26 agosto 2011

Pensar dos leitores: Ora digam lá de Vossa Justica...

É pena que se aproveite este e outros espaços do género não para exercer a crítica construtiva mas muitas vezes para a maledicência, pura e simples.
Porque não tecer comentários sobre a forma como decorreu o Festival?
A organização cumpriu o seu papel?
Os espectáculos foram bons ou maus?
O que falhou? De que forma poderemos melhorar? É isto que se impunha fazer.
Também valha a verdade que muitos dos que aqui comentam nem sequer se dignam a assistir a esta ou àquela actividade.
Por vezes, vêem de longe e por isso têm sempre uma perspectiva distorcida da realidade.
Mas. como já dizia o poeta, mal ou bem, o que interessa é que fale(a)m de nós.
O que revela que estamos vivos e de saúde!
Mesmo assim, a esses e a outros, sempre lhes dizemos que, na nossa perspectiva, é claro, achamos que muito e bom se fez ao longo destes 6 dias.
Não é fácil, uma instituição como a nossa ir realizando este evento, contra ventos e marés, com cada vez menos disponibilidades, por motivos pessoais, profissionais e outros.
Por isso, achamos que, apesar de todos os contratempos, conseguimos reunir forças, (boas) vontades, acrescentando a participação de jovens e estamos de parabéns por, mais uma vez, apresentarmos um FARPA 2011 que não desmereceu de outros, conseguiu reunir um conjunto de bons espectáculos, alguns bastante acima da média, variados, como sempre foi timbre do Festival, com cada vez maior e melhor participação de público.
E tudo isto com poucos meios, numa pequena (grande!) aldeia com pouco mais de 200 habitantes.
Não é isto que deveria ser mencionado e apreciado?

Ora digam lá de vossa justiça… 

(anónimo a propósito do FARPA)

15 comentários:

Anónimo disse...

Os falsos alarmes ou rebates na consciência sempre algo nos dizem para que pelo menos minimamente possamos alertar para novos comportamentos de "cá" e de "lá"!
As "piadinhas" saloias, também estas de "cá" e de "lá" ajudam muito ao desencontro, ao fatal presságio que conduz a nocivos modos de vida local!
"Não devemos desejar mal ao vizinho porque o nosso pode vir pelo caminho"...
No meio disto tudo, em causa sempre esteve para muita gente:"Quem é o melhor aqui?"
Esta míngua de pensamento, esta máxima sócio-cultural local, no Pombal, sempre estiveram presentes, infelizmente!
A inveja, essa formidável soberba que sempre em Pombal sobreviveu à custa do atraso, à custa da miséria e da subserviência barata, que tanto se escondeu sob tantos falsos cultos que de poderosos apenas tinham a invocação do "primo" tem levado a este desencontro, a esta inimaginável possibilidade de alinhamentos pessoais corretos...
Quando hoje os falsos moralistas se apresentam aqui a dizer que até sabem quem escreve isto e aquilo, devem imaginar também que do tal outro lado também se adivinha quem escreve o contrário, ou seja já não há parvos das décadas de 30/40/50 em Pombal!
A sugestibilidade apontada como referência no texto, a colaboração do achado melhor para fazer no futuro, o ver de perto e não de longe, para criticar construtivamente, é uma ideia "brilhante" mas não como uma acusação já continuamente gasta!
Pois então, quando outros fizeram e muito, com as posses que tinham, qual era o comportamento dos que agora expandem um raciocínio tão educado, tão cheio de princípios, tão ao consoante do entendimento necessário?
Porquê então recriminar agora contra outros que também foram no seu tempo, trabalhadores, honestos, corretos, respeitadores?
Claro que promover o entendimento é a forma mais correta de uma vivência civilizada!
Depois de tudo, de quem há-de partir uma iniciativa que não esconda ódios ou superioridades que de tão infelizes e despropositadas, sempre levaram Pombal à divisão das pessoas?
Ainda hoje meu/minha cara(o) amiga(o), não precisa muito de procurar em Pombal de onde nesceram as tais lamentáveis divisões sociais de um povo que era tão solidário!
O decalcar hoje em Pombal essa "brilhante" fórmula do passado que tanto e tão dramaticamente perjudicou a aldeia, parece-me uma aberração da natureza!
É preciso conhecer essa interessante história que muitos, bem posso compreender, desejam esquecida e outros, quiçá, escondida!
Outra coisa será, com honestidade, abertura, diálogo franco, de forma superior, todos juntos, e já agora em espírito de União,Igualdade e Fraternidade Pombalense, ENCONTRAREM-SE!
Deixe-se portanto de unilateralidades filosóficas como que os bons serão vocelências e os outros são todos maus!
Afinal todos havemos de ser bons, UM DIA!

mario carvalho disse...

felicito o JA Mesquita pr aqui colocar este tema

Carrazeda precisa de quem faça melhor .. não de quem "sabe muito"
(pensa ele)

cumprimentos

mc

ps colo aqui parte do comentário ao tema

http://pensar-ansiaes.blogspot.com/2011/08/perola-do-patrimonio-concelhio.html

.....



à freguesia de POMBAL e a todos os seus habitantes , naturais e visitantes .. os meus parabéns (humildes mas sinceros).. Parabéns pela organização, pela capacidade e sobretudo .. pela CORAGEM de serem capazes de fazer .. contra tudo e contra todos... os incompetentes e invejosos...

Sigam pf a máxima:

- ACEITAMOS SUGESTÕES DE QUEM FAZ MELHOR.. NÃO DE QUEM SABE MUITO

Cumprimentos à freguesia do Pombal

mario carvalho

Sáb Ago 13, 09:28:00 PM

Anónimo disse...

Ó senhor Mário, por favor! Então. para fazer melhor não se precisa de saber mais? Deve-se fazer melhor, sendo mais parvo, subserviente e ignorante! Como? Isso era no tempo da Outra Senhora. E torno-lhe a si o conselho: deixe de fazer sugestões sobre aquilo que não conhece. Quando fala de inveja, quem é que não vê? Nós parabenizamos a atual Direção, o que não vemos dela (ou de um ou outra elemento dela) para com as outras. Contra tudo e contra todos, diz o senhor. Contra eles próprios Organização, quando não se humildam, quando destacam um contra os outros presentes e passados Organizadores. Há alguma necessidade disso? Ou o senhor não vê?

Anónimo disse...

Pelos vistos e pelo que se consegue ler, ontem também não houve sugestões e já havia quem, do outro lado, soubesse muito...
Em que ficamos?
Sempre cumprimentos à freguesia de Pombal e POMBALENSES...eles é que sabem e não os de fora!
Deus me livre de meter foice em seara alheia. Nem a pedido!

mario carvalho disse...

Vale mesmo a pena "conversar", trocar opiniões ; às vezes acaloradas, quando as intenções são boas.. e objectivo é melhorar.

Cari senhor anónimo.. peço-lhe o favor de reler:

"à freguesia de POMBAL e a todos os seus habitantes , naturais e visitantes .. os meus parabéns (humildes mas sinceros).. "

e continuo:

"Parabéns pela organização, pela capacidade e sobretudo .. pela CORAGEM de serem capazes de fazer .. contra tudo e contra todos... os incompetentes e invejosos...

Sigam pf a máxima:

- ACEITAMOS SUGESTÕES DE QUEM FAZ MELHOR.. NÃO DE QUEM SABE MUITO

Cumprimentos à freguesia do Pombal

..............

como pode verificar não me refero a nenhuma direcção.. nem a nenhuma
pessoa .. isso não me interessa

refiro-me a todas as pessoas... fazem , dão a conhecer e bem Pombal e Carrazeda.. os outros.. os que dizem mal não sei nem me interessa ... nem quem são de onde são ... mas não devem dizer mal deles mesmo ou da sua terra .. penso eu... devem é, isso sim , fazer melhor ou colaborar para que isso aconteça.. em prol de todos.

Só assim se consegue avançar.

cumprimentos

mc

Anónimo disse...

A história que muitos desejam esquecida e outros quiçá escondida não será por acaso a do famoso livro de ouro ou dourado?.
Gostava de conhecer tão importante obra...

Anónimo disse...

É pena que efectivamente Pombal seja discutido sob a forma do anonimato por conteúdos de certa forma envenenados de onde ressalta que os interlocutores aparentemente se conhecem apesar de não se identificarem.
Mas como digo, é pena que a aldeia seja assim exposta no meio de "bazucadas" sem fim.
Apontar o dedo a membros anteriores, sejam eles quais forem, que certamente como os que agora estão fizeram e deram o melhor de si, simboliza fraqueza e falta de respeito para com quem, podendo muito ou pouco deu o seu contributo.
Será bom recordar que alguns comportamentos vertidos pelos vários títulos que visam directamente pessoas que todos conhecemos mais não fazem do que afastar estes e outros colocando em causa a sua colaboração futura. A não ser que se pense na eternidade terrena é que se pode hipotecar a cada vez menos massa humana disponível para colaborar. Mas parece haver quem assim não pense… Eu respeito…
Pessoalmente não censuro alguma vaidade quando ela vem por fruto de tarefas difíceis. De outra forma não a suporto. Trabalho, dedicação e esforço, nada disto está em causa. A bitola é que parece-me estar muito baixa, porque difícil mesmo é que todos os de Pombal, como de outras aldeias com organizações semelhantes, fossem capazes de rumar para o mesmo lado.

Assim, vaidade de quê?
Roberto Seixas

Anónimo disse...

Porque é que o FARPA este ano não terminou com uma peça de Teatro com pessoas do Pombal,podem dizer porquê?.Não seria o vosso orgulho que levou a que isso acontecesse?.
Por isto vê-se o resto.

Anónimo disse...

SENHOR MÁRIO CARVALHO AS PESSOAS SÓ DEVEM DISCUTIR AS CAUSAS QUE BEM CONHECEM, E ATÉ SOBRE ESSAS ÀS VEZES NÃO SE TORNA MUITO FÁCIL A SUA DISCUSSÃO COMO PODE VER.
PORQUE NÃO INFORMAR-SE JUNTO DA ACTUAL DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SOBRE TUDO O QUE QUE PASSOU A NIVEL SOCIAL NAS DECADAS DE 40/50 MAIS OU MENOS,OUÇA-OS E DEPOIS ENTÃO SOU EU QUE AGORA LHE DIGO-LHE A SI:-
DIGA DE SUA JUSTIÇA...

Anónimo disse...

E com este artigo que foi publicado espero que o"DEMENTORS" SE calem.
Mas é Dificil.. Gosta de Guerra pois vai te-la.

Anónimo disse...

ora ainda bem que os apoiantes da atual organizaçao manifestam o seu pensamento. aos outros chama-nos dementors, do harry potter, que eu nao sabia e tirei da wikipedia: Dementadores estão entre as mais vis criaturas que andam nesta terra. Eles infestam o mais escuro, lugares imundos, eles glória em decadência e desespero, eles drenam paz, esperança e felicidade fora do ar em torno deles ... ficar muito perto de um dementador e cada sentimento bom, cada memória feliz será sugado para fora de você. Se puder, o dementador se alimentam de você o tempo suficiente para reduzi-lo para algo como próprio ... sem alma e do mal. Você vai ficar com nada, mas o pior experiências de sua vida. "

Anónimo disse...

Lamentavelmente, aqui cheira-me a confronto (recalcamentos ?)entre duas figuras que já muito deram e podem dar ao Pombal: Vitor Paulo V Vitorino Ventura. Será? Que pena ! O Pombal merece os dois, com as duas mãos...

X pa

Anónimo disse...

E se acabassem com estes ataques uns aos outros?.
Querem os louros está bem,fiquem com eles,mas ao menos deixem a Associação para os mais novos,não se agarrem tanto aos lugares,que eu para mim não quero tais lugares,que fique bem claro.
Mas por favor, haja respeito,pois essa frase dos dementors é muito feia,isso não se chama a ninguém,mesmo que não se goste dessa pessoa.
PARA O BEM DA VOSSA TERRA.

Anónimo disse...

Quiem é este Vitorino?! Nunca fez parte de nenhuma Direção nem nunca conheço que tenha feito alguma coisa pelo Pombal! Quer-se comparar com o professor Paulo?! Nem tem comentários.

Anónimo disse...

Essa da Associação para os mais novos é boa!
Então os que lá estão não são novos?
Com 19, 20, 21, 22 anos, a maioria, são o quê?
Ainda bem que eles se vão disponibilizando pois outros não aparecem.
Além disso, as eleições existem e são livres e abertas aos sócios.