06 julho 2011

Ipsis verbis: Santana Castilho - Quanto vale a palavra...

Sob a epígrafe “Confiança, Responsabilidade, Abertura”, o programa de Governo garante-nos que “… nada se fará sem que se firme um pacto de confiança entre o Governo e os portugueses … “ e assevera, logo de seguida, que desenvolverá connosco uma “relação adulta” (página 3 do dito). Tentei perceber. Com efeito, é difícil estabelecer um pacto de confiança com um Governo que não se conhece no momento em que se vota. Mas, Governo posto, o que quer isto dizer? E que outra relação, se não adulta, seria admissível? O que se seguiu foi violento, mas esclarecedor. Passos afirmou em campanha que era um disparate falar do confisco do subsídio de Natal? Afirmou! Passos garantiu que não subiria os impostos e que, se em rara hipótese o fizesse, taxaria o consumo e nunca o rendimento? Garantiu! Passos prometeu suspender o processo de avaliação do desempenho dos professores? Prometeu! Mal tomou posse, sem pudor, confiscou, taxou e continuou. O homem de uma só palavra mostrou ter várias. Ética política? Que é isso? Confiança? Para que serve isso? Relação adulta? Que quer isso dizer?
Santana Castilho, professor universitário, daqui

17 comentários:

Anónimo disse...

Não vai publicar mas aí vai,
pois muito bem há PROFESSORES e professores...
até os ha que trabalham 3 a 4 horas por dia ...
tem uma folga na semana tem tres meses de ferias e ainda vao mal dispostos paras aulas sem que as tenham preparado...
mas tambem ha´ professores , que percorrem km são pontuais e extraordinariamente trabalhadores...
esta e´ uma pequena amostra ...
como é injusta esta democracia ...

Anónimo disse...

O enxoval de medidas que, por hora, ainda se especulam é abundante.
Entre elas, as referidas e um subsídio de natal emagrecido... x9

Anónimo disse...

A democracia só é injusta porque os fazedores de Leis são os únicos responsáveis!
Melhior exemplo: Foi Sócrates e agora é Passos Coelho!
Basta ouvir e ler o Professsor Santana Castilho!

Anónimo disse...

O primeiro anónimo que aqui "botou faladura" sobre os professores, que saberá ele de ensino, de escolas, de educação e da vida dos professores? Porque é que não fala daquilo que sabe? Não seria mais útil? Que mania esta de se porem a dar palpites sobre assuntos que se ignoram.

Anónimo disse...

COMO EM TODAS AS PROFISSÕES HÁ BONS E MAUS PROFISSIONAIS,E OS PROFESSORES NÃO PODEM FICAR EXCLUIDOS.
PORQUE NÃO PENSAM QUE SÃO OS MAIS BEM PAGOS E QUE HÁ OUTROS FUNCIONÁRIOS QUE CUMPREM OS SEUS DEVERES E SE GANHASSEM METADE DO QUE VOCÊS GANHAM JÁ FICARIAM BEM 0CONTENTES.CADA UM NA SUA PROFISSÃO TEM VALOR NEM QUE SEJA UM CAVADOR.

Anónimo disse...

NAO SEI SE SAO ASSUNTOS QUE SE IGNORAM,OU SE SAO ASSUNTOS QUE ALGUNS professores QUERIAM QUE O RESTO DOS TRABALHADORES IGNORASSEM

Anónimo disse...

E que tal acabar com todos os professores,esses malandros que ensinam as pessoas a pensar e descobrir coisas, a fazer perguntas incómodas...pois então não dava mais jeito ao PODER ter gente analfabeta que não conhecesse outro mundo senão o da "avó Josefa???" Bora lá dar esta ideia ao Passos...

Anónimo disse...

Pelo que já li não vejo que alguém aqui esteja contra os Professores,mas o que os SRS Professores querem é mais regalias que os outros funcionários públicos.Os outros sempre foram avaliados, alguns estão muito ms muito mal pagos e nunca os vi fazer barulho.Os SRS que como diz atràs um anónimo são altamente bem pagos,têm um mês de férias mas no fim acabam por gozar muito mais,e mesmo assim nunca estão contentes.
Sabem que mais, sejam os primeiros a dar o exemplo de cidadania e lembrem-se que na memória do aluno fica sempre a imagem do Professor ou dos Professores que o ensinaram a ler.

Anónimo disse...

TODOS OS PROFESSORES NAO MAS COM OS professores ANALFABETOS...

Anónimo disse...

Claro que há maus profissionais nos professores, nos médicos, nos juízes, nos trolhas,electicistas,jardineiros, assistentes sociais,assistentes operacionais...há muitos que, mesmo ganhando pouco, ganham demais para aquilo que fazem!

Anónimo disse...

Apoiado. E os prof. veteranos ganham o dobro dos que começam, como eu.

Anónimo disse...

Claro, a antiguidade sempre foi um posto!

Anónimo disse...

Então, isto é como na tropa. Não é verdado caro(a) anónimo(a)? Deixem-se disso! Quando todos exercem a mesma função e colocam nela o seu profissionalismo a todos os níveis, afinal, onde está a DI-FE-REN-ÇA?????????

Anónimo disse...

E OS PROTEGIDOS PELO INSPECTOR INDEPENDENTE...

Anónimo disse...

E TAMBÉM O INSPECTOR QUE QUERIA SER E NÃO CHEGOU A SÊ-LO. NÃO PROGREDIU. FICOU RETIDO E NUNCA MAIS LÁ FOI. ATINGIU O TOPO DA CARREIRA. JUBILOU-SE. É A VIDA!...

Anónimo disse...

E TAMBÉM AQUELE QUE QUERIA SER "I", E NÃO CHEGOU A SÊ-LO. FICOU RETIDO. NÃO PROGREDIU. ATINGIU O TOPO DA CARREIRA. JUBILOU-SE. SÃO OS TEMPOS E AS MEMÓRIAS DO PASSADO E DE HOJE.

Anónimo disse...

AGORA JÁ PERCEBO O APOIO DE ALGUNS DEPENDENTES À INDEPENDENTE...