06 agosto 2011

Primeira auto-estrada em Bragança abre na próxima semana (JN)

O primeiro troço de auto-estrada do distrito de Bragança abre no final da próxima semana e vai ter desde logo portagens com o mesmo sistema electrónico das ex-SCUT, segundo disse o director geral da concessionária.
 
foto Eduardo Pinto
Primeira auto-estrada em Bragança abre na próxima semana
O sistema de cobrança será electrónico
 
O Distrito de Bragança só agora tem em construção as estradas estruturantes reclamadas há décadas e deixará de ser, a partir do final da próxima semana, o único do país sem um quilómetro de autoestrada.
Mas para a população local poder experimentar a nova via vai ter de pagar porque o primeiro troço a ficar concluído será portajado com preços que variam entre sessenta e cinco cêntimos (veículos ligeiros) e um euro e sessenta e cinco cêntimos (pesados), de acordo com Rodrigues de Castro.
O director geral da concessionária, a auto-estradas XXI, explicou à Lusa que o troço em causa são os nove quilómetros da Auto-estrada Transmontana correspondentes à nova variante sul de Bragança, que o contrato de concessão já previa portajados por terem como alternativa o actual IP4.
Segundo disse, este troço da nova auto-estrada, que ligará Vila Real e Bragança, e a variante sul de Vila Real, ainda em construção, continuam a ser os únicos portajados no contrato entre as Estradas de Portugal e a concessionária.
Rodrigues de Castro garantiu que "ainda não houve qualquer alteração ao contrato", pelo que, até ao momento, "não estão contempladas mais portagens nesta autoestrada, apesar de o anterior primeiro-ministro, José Sócrates, já ter anunciado a sua introdução.
daqui

Sem comentários: