Segundo o Público, o número de mortos provocados pelo acidente na linha do Tua subiu para dois. Depois de ter sido adiantado que havia uma vítima mortal, uma criança, uma mulher de 47 anos acabou por ser encontrada presa por baixo da carruagem tombada, disse à Lusa o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, que adiantou que a criança morreu já no Hospital de Vila Real. Existe ainda, no mesmo hospital, um ferido em estado considerado muito grave.
A Protecção Civil (veja aqui) anuncia em comunicado que o descarrilamento provocou um morto, cinco feridos graves e 35 ligeiros. As vítimas foram transportadas, numa fase inicial para o Centro de Saúde de Carrazeda de Ansiães e pelo menos seis, dos que se encontram em situação mais grave foram reencaminhados para o hospital de Mirandela. Para o local do sinistro foram deslocados 88 bombeiros, apoiados por 39 viaturas, três helicópteros, duas ambulâncias de Suporte Imediato Vida, três Viaturas Médicas de Emergência e um Posto Médico Avançado.O presidente da Câmara e da sociedade Metro de Mirandela já disse que se trata de um dia negro para a Linha do Tua e para a região. José Silvano exige conclusões públicas rápidas sobre os quatro acidentes ocorridos na via, durante o último ano.
“Os Verdes” já deram conta de que exigem um inquérito urgente ao acidente e estranham a sucessão de sinistros ao longo do último ano.
Recorde-se que a linha esteve mesmo com trânsito interrompido durante cerca de um ano, depois de ter ocorrido um descarrilamento em 2007, que matou três pessoas.Depois abriu com circulação em regime de marcha-à-vista..Nos últimos meses foi mesmo instalado um sistema de videovigilância na linha.
26 comentários:
Antes de mais lamento o acontecimente e dou os pêsames aos familiares.
Acho que a linha do tua está a ser aquilo que os responsáveis querem que seja. Como é possivel, que em 120 anos a linha do tua tenha tido apenas 1 acidente e agora num ano tenham acontecido 4 acidentes.
Desleixo... ou vontade politica para que acabe???!!!
Desta forma será mais facil construir uma barragem sem que haja tantos encraves.
Façam um pequeno passeio a pé pela linha e vejam o estado das travessas...
Morador...
E agora Dr. Silvano????
Que tem para dizer aos transmontanos???
Não acha que a sua teimosia já custou demasiadas vidas????
Feche-se o IP4
Os meus pesames as familias, mas isto resume-se a uma sabutagem para a vinda da barragem, em 120 anos se houve um acidente como é possivel haver 4 acidentes em tão pouco tempo?
Antes de mais os meus pesames aos familiares.. agora pergunto eu sera mais facil faxer uma barragem andando a utilizar vidas de humanos.....? como e possivel 120 ano so ocorre um acidente em 1986 ou 87 e em tao pouco tempo ja sao 4.basta este acidente nao foi natural, houve mao criminosa a que investigar e punir quem anda a fazer isto..
deixem o dr. silvano....ele faz o que deviam fazer todos.
Tentem saber o porque de tantos acidentes só desde que se começou a falar de barragens.....
deixem o dr. silvano....ele faz o que deviam fazer todos.
Tentem saber o porque de tantos acidentes só desde que se começou a falar de barragens.....
deixem o dr. silvano....ele faz o que deviam fazer todos.
Tentem saber o porque de tantos acidentes só desde que se começou a falar de barragens.....
JAM tem alguma opinião sobre isto tudo?Se tem,gostava que a expusesse aqui.
JLM
A ignorancia é impressionante e como todos os ignorantes não têm vergonha
Que culpa tem o Dr Silvano em defender um património de trás os montes e um tesouro impedindo o seu roubo?
Neste país não se pode ter a coragem de dizer não pois o mais fá~cil é ir beber uns copos e ver o futebol ou as telenovelas.. a não ser que vizinho lhe roube um pinheiro ou uma galinha.. aí mata tudo e todos... Como diz o outro que adianta apontar para a Lua se os palermas só olham para o dedo.
Bem isto foi um aparte
A proprietária da linha é a CP
A responsável pela manutenção é a Refer
Aquando dos ultimos acidentes só depois de o LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil ter estudado todas as condiçoes é que o IMTT Instituto Mobilidade dos transportes terrestres deu o seu aval a que a linha fosse reaberta
AÍ e só aí é que o Dr Silvano põe os " metros " a circular para que todas as pessoas possam beneficiar de um transporte que sem ele Dr Silvano, há m uito não existiria
É a mesma coisa que o sr anónimo que culpa o Dr Silvano levar no seu carro outras pessoas e ter um acidente porque levou com uma pedra em cima .. aí os outros vão responsabilizá-lo a si porque não devia ter ido..
bem paciencia não me falta
Essa da apanha fácil (com as mãos) dos parafusos soltos na zona do descarrilamento para os exibir publicamente (qual "eureka" de Arquimedes aos gritos...) como pretensa prova real do mau estado geral da linha do Tua daria vontade de rir se não fosse uma atitude tão dramatica(mente)ingénua ao procurar mediatismo fácil, protagonismo saloio e outros "ismos"... Então porque é que não levaram também as travessas partidas pelos rodados descarrilados? Ou então, se quiserem provar que a linha do Tua está assim em tão péssimo estado, porque é que não começam logo à saída de Mirandela, em todo o percurso até ao Tua, a levantar tão facilmente com os dedos, todos os parafusos que prendem a via férrea? Por outro lado, eu fui centenas de vezes um utente assíduo desta secular via, em comboios muito maiores e mais pesados, a abarrotar de gente e nunca houve qualquer problema! E que dizer dos comboios de mercadorias com carruagens intermináveis a serpentear por todo o vale e nunca houve um único descarrilamento! E agora, uma simples mini-carruagem a circular a passo de caracol, com meios técnicos mais sofisticados e seguros, tem sofrido vários "acidentes" em apenas um ano! Será preciso ir a Roma?... Ou haverá necessidade de avaliar alguns Q. Is que por aí vão "botando faladura" para se fazerem, de alguma maneira, evidenciar? Só espero que as autoridades policiais cheguem rapidamente àquela conclusão tão óbvia...
Pela manutenção e reformulação turística da linha do Tua, pela preservação do ecossistema do vale do Tua, pelo respeito ao património construído único no mundo, pelo silêncio (mesmo que num "barulho baixinho") que não passa de um sussurro das águas ou do piar de uma águia ou do mergulho tranquilo de uma lontra...
Pelo belo, pela Natureza que nos criou e vai zelando como pode pela nossa saúde (somos bem ingratos com ela, não somos?). Por tudo isto e o mais (imensamente mais) que arte possa dizer, eu sou e estou!
hélder rodrigues
falta realmente a opinião do maior intelectual do concelho. não nos prive dela, por favor.
JAL
HR:o seu texto é literariamente belo.Assim,sim.
Perante um texto destes,que nos interessa a verdade?O belo vale,de longe,mais que o verdadeiro.Adiro à sua tese só por isso.
JLM
O que "todos" parecem querer dizer e o sr: h.r. assume embora não o diga declaradamente (não sei porquê) é que o acidente se deveu a sabotagem ou algo do género. Talvêz custe um pouco escrever isto porque quem o faça tem também que dizer quem é o sabotador...
Ora, a provavel parte interessada num acto deste tipo seria a EDP pelos motivos que todos conhecemos!
Pessoalmente não acredito nisto porque o poder é tão grande e suficiente para... que qualquer acto de malvadêz seria muito pequenino e sem razão der ser.
Só não sei é porque é que se anda à roda e não se diz tudo o que se pensa e há tantas maneiras de o dizer salvaguardando uma possível e remotissíma acusação judicial, se é que é esse o problema.
Joaquim de Melo Lima
pode não ser a edp mas alguém que pensa erradamente que vai receber milhões
Com o devido respeito, apetece-me perguntar ao sr. Joaquim de Melo Lima: porque é que neste seu comentário acaba também por "andar à roda" e não diz tudo o que pensa? Afinal, o que escreve aqui são igualmente probabilidades! E não podemos, por enquanto, fugir desse campo. Em boa verdade, quem é que poderá acusar quem? O que eu pretendi no texto anterior foi, no fundo, deixar expressa uma grande exclamação perante a incongruência de uma razão que ninguém vislumbra, apesar dos inúmeros palpites e alvitres que se vão dizendo e escrevendo em todo o lado.
Aproveito ainda para agradecer as generosas (sempre encorajadoras) palavras que me dirigiu o dr. JLM, a quem, mais uma vez, saúdo respeitosamente.
h. r.
Eu não sou nada adepto da teoria do complot mas, mesmo assim há
coincidências muito estranhas.
Desculpem o exemplo não ser português mas, se calhar até é.
Era uma vez uma costa muito bonita a que os ingleses chamaram AZUL e
que é escolhida por tudo quanto há de milionário para fazer casa
porque a existência de numerosas enseadas fechadas permite ter praia
privativa ipso facto.
Como uma nova lei do litoral impedia a construção na mata, surgiu uma
milagrosa onda de incêndios, e tão digna das preces da irmã Lúcia que
até aconteciam sempre onde andavam a planear algum empreendimento ou
palacete para magnate ou estrela de cinema.
Veio uma lei do litoral novinha em folha que alargava a zona
inconstrutível na orla marítima mas os grandes pançudos acharam que
aquilo era bom para pretos e árabes e puseram-se a obter alvarás a
torto e a direito junto das câmaras locais, todas muito inimigas do
governo da altura.
Mas o tal governo tinha pra lá umas buldosers e outras Caterpiller (ou
cortapilas como dizia a Brilhantina, minha mulher a dias) e vai de
deitar aqui a baixo. Tanto deitaram que tocaram nas cabanas dum certo
príncipe dum rochedo que há por ali, mas mais junto à fronteira
italiana mais a dum árabe que não era imigrante de primeira nem de
segunda geração, e mais um democrático ex-presidente africano.
Grande bronca, muitas manifestações dos ditos municípios no género
"querem é acabar com isto tudo, tirarem-nos o pão turístico da boca,
no tempo do General isto não se passava assim (o General substitui o
Salazar cá por estas bandas se bem que o pobre não tenha culpa
nenhuma)" e outras mimoseiras.
O governo que, ou porque era melhor que o actual ou porque se estava
marimbando para os presidentes das câmaras locais, continuou no bota a
baixo e até chumbou uma proposta da oposição para voltar ao
antigamente no que respeita à lei do litoral.
Resultado:
é aqui que a coisa se torna interessante
acabaram-se os incêndios naquela zona.
Houve outros mas para outras bandas.
Ali, no paraíso dos ricaços é que não voltou a haver.
Moral da estória:
se houvesse um governo que dinamitasse o estradão da EDP e lhes
tirasse a licença de exploração, talvez houvessem menos pedras a cair
na linha do Tua.
Tito Livio
«Ou haverá necessidade de avaliar alguns Q. Is que por aí vão "botando faladura" para se fazerem, de alguma maneira, evidenciar?». ó Diacho, porqué que o senhor professor helder rodrigues tem sempre de vexar os outros? Tem de se fazer algum exame ao QI para falar aqui? Há algum mínimo ou máximo?Francamente!
Manuel Carvalho
Desculpe, amigo Manuel Carvalho, mas nunca pretendi vexar ninguém. Faça o favor de contextualizar aquela frase no sentido geral do texto. De qualquer modo, aceito que o MC não tenha entendido bem as minhas palavras. Mas olhe que não se deve confundir a sátira com o vexame. São conceitos totalmente diferentes.
Cumprimentos.
h.r.
ou não entendemos ou foi o sr que não conseguiu explicar-se bem
ou,
não terá sido a satirizar (brincar) que o macaco f..... a mãe????
O tempo dos cegos já foi.
Sim, aceito que qualquer autor de um texto, de um quadro ou de uma partitura, possa não conseguir fazer compreender-se perante alguns receptores como o(s) do caso presente. Estou perfeitamente de acordo.
h.r.
h.r., ó menos já aceita que o problema possa estar em não se saber esplicar. já é um avanço. mas até quando?
O senhor professor hélder rodrigues diz que não vexou ninguem, só satirizou. No Dicionário Básico de Língua Portuguesa da porto editora, que o senhor deve conhecer, lê-se que sátira é uma composição literária mordaz que ridiculariza os defeitos de uma pessoa. Quer dizer que por termos outras ideias, devemos ser ridicularizados pelo senhor? E isso não é vexar? Então, o que é?
Manuel Carvalho
Mas, se posso dar também a minha opinião, o problema pode estar em quem não sabe compreender quem saiba explicar-se bem e esse, na sua ignorância momentânea, então é que nunca mais avança. Não será melhor ter a humildade de se reconhecer que nem sempre compreendemos aquilo que parece fácil de compreender?
A. Pinto
Caro Manuel Carvalho,
primeiro, deixe-me felicitá-lo por ter consultado o dicionário (coisa que nem todos têm a humildade de o fazer, ou fazendo-o, fingem que não o consultaram...). O que v. leu no dic. da Porto Editora está correcto. Mas como eu sei que v. é uma pessoa séria, só por distracção é que não leu o que lá estava logo a seguir: "sátira: obra crítica, picante, irónica ou jocosa". Está lá isto, não está? Mas este dicionário da P.E. está já bastante limitado em relação a outros bem mais actualizados, onde se podem ler vários significados para a sátira. Por exemplo: "discurso ou escrito picante ou de crítica rigorosa; ironia; mofa; zombaria; censura espirituosa", etc. etc.
Como vê, Manuel Carvalho, nunca se deve tomar um significado à letra e por isso é que eu lhe tinha pedido que contextualizasse aquele termo em relação ao sentido geral do texto que, repito, está muito longe de querer vexar ou ridicularizar ninguém, pois cada um é aquilo que é e sabe aquilo que sabe, mas deve ser sempre respeitado.
Aceite os meus cumprimentos.
h. r.
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