22 setembro 2013

Se as barragens geram riqueza porque é somos a região mais pobre do país?

O rio Douro é o «pulmão da hidroelectricidade» em Portugal, representando mais de 60% da energia hídrica produzida pela EDP no país, afirmou o director de projecto da Barragem de Foz Tua. A EDP dispõe, no rio Douro e seus afluentes, de uma potência hídrica instalada da ordem de 2.400 megawatts, dos 4.600 megawatts de potência existentes em todo o país. No Douro são produzidos anualmente cerca de 6.200 gigawatts/hora, "60% da energia hídrica do país". 

3 comentários:

Rui R.M. disse...

Com tanta barragem no rio Douro, e sua Linha Férrea adjacente, obsoleta a todos os niveis, porquê? Porquê não electrificada? Quando esta, é a Linha mais bonita e mais procurada pelos turistas, nacionais e estrangeiros.
Porque será?
Porque existem empresas de camionagem e politicos coruptos...

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/local/noticia/tribunal-aceita-providencia-cautelar-para-travar-barragem-do-tua-1606483


Antes do alarido já tinha sido aceite.
Quem vai atrás do alarido dos vendedores de banha da cobra ,fica mais pobre e escravo

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela aceitou a providência cautelar interposta pela Plataforma Salvar o Tua para que seja interrompida a construção da barragem no rio, iniciada em 2011, anunciou a organização.

“O nosso objectivo é muito claro, é parar esta barbaridade e este crime contra o património nacional e contra os bolsos dos portugueses”, afirmou João Joanaz de Melo, da Plataforma Salta o Tua - Associação de Defesa do Ambiente, em declarações à Lusa.

A plataforma, que junta nove associações ambientais e uma quinta de produção vinícola, quer travar a construção da Barragem de Foz Tua, na confluência dos distrito de Vila Real e Bragança, e concessionada à EDP.

Para Joanaz de Melo, “esta é uma obra totalmente inútil e que vai ter um custo brutal para o país. “Podemos comparar esta obra aos piores casos das ex-Scuts, ao aeroporto de Beja ou ao caso BPN”, salientou. Trata-se, na sua opinião, “de mais uma fraude sobre os contribuintes portugueses, para além de todos os danos ambientais e culturais que estão em causa”.

O também dirigente do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) considerou que o empreendimento hidroeléctrico é “extremamente prejudicial para o desenvolvimento local, tem impactos brutais a nível do ambiente e culturais, levando à destruição da linha ferroviária do Tua. Para além disso, coloca ainda em “risco o Douro Património Mundial da Humanidade”.

Joanaz de Melo referiu ainda que, esta acção em tribunal surgiu após ter sido “esgotada a via do diálogo” e depois de a associação ter sido recebidos por várias entidades, como o Presidente da República, representantes da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e UNESCO. “Mas até agora nunca houve uma resposta satisfatória. Infelizmente resta-nos o recurso ao tribunal”, frisou.

A EDP e o Estado têm agora um período para contestar a decisão do tribunal e só depois será julgada a providência e será submetida a acção principal.

Fonte oficial da EDP, contactada pela Lusa, confirmou que a empresa recebeu a notificação do tribunal e garante que irá apresentar a oposição no prazo legal. A empresa sublinha que o projecto está “a ser desenvolvido atendendo a todas as obrigações e recomendações de entidades oficiais nacionais e internacionais, bem como em sintonia com os anseios da população e os responsáveis da região”.

Em Junho, a Plataforma Salvar o Tua lamentou a aprovação, por parte da UNESCO, de uma deliberação que compatibiliza a Barragem de Foz Tua com o Douro Património Mundial.

Já em Junho, a Plataforma Salvar o Tua entregou a petição “Manifesto pelo Vale do Tua”, na Assembleia da República, reunindo 5.324 assinaturas em defesa da paragem das obras da Barragem de Foz Tua. A Assembleia da República já discutiu outras duas petições com o mesmo propósito, em 2009 e em 2011, apresentadas pelos movimentos cívicos pela Linha do Tua e dos Cidadão em Defesa da Linha do Tua, sem consequências em relação às solicitações apresentadas.

A barragem, concessionada há EDP, começou a ser construída há dois anos, ficando a conclusão da obra adiada para Setembro de 2016 por causa do abrandamento imposto pela UNESCO.

Anónimo disse...

noticias sobre barragem do tua


http://noticiasdonordeste.com/





lançamento do livro TUA amanhã

http://webrails.tv/tv/?p=7219