13 setembro 2013

E TUDO O MAIS SÃO CANTIGAS...


Hoje 13 de Setembro de 2013, seria um dia como outro qualquer referenciado pelo calendário, a diferença está em que é Sexta-Feira. Em Montalegre fazem festa ao dia das “Bruxas” e é bastante concorrida, alegre e divertida que termina com a tradição de beber o xarope com teor de álcool elevado,  com a bênção do Padre Fontes e o desejo de regressar numa próxima Sexta-feira dia 13 com a lua na fase de lua nova, o que não aconteceu hoje.

Que há bruxas ninguém duvide. Até aqui em Carrazeda se manifestavam neste dia em são convívio entre amigos. Mas, como estamos em Setembro e neste ano 2013 no dia 29, vai haver  uma chamada colectiva á consciência dos cidadãos, para exercerem o  legitimo direito de voto. Voto esse que vai eleger nas chamadas “Eleições Autárquicas” quem são os candidatos  dos partidos concorrentes, que vão tomar conta durante quatro anos dos destinos do concelho.

Há candidatos para a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a Assembleia de Freguesia. Há os iniciados, os juvenis, os repetentes e os profissionais. Estes, fazem da política a sua profissão e como a Lei não autorizava que exercessem mais do que 3 mandatos (12 anos) no mesmo cargo, que vão fazer, senão sabem fazer mais nada?!!!..Concorrem para a Assembleia Municipal do mesmo concelho e outros para a Câmara Municipal de concelhos vizinhos. Assim, após o dia 29 de Setembro continuam alegres e contentes, com o trabalho  que bem conhecem e de que gostam, é a vida.

Não vou comentar a acção deste ou daquele Partido, nem vou dizer quais são os Partidos que concorrem no nosso concelho ás próximas eleições. Hoje é tão fácil ír ao Facebook e lá está tudo muito bem explicado, só o meu compadre Zeferino é que se queixa de não saber usar tal ferramenta. Paciência.!..

Para uns são alegrias, para outros tristezas são, o carteiro não tem culpa é a sua profissão. – letra de uma bela cantiga – NO DIA SEGUINTE fazem-se as contas, calcula-se segundo o método científico, quem e quantos vão ocupar os lugares para onde concorreram. Há-de haver choros e ranger de dentes. Sorrisos e  parabéns com votos de continuação de um bom trabalho ou na pior das hipóteses. Parabéns não sabes onde estás metido, cuidado com esta gente, por dá cá aquela palha, podes ter de fugir ou estás f…...

Amigos é chegada a hora de terminar esta exposição de ideias.  Não me identifico como bruxo, nem adivinho o que aí vem. Mas, à semelhança de outros actos eleitorais, este não vai ser muito diferente do que é habitual e podem não acreditar em bruxas, mas como dizem os espanhóis: - Que as ai, ai… Sorriam e façam por ser felizes.  Manuel Barreiras Pinto    

4 comentários:

mc disse...

o pior , caro Manel, eles cantam como as cigarras e nós, as formigas, continuamos a dançar ao som da musicas e das febras!

abraço

mario carvalho disse...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=3420310&page=-1

primeiro roubam o combóio, depois afogam as terras e agora querem a água... porque a luz desliga-se... e vivemos ..mas a água é a base da vida e aí vão cobrar o que quiserem ...

depois vão destruir o " ar " e vendê-lo em garrafas.. primeiro será normal, a seguir será light, depois com sabores.. a limão, laranja, maracujá, a coelho,poções seguras para filósofos especiais .. enfim ,.. Bom negócio

mario carvalho disse...

e quando roubarem a água.. todos ficarão contentes pois será criada uma agência para o desenvolvimento da agua desaparecida, com um Director e um presidente em rotatividade e mais uma série de técnicos superiores para gerirem e garantirem que não há "ladrões" de água.. criam um museu da agua.. com o púcaro da tia Pássara , que estará sempre fechado porque não há verba para pagar a luz e para gáudio de todos os Carrazedenses .. mais um desvio ou variante em que o alcatrão que não têm onde pôr, é oferecido (porque se o puserem num aterro qualquer , fica caro ou pagam multa).. QUANTOS MAIS DESVIOS HOUVER .. MENOS GAJOS DE FORA ENTRAM EM CARRAZEDA PARA CHATEAR

mario carvalho disse...

in Jornal de negocios

Rui Moreira critica campanha com "porcos e Quim Barreiros" no Porto

15/09/2013

"Como cidadão lamento este tipo de espectáculo. (...) Sabemos que isto cria um sentimento de ilusão. Como cidadão não gosto, eticamente acho que é reprovável", afirmou o candidato independente à margem de uma 'Festa dedicada aos mais velhos', com direito a comida e bebida, que decorreu na tarde de hoje na sede de campanha e na qual foi conhecida uma declaração da sua comissão de honra, elaborada durante a última semana.

No documento, os signatários encabeçados por Artur Santos Silva assinalam "o modo incompreensível e eticamente reprovável como neste processo eleitoral têm sido realizados gastos desproporcionados" pelo que consideram que deve ser questionado "publicamente de onde provém tanta disponibilidade financeira".

Segundo Rui Moreira, "há uma campanha em que a referência a festas é de 10 mil euros e no entanto tem organizado porcos, Quim Barreiros, Banda Lusa pelos bairros da cidade".

Sem identificar a campanha em causa, o independente assinalou que "o tema dos porcos e do Quim Barreiros é quase anedota neste momento" e tem sido "permanente" nos bairros do Porto que visita em campanha.

"Como candidato, acho que isto objectivamente acabará por me ser favorável porque confirmará junto dos cidadãos aquilo que lhes tenho dito. É que uma candidatura independente como a nossa é suposto fazer as coisas de forma diferente", assinalou Moreira, garantindo acreditar nas instituições e por isso não apresentar "nenhuma denúncia" junto da Comissão Nacional de Eleições.

Ainda na declaração, a Comissão de Honra de Moreira reafirma o seu apoio "incondicional" à forma como este "tem conduzido a campanha, sem se deixar envolver em propostas irrealistas, assentes na promessa e despesa fáceis"

"Rui Moreira confirma assim ter um projecto coerente e rigoroso, assente em três pilares estruturantes (a coesão social, o investimento e desenvolvimento económico e a cultura) nos quais os signatários se revêem", referem.

O documento refere ainda a "tomada de posição corajosa e inequívoca de Rui Rio, actual presidente da Câmara do Porto, sobre o processo eleitoral (...) que plenamente conforta a decisão" tomada pelos signatários "de apelar ao surgimento da candidatura independente de Rui Moreira".

Para além do independente Rui Moreira, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS/PAN), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).