O monumento megalítico é o centro de um espaço místico, espiritual, onde podem ser encontradas explicações para muitas das questões que se colocam sobre o nosso passado, as angústias do presente e nele deveremos projetar o futuro. Desconhecer esta realidade é também desconhecer-mo-nos a nós próprios, a nossa verdadeira identidade e desprezar o que verdadeiramente interessa.
Todos os participantes ficaram com vontade de repetir novas experiências e verificar o que permaneceu do que fomos naquilo que somos.
Um grande bem haja para o extraordinário veiculador de cultura, o P.e Bernardo que nos enriqueceu intelectualmente e proporcionou momentos de partilha e desfrute difícil de igualar.
A anta é uma fechadura que ali está para quem é quiser abrir. Não faltam muitas outras fechaduras no concelho de Carrazeda... Sempre que temos a felicidade de as abrir, deparemo-nos com um reino maravilhoso.Um reino cheio de passado e é por aí que podemos e devemos projetar o futuro.
1 comentário:
Alguns problemas pontuais de saúde impediram-me de estar presente nesta feliz e oportuna iniciativa que também tinha sido pré-combinada comigo. Não pude estar e por isso apresento aqui as minhas sinceras desculpas ao grupo e muito especialmente ao P.Bernardo que, parafraseando o José Mesquita, é um (verdadeiro) veiculador de cultura. Haverá próximas iniciativas como esta e conto ter mais sorte e saúde para poder conviver e colaborar.
h. r.
Enviar um comentário