"Abertura ao tráfego de novos lanços do IC5 e IP2
A Estradas de Portugal informa que abrem hoje (30 de Novembro) ao tráfego os lanços do IC5 entre Pombal e Nozelos e do IP2 entre Vale Benfeito e Junqueira, no distrito de Bragança. Estas novas estradas agora concluídas, integram a Subconcessão do Douro Interior.
. O lanço Pombal / Nozelos do IC5 tem uma extensão de 24 quilómetros e desenvolve-se nos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor. Inicia-se imediatamente após o Nó de Pombal e termina no Nó de Nozelos, Nó de Ligação ao IP2.
Foi realizada também a construção da Ligação a Vila Flor, que possibilita o acesso direto à Barragem do Peneireiro, para Sul, e à EN 215, para Norte.
· Lanço do IP2 que liga Vale Benfeito a Junqueira na EN/102/EN105, com uma extensão de 28 quilómetros, dá continuidade ao troço atualmente já em serviço entre Macedo de Cavaleiro e Vale Benfeito.
Com a abertura ao tráfego deste lanço fica concluída integralmente a construção prevista do Itinerário Principal IP2 no âmbito da subconcessão, que totaliza 111 quilómetros de extensão, incluindo ligações.
A Subconcessão do Douro Interior liga os Distritos de Vila Real, Bragança e Guarda numa extensão total aproximada de 242 quilómetros, é constituída pelo conjunto de lanços do IP2, entre Macedo de Cavaleiro e Celorico da Beira, agora concluídos e o IC 5, numa extensão de 131 quilómetros entre Murça e Miranda do Douro (Duas Igrejas).
A Subconcessão do Douro Interior foi adjudicada em Novembro de 2008 à AENOR - Douro Interior S.A., atualmente denominada Ascendi Douro, Estradas do Douro Interior, S. A. e tem conclusão prevista para o decorrer do primeiro semestre de 2012.
A realização desta importante rede de estradas nos distritos de Bragança, Vila Real e Guarda, aliada à conclusão da Autoestrada Transmontana, irá melhorar significativamente os acessos no interior norte do país, garantindo para as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro a equidade em termos rodoviários para com o resto do país."
11 comentários:
NÓS, OS QUE VIVEMOS NO INTERIOR DO NORDESTE TRANSMONTANO TEREMOS QUE DIZER:-
APESAR DOS ERROS QUE COMETES-TE,OBRIGADA (SÓCRATES).
Havia um agricultor, bom de coração, temente a Deus, que de sol a sol, amanhava as terras com todo o cuidado, semeando as melhores sementes que tinha. Durante a noite, vinham os salteadores (agências de raiting, especuladores e seus apoiantes),bandos de abutres (mercados financeiros, FMI) que tudo destruiam à sua passagem. O santo homem, ajoalhava-se e de olhos no céu clamava: - Meu Deus, que fiz eu para merecer tudo isto ? (extraido, mais ou menos, do Livro de Jó)
Afinal o IC5 nó do Pombal ainda não abriu ao tráfego.Acredito que está adiantadi, mas fechado.Talvez depois da ponte concluida que liga o concelho de Alijó a Carrazeda na aldeia de Brunheda, aí o IC5 fica com a utilidade esperada a ligação á A4.Vamos esoerar e oxalá as coisas fiquem prontas.
ESTA DO "NÓ DO POMBAL" (????) TEM QUE SE LHE DIGA! QUANDO OS DITOS "ILUMINADOS" DE LISBOA SE ENGANAM (FAZEM ISTO MUITAS VEZES!) ATÉ OS DESCULPAMOS. AGORA, SENDO OS CARRAZEDENSES A FAZÊ-LO, DESCULPEM LÁ, MAS É VIOLAR A VERDADE. O SEU A SEU DONO! SE NÃO É ASSIM, POR FAVOR, EXPLIQUEM-NOS -- POR "A + B" --, ONDE É QUE O TAL "NÓ" ESTÁ LOCALIZADO. JÁ AGORA, SENHOR ADMINISTRADOR DO BLOGUE, NÃO ACHA QUE É UMA INJUSTIÇA FALTAR À VERDADE? CERTAMENTE QUE CONCORDARÁ COMIGO. PORTANTO, "PONHAM OS PONTOS NOS IS" E FALEM, SEMPRE, V-E-R-D-A-D-E.
FAROL TRANSMONTANO
Tem razão o anterior comentador,o nó está localizado na freguesia de Pinhal do Norte,mas não sei se sabe que inicialmente esse nó esteve para ser feito no limite da freguesia de Pombal um pouco abaixo das Areias.Mais tarde resolveram que o nó devia ficar onde está agora.Será assim tão grande ofensa que alguém diga nó de Pombal que na verdade até é o que está escrito no percurso?
Não acham que o que é mais importante para todos é esta nova via ou IC5, do que estas invegazinhas mesquinhas?.
Vivem tão perto e é preciso estas coisas.O nó está no Pinhal mas é de todos aqueles que viajarem pelo IC5.
PS.Era nó do Pombal quando o IC5esteve projetado pelo lado do Pombal,mas como mais tarde feitos novos estudos resolveram que o IC5 mudasse a trajetória vindo pelo lado do Pinhal do Norte e já estava com o nome de nô do Pombal assim ficou.Façam uma petição a quem de direito para que lhe mudem o nome,e depois já ficam descansados.
A inveja é por não haver um nó mais no centro... tipo em Carrazeda.
Estes se quiserem apanhar um dos nós têm de ir ao Mogo ou ao Pinhal.
Caros transmontanos, agradeçam ao José Sócrates por esta obra. O Trapassos Coelho já não foi a tempo de desviar o dinheiro gasto no IC5 e na A4 para tapar o buraco do roubo do gang BPN/PSD.
É ISSO E O QUE AINDA HÁ-DE VIR.
Estamos todos com o nó na garganta e este pessoal anda preocupado com o nó do Pinhal/Pombal!!!!!
Sempre que agora passo e passarei na nova estrada ,bendigo Sócrates!
Volta que superas de longe o passitos de coelho!!!...
Não tenho nó nenhum na garganta, porque não votei nele,e isso é uma grande consolação!
Enviar um comentário