13 outubro 2011

Duas caras

"Quando a linha (do Corgo) foi encerrada à circulação, o Governo assumiu que era temporariamente. A verdade é que o tempo vai passando e o Governo faz o facto consumado de vir dizer agora, como estamos em grandes dificuldades financeiras, que já não se poder fazer a remodelação que estava prevista.
 (...) Ora isso não pode ser. Nós precisamos de ter investimento de mais proximidade que crie mais emprego e seja mais produtivo e investir menos em coisas onde se fizeram mal as contas e que vão provocar prejuízos de milhões e milhões de euros que nos vão custar muito a pagar nos próximos anos."

Passos Coelho, 1.º ministro de Portugal.
Em Outubro do mesmo ano, apenas 5 meses após estas palavras, um Ministro do seu executivo anuncia o encerramento definitivo da Linha do Corgo, 

Leia aqui o restante 

Antes os portugueses não aguentavam mais sacrifícios. Agora já aguentam. 
Antes era inaceitável que se continuasse o assalto fiscal. Agora já não é. 
Antes o governo não podia continuar pelo caminho mais simples: aumentar a receita. Agora já pode.
Antes tinha de se parar com o esbulho aos contribuintes com recibos verdes. Agora já não tem. 
Antes o fim das deduções em despesas em educação e saúde eram um ataque à liberdade de escolha. Agora já não é. 
Antes estavam a destruir a classe média. Agora já não estão. 
Antes o contexto internacional era desculpa de incompetentes. Agora não há dia que não falem dele.

Aqui

1 comentário:

mario carvalho disse...

Governo vai desactivar parte da linha do Oeste e do Alentejo
14 Outubro 2011 | 21:26
Alexandra Noronha - anoronha@negocios.pt

O Governo vai desactivar o serviço ferroviário de passageiros na linha do Alentejo entre Beja e a Funcheira e o serviço de transporte de passageiros na Linha do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz.

Além disso, segundo o Plano Estratégico de Transportes (PET) a que o Negócios teve acesso, serão desactivados o serviço de passageiros da linha do Leste, da linha do Vouga da linha de Vendas Novas.

O transporte de mercadorias mantêm-se nestas zonas sendo os serviços assegurados por alternativas rodoviárias. Serão ainda desactivadas linhas que se encontram suspensas desde 2009 (Tua, Tâmega, Corgo e Figueira da Foz).

As ligações internacionais também serão alteradas. Será levada a cabo a “reestruturação do modelo de exploração dos serviços ferroviários internacionais Lusitânia e Sud-Express, até ao final de 2011. O novo modelo de exploração, através da Linha da Beira Alta, mantém os tempos de percurso para Madrid e realiza o transbordo para Paris em Valladolid, ao invés do actual transbordo nos Pirinéus, permitindo equilibrar financeiramente este serviço, actualmente deficitário em 7 milhões por ano”, diz o PET.

Deste modo, “em resultado da medida anterior, proceder-se-á à desactivação da Linha de Cáceres, na qual apenas circulam comboios de passageiros do serviço internacional Lusitânia”.

Serão ainda descontinuados os serviços rodoviários prestados pela CP.

conclusão:

No Tua nem linha, nem transportes alternativos

afogue-se tudo