20 novembro 2011
A queda de um anjo
A (re)ler o romance - "A queda de um anjo" - de Camilo Castelo Branco para compreender.
Será que os políticos da província se deixam corromper facilmente pelo luxo e pelo prazer que imperam na capital.
Será que o poder democrático que deveria ser fátuo e transitório dá amiudadas vezes lugar ao deslumbramento e à vã cobiça?
Duarte Lima e Armando Vara foram os dois maiores lideres distritais de Bragança, pois ocuparam as mais altas funções nos respetivos diretórios partidários. Reconhece-se que tiveram engenho e arte para o serem. Ttiveram poder e beneficiaram da função com que os nordestinos os investiram para obterem benesses em proveito próprio, resultando em acumulação de riqueza de uma forma demasiada rápida e duvidosa e estão agora implicados nos casos mais mediáticos da justiça portuguesa.
Muitos bragançanos depositaram justas esperanças nestas personalidades e vistos os resultados muitos estarão desiludidos. Investidos pelo eleitorado para defender a região e potenciar o desenvolvimento local, raramente o fizeram, preferiram criar uma rede de interesses e dependências, distribuindo subsídios, cargos, mordomias, empregos que os transformaram em verdadeiros caciques da democracia moderna, quais padrinhos institucionais, que dispõem do "farto" saco do orçamento público para distribuir o "folar" pelos inúmeros afilhados.Muitos destes ocupam cargos na administração pública, alguns em posição de destaque, outros são donos de empresas da região.
Outrora, "anjos", o seu "mais que tudo", agora, caídos em desgraça, deles não ouviremos uma palavra de defesa, de reconhecimento pela benesse. Como Pedro renegarão as vezes que forem necessárias...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
21 comentários:
e .. quantos anjos não cairam mais..?!!! e quantos tão perto de si e de mim!!!
Tantos em quem tão orgulhosamente votámos e confiámos .. eram dos nossos.. transmontanos..
PORQUE VENDERAM A ALMA AO DIABO???
PORQUE NOS TRAIRAM?
Acabaram como todos os palermas importantes.. a rastejarem sózinhos
num hospital qualquer, agarrando numa mão o frasco do soro, na outra o saco da algália, cagando de lado para um saco e olhando sempre , com olhos esbugalhados, para a porta na esperança de que alguém o venha visitar (quando todos os "amigos" suplicam a sua morte).... a única que ainda lhe faz companhia é a senhora auxiliar
que ele , sempre prejudicou e rebaixou.......................................................................................
Ainda há políticos, mas contam-se pelos dedos, que vão para a mesma para servir a causa pública. A maior parte deles vão para se servir e catapultar a posições de destaque que, de outro modo, dada a sua pequenez mental, moral, ética, e humana não era capaz de conseguire.A política deixou de ser uma arte nobre para acolher um bando salteadores e corruptos. Os resultados e as provas estão à vista. O nosso pseudo Estado de Direito devia ser mais exigente com tal gente. Mas a justiça só existe e funciona, na maioria dos casos, para quem não tem amigos, dinheiro nem padrinhos influentes.Atreva-se um desgraçado a furtar um pirolito num supermercado. O que lhe acontece? Vai logo para a prisão. Esta gente rouba milhões, que todos nós temos de pagar, e ficam absolvidos.
os ricos e os pobres ou o parecer e o ser
http://www.publico.pt/Sociedade/em-oeiras-desapareceu-uma-familia-de-camponeses-e-emergiu-uma-fraude-gigante_1521896
Em Oeiras desapareceu uma família de camponeses e emergiu uma fraude gigante
21.11.2011 - 17:01 Por José Bento Amaro
»Remonta a 1983 o início da história que agora conduziu Duarte Lima, o seu filho Pedro e o sócio de ambos, Vítor Raposo, aos corredores da Justiça, para responderem por fraude e branqueamento de capitais.
Foi nesse ano que morreram os donos dos terrenos de Leceia, Oeiras, onde os três suspeitos pretendiam ver edificado o futuro Instituto Português de Oncologia. Obra faraónica, equivalente a 45 campos de futebol, financiada com dinheiro (43 milhões de euros) de um fundo financeiro do Banco Português de Negócios (BPN), onde dois dos suspeitos tinham participação. A obra não se fez, mas o dinheiro, obtido de forma fraudulenta, foi entregue.
João Franco e Silvina Neta, donos de 45 hectares agrícolas junto a Leceia, morreram em 1983. Deixaram cinco herdeiros, que nunca se entenderam entre si, arrastando a questão até 1997, altura em que lhes bateram à porta três advogados em representação de uma empresa denominada Moinho Vermelho. Prometeram-lhes 1,5 milhões de euros pelos terrenos, verba que acabaria por lhes ser entregue em 2007. Cada um dos cinco filhos recebeu então 270 mil euros e, durante dois anos, viveram felizes e contentes, pensando ter embolsado uma maquia justa. O pior foi quando o fisco lhes bateu à porta.
Em 2009, os herdeiros viram-se confrontados com notificações que lhes exigiam o pagamento, a cada um, de 700 mil euros. É que os terrenos que haviam vendido por 1,5 milhões valeriam muito mais: qualquer coisa como 22 milhões de euros.
Faz-me lembrar o filme do "Homem Rico e o Homem Pobre": - Vara está a ser julgado por ter recebido (não roubados) uns robalos e uns míseros 10.000 €, outros dirão 25.000 €. Duarte Lima está a ser julgado, este sim, por ter roubado milhões ao BPN e no outro julgamento, milhões à Rosalina... Enfim, diferenças substanciais.
já sei que vai cortar, professor mesquita. mas já o vi aqui defender o vara, por ser transmontano. ou estari enganado?
SENTIR-ANSIAES
E ainda faltam aqui mais uns "heróis": os Loureiros (Dias Loureiro, Major Loureiro e filho), o Isaltino Morais, Pintos da Costa etc, etc.
Mas podem roubar à vontade, pois pelos vistos, a trafulhice parece que começa na própria (in)justiça, isto é, no mundo insondável dos magistrados. Ou seja, Portugal é um país a saque, onde os corruptos se passeiam e sorriem na própria televisão, para toda a gente os ver e (alguns) aplaudir!
X pa
Os transmontanos sempre se orgulharam de serem um povo diferente, onde todos confiavam em todos,até as portas estavam sempre abertas e se alguém batia às referidas portas, mesmo sempre sem saber quem era diziam de dentro,"entre quem é".
Como os tempos mudaram, nesta lindissima região que afinal é o que lhe resta,pois talvêz uma boa parte dos nossos governantes que daqui são oriundos, uns no passado outros no presente ,são aqueles que infelizmente dão a pior imagem que pode ser dada uma vêz que são todos uns corruptos e uns gatunos.Se sempre tive orgulho de dizer,sou transmontano hoje sinto vergonha.
O ANJO TRANSFORMOU-SE EM DIABO, COM A DIFERENÇA QUE O DIABO TENTA AS ALMAS, E O DINHEIRO TENTOU DUARTE LIMA.A AVALIAR PELAS IMPORTÂNCIAS O HOMEM ATÉ NEM É FRACO,PORQUE A MAQUIA ERA GRANDE.
ASSIM AINDA VALE A PENA, SÓ QUE SÓ DURA A MENTIRA ENQUANTO NÃO VEM A VERDADE.DEPOIS!...
A democacia vive dos políticos, mas são os políticos que estão a matar a democracia. Um dia o POVo farta-se!
mario carvalho em 21/11/2011 às 22:47 disse:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=HOMEPAGE_V2
DESTAQUES
Passos Coelho pede aos portugueses que não deixem de acreditar
18:44 Numa mensagem no seu mural do Facebook, o primeiro-ministro apela aos sacrifícios e diz que este é o momento de “reescrever o futuro dos nossos filhos
eu.. mcarvalho farto de acreditar ( farto de ser enganado, desiludido, explorado, gozado, espezinhado, amesquinhado, etc eyc etc… mas nunca vergado,,, porque eu sigo MIGUEL TORGA.. Parto … mas não vergo.. morro, mas em pé…
tenho duvidas.. acredito .. não acredito..
ou tudo não passa de especulação.. Passos Coelho, Eduardo dos Santos e mais uns analistas técnicos e fundamentais a tentarem levar ao fundo dos fundos
este país(conjunto de pessoas que têm uma identidade de 1000 anos )para o poderem escravizar ou
ainda vale a pena dar o benefício da dúvida????
PASSOS COELHO::: ÉS UM JÓVEM.. CONHECI-TE EM MIÚDO..
SEMPRE ADMIREI A POSTURA DO TEU PAI..
mas desculpa estou muito escaldado…
Tenho receio que faças como muitos transmontanos em que acreditámos.. orgulhosamente votámos e nos trairam… iludiram-se com os prédios altos de Lisboa..com as lampadinhas.. com as badalhocas a cheirar a chanel 5., as mordomias e os carros que fazem bruuummm. ROUBARAM-nos tudo.. a água, o vinho, as batatas, destruiram -nos as terras com as barragens, tiram-nos o pouco que D. Carlos e Salazar nos tinham dado, roubaram-nos os homens para as várias guerras.. obrigaram-nos a emigrar.. e agora
acaba, por ROUBAR TUDO e a única alternativa de sovrevivencia que o teu secretario dá aos jóeven deste teu país é .. EMIGREM?????,,, Passos Coelho..
foste tu que escolheste esse imbecil para te apoiar????
Eu estou na dúvida .. farto de ser enganado , vigarizado, trapaçado… mas …. que me resta com os meus 60 anos .. bem f didos e ref didos??? Que resta aos meus filhos e netos e aos filhos e netos de todos os verdadeiros PORTUGUESES preocupados com a sua terra..
mas… mesmo assim… prefiro acreditar que consegues e és bem intencionado .. tal como acreditei
no Lima, no Sócrates, no Almeida Santos, no Vara , na Estrela, no Morais, no Barroso, e mais numa série de pequenos palermas que devem estar com a consciencia tranquila de tudo ter feito para contribuir para o desenvolvimento da sua terra e da sua regiºao…
que apesar de ser das que mais contribui é a mais pobre, atrasada , despovoada e desertificada de toda a união europeia..
PARABÉNS A TODOS OS PAROLOS QUE RENEGARAM AS SUAS ORIGENS.(alguns qundo lhes perguntavam de omde eram ,, respondiam com voz efeminada ,, de Cascais.. E TRAIRAM TODOS OS QUE NELES CONFIARAM E VOTARAM
bem mas… mesmo assim… prefiro acreditar que consegues e és bem intencionado .
e acreditar que nao és como toda a outra gangada
Se não acreditar em ti.. é como não valer a pena.NADA
TAMBÉM NÃO TENHO ALTERNATIVA…
abraço
Duarte Lima, A. Vara e outros que mais, que têm a ver com os transmontanos?
Para ser transmontano não basta aqui ter nascido! É necessário MUITO mais.
É necessário "beber" a cultura deste povo. Vivê-la, entranha-la e sobretudo respeita-la!
... porque o homem é produto do meio onde se desenvolve!
As pessoas de que se fala jamais poderão envergonhar-nos.
Tenho a certeza que se fizessem auditorias a todos os ministérios,câmaras municipais,empresas do estado e tudo o que é relevante no que diz respeito a serviços onde entram os srs politicos,tanto eles como os seus directores e os demais iriam todos de cana,padrinhos,afilhados etc etc etc.
Só tenho pena do zé pagode que é quem paga as favas.Esses podem tirar-lhe tudo,subsidio de férias,subsidio de natal, mas pagar têm de pagar,os tubarões que recebem reformas milionárias e ainda têm um grande vencimento, mesmo assim ainda precisam de roubar é como se vê.
Foi por isso que Portugal apesar de ter recebido tanto dinheiro desde que aderiu â CEE não se desenvolveu,isto no tempo do Cavaco Silva e que mesmo assim é hoje o chefe máximo da nação a quem devemos a situação porque estamos a passar.Não é por acaso que ele fala pouco,ele bem sabe o que fêz.Agora depois da casa roubada,trancas na porta,que são os sacrificios que nos estão a impôr cada vêz mais, vão buscá-lo a quem o roubou e não o soube gastar onde ele devia ser gasto.
Como se não basta-se os malvados hão-de ser todos descendentes de TRÁS-OS-MONTES,o que deixa os transmontanos honestos envergonhados.Vivemos num país onde não há justiça,não foi por acaso que começaram por Duarte Lima sobre o caso BPN e os outros por exemplo Dias Loureiro etc etc etc.
Alguns destes conhecidos políticos desencravaram-se da montanha que os pariu, e fartos de serem maltrapilhos, pegaram numa mala de cartão numa mão e um chapéu estendido na outra e após viagem ronceira e demorada, caíram nas ruas de Lisboa à espera de um padrinho salvador que os amparasse. Foi assim que entraram na sede nacional do partido, primeiro envergonhados e tímidos, depois, passo a passo, foram subindo a longa escadaria do poder e, de tentação em tentação, de saque em saque, foram construindo um império corrupto e corruptor até se transformarem eles próprios em padrinhos poderosos, tão poderosos, que acabaram por nos empobrecer a todos e mataram o seu próprio país! Justiça? Era devolverem tudo ao Estado e recambiá-los de volta à montanha que os pariu!!!
h.r.
necessário "beber" a cultura deste povo. Vivê-la, entranha-la e sobretudo respeita-la!
... porque o homem é produto do meio onde se desenvolve!
As pessoas de que se fala jamais poderão envergonhar-nos.
Caro amigo, amigo, amigo transmontano e outros que se manifestaram
nunca mais esquecerei a sua frase
FORÇA.. VALE A PENA
mas comecem a identificar-se criem um nick (nome que permitirá saber com temos o prazer de trocar ideias
e começar a fazer sentir aos verdadeiros anónimos -- bem ou mel intencionados que não são nada
abraço
mario
gostei daquela que o vara ´não é corruptoo porque aceitoou uns míseros milhares... coitadinho! Uns trocos.
Uma vergonha, estes nossos conterrâneos! Olha que por causa do distrito nunca eles sujaram as mãos.Continuai, POVO, a dar-lhes o voto!
Rurais o carai!
Sr. MC
"necessário "beber" a cultura deste povo. Vivê-la, entranha-la e sobretudo respeita-la!
... porque o homem é produto do meio onde se desenvolve!
As pessoas de que se fala jamais poderão envergonhar-nos."
Por vezes esqueço do meu...
Jerusalém do Romeu
Grande abraço transmontano para si
Jerusalém do Romeu
mario carvalho
mario carvalho em 21/11/2011 às 22:47 disse:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=HOMEPAGE_V2
DESTAQUES
Passos Coelho pede aos portugueses que não deixem de acreditar
18:44 Numa mensagem no seu mural do Facebook, o primeiro-ministro apela aos sacrifícios e diz que este é o momento de “reescrever o futuro dos nossos filhos
eu.. mcarvalho farto de acreditar ( farto de ser enganado, desiludido, explorado, gozado, espezinhado, amesquinhado, etc eyc etc… mas nunca vergado,,, porque eu sigo MIGUEL TORGA.. Parto … mas não vergo.. morro, mas em pé…
tenho duvidas.. acredito .. não acredito..
ou tudo não passa de especulação.. Passos Coelho, Eduardo dos Santos e mais uns analistas técnicos e fundamentais a tentarem levar ao fundo dos fundos
este país(conjunto de pessoas que têm uma identidade de 1000 anos )para o poderem escravizar ou
ainda vale a pena dar o benefício da dúvida????
PASSOS COELHO::: ÉS UM JÓVEM.. CONHECI-TE EM MIÚDO..
SEMPRE ADMIREI A POSTURA DO TEU PAI..
mas desculpa estou muito escaldado…
Tenho receio que faças como muitos transmontanos em que acreditámos.. orgulhosamente votámos e nos trairam… iludiram-se com os prédios altos de Lisboa..com as lampadinhas.. com as badalhocas a cheirar a chanel 5., as mordomias e os carros que fazem bruuummm. ROUBARAM-nos tudo.. a água, o vinho, as batatas, destruiram -nos as terras com as barragens, tiram-nos o pouco que D. Carlos e Salazar nos tinham dado, roubaram-nos os homens para as várias guerras.. obrigaram-nos a emigrar.. e agora
acaba, por ROUBAR TUDO e a única alternativa de sovrevivencia que o teu secretario dá aos jóeven deste teu país é .. EMIGREM?????,,, Passos Coelho..
foste tu que escolheste esse imbecil para te apoiar????
Eu estou na dúvida .. farto de ser enganado , vigarizado, trapaçado… mas …. que me resta com os meus 60 anos .. bem f didos e ref didos??? Que resta aos meus filhos e netos e aos filhos e netos de todos os verdadeiros PORTUGUESES preocupados com a sua terra..
mas… mesmo assim… prefiro acreditar que consegues e és bem intencionado .. tal como acreditei
no Lima, no Sócrates, no Almeida Santos, no Vara , na Estrela, no Morais, no Barroso, e mais numa série de pequenos palermas que devem estar com a consciencia tranquila de tudo ter feito para contribuir para o desenvolvimento da sua terra e da sua regiºao…
que apesar de ser das que mais contribui é a mais pobre, atrasada , despovoada e desertificada de toda a união europeia..
PARABÉNS A TODOS OS PAROLOS QUE RENEGARAM AS SUAS ORIGENS.(alguns qundo lhes perguntavam de omde eram ,, respondiam com voz efeminada ,, de Cascais.. E TRAIRAM TODOS OS QUE NELES CONFIARAM E VOTARAM
bem mas… mesmo assim… prefiro acreditar que consegues e és bem intencionado .
e acreditar que nao és como toda a outra gangada
Se não acreditar em ti.. é como não valer a pena.NADA
TAMBÉM NÃO TENHO ALTERNATIVA…
abraço
...................
caro Passos Coelho... mais te valia ter continuado a jogar ao peão.. o teu pai bem te avisou...
ainda vais a tempo....
defende princípios e valores em que foste educacdo..
defende a tua terra e as tuas origens..
marimba-te para as lampadinhas e as mordomias..
não queiras cabar como os outros transmontanos Barroso, o Sócrates,como o Lima, como o Vara , como o Viegas e mais uma série de traidores da nossa terra e de PORTUGAL.. ao não acreditares nos valores que te orientarem .. não acreditarás em mais nada ... serás NADA e serás tu.... o responsável felo fim de 1 000 anos HISTÓRIA
DOA A QUEM DOER .. RESPONSABILIZA OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS ... NÃO O POVO HUMILDE QUE TE VIU COMO A ÚLTIMA ESPERANÇA..
..................
MCARVALHO
ps pelo acabei de ver na televisão .. o ULTIMATO tipo
mapa cor de rosa .. já foi dado... Inglaterra já tem preparado o plano de resgate .. caso mandes Portugal à falencia..sem julgares os culpados
isto é que são amigos Hem!..
Enviar um comentário