. A produção de vinha a montante deste rio revela-se muito problemática e é incipiente devido a este facto e à dificuldade do transporte.
Em 1552, o cronista Rui Fernandes escrevia que os vinhos de Lamego eram “os mais excelentes vinhos e de mais dura que no reino se podem achar, e mais cheirantes, porque há vinhos de 4, 5, 6 anos e de quantos mais anos é, tanto mais excelente, e mais cheiroso.”
Ainda no séc. XVI, João de Barros refere na sua geografia de entre Douro e Minho e Trás-os-Montes os vinhos de qualidade produzidos nas terras próximas do Douro e em Pinhão.
A partir do séc. XVII, o cultivo da vinha e a produção do vinho tem um grande incremento com o estabelecimento no Porto de diversos negociantes ingleses, flamengos e hamburgueses para daí exportarem vinhos do Douro. Em meados deste século negociantes e produtores de vinhos do Douro manifestam-se contra a Câmara do Porto por esta pretender aumentar os impostos sobre os vinhos que entravam na cidade.
No último quartel do século XVII surgem dois pormenores que hão de marcar etimologicamente e em termos de qualidade o néctar das uvas do Douro. Em 1675 surge, pela primeira vez, a expressão “vinho do porto” no discurso sobre a introdução das artes no reino, da autoria de Duarte Ribeiro de Macedo. Em 1678 um inglês refere a junção de aguardente aos vinhos de embarque. Esta serviria para garantir a não deterioração nas grandes viagens marítimas e terrestres a que era submetido.
A celebração do tratado de Methwen em 1703 e a diminuição dos impostos sobre os vinhos portugueses contribui para um grande incremento das exportações.

No século XVIII, a partir da década de 30 e até á década de 50 assiste-se a fraudes generalizadas que põem em causa a qualidade do produto e a sua comercialização o que leva alguns exportadores e produtores entre os quais o Dr. Beleza de Andrade, D. Bartolomeu Pancorbo e Frei João de Mansilha a iniciarem um processo que culmina na criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro que é instituída por Alvará Régio de 10 de Setembro de 1756. Como diz António Barreto é este o “ato fundador” da atual região.

Sem comentários: