14 março 2006

Mentiras piedosas


Nota da redacção: Aconselha-se a quem ler “ Mentiras Piedosas” que, em cada informação, faça o “Teste do Triplo Filtro”. Deste modo ficará com uma ideia mais rigorosa da autenticidade das “mentiras”.


- A chover assim, não tarda a estar garantida a água para se ter piscinas a uso, em Carrazeda de Ansiães. Piscina Coberta; Piscina Descoberta e Novo Cemitério.

- Falando em novo cemitério foi já decidido em reunião de câmara a tabela de preços para os novos jazigos, campas e mausoléus, do cemitério. Sabe-se apenas que foi decidido propor preços “suaves”. O argumento é o de que se deseja que os falecidos tenham melhores condições de alojamento do que as que possuíram em vida. Entretanto já se sabe também que, os lugares mais cobiçados são os que permitem o melhor uso da piscina e do SPA.

- Ainda a propósito da chuva ou da ausência dela, foi tomada pela Junta de Freguesia a decisão irreversível de, não mais utilizar a Fonte das Sereias no fundo da Vila, para chafariz. Em consequência e, porque deixou de ter lógica verem-se as sereias nuas á espera do banho, foi decidido vesti-las. A este propósito ficou a saber-se que o número dos soutiens das Sereias é o Nº 38 B.

- Estatísticas recentes dão conta que a percentagem de corcundas na população carrazedense, não para de aumentar. Dados científicos confirmam que, tal se deve ao facto de a população andar a baixar-se muito.

- O concurso “Seja o Profeta da sua Terra” organizado por este Blog, está a ser boicotado e muito mal aceite pelos críticos. Por tal facto e pelo seu tom depreciativo, não estão a ser publicadas as fotografias que até ao momento se fizeram chegar. Trata-se de fotografias de répteis, aves e animais domésticos e selvagens, frutos e legumes como nabos, batatas, nabiças e grelos. Até uma alforreca já foi fotografada e proposta a concurso. O que vale é que ainda ninguém se lembrou de caricaturar o Profeta Maomé.

- Entretanto e por proposta da oposição, foi decidido promover o primeiro concurso de escultura pública de “Homenagem ás Carpideiras” da nossa terra. Trata-se de uma iniciativa original que constituirá também uma consagração a todos os que choram mesmo sem vontade.

- Rompeu-se o roteiro criado pela C.M. para divulgar o património da Vila Medieval de Carrazeda de Ansiães. Foi já decidido promover o concurso para a escolha da empresa que o vai restaurar.

- Sobre adjudicações foi já afirmado pelo nosso Presidente que não haverá Tribunal Constitucional que inviabilize a conclusão da estrada variam e respectivo acesso á aldeia de Pinhal. Efectivamente nestas obras, não vão acontecer, obras a mais não previstas nem derrapagens orçamentais.

- Tomou-se conhecimento de que a cabra adquirida pela C.M. para servir de “ bode expiatório” no caso da Obra do Museu Rural, está muito gorda e bem tratada. Como é do conhecimento a mesma servirá de repasto para os convidados quando se souber do resultado do inquérito a decorrer. Já foi também decidido que o melhor modo de a preparar será no estilo “ Cabra de Chanfana”, atendendo a que com a idade que se espera que a mesma tenha quando se lhe der uso, já estará suficientemente rija.

-Noticia do Jornal “Informativo” de 6 de Fevereiro de 2006 dava conta dos resultados constantes no Relatório Nacional de Exames. Nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, Carrazeda de Ansiães conseguia aparecer destacada pela valia das médias de aproveitamento dos seus alunos, respectivamente de 1,84 e 2,88. Aguarda-se com expectativa se os respectivos professores vão concorrer ou não, aos próximos concursos já abertos, para novas colocações. Em função desta decisão, está já prevista a realização de um grande banquete.

- Foi batido no mês passado o recorde de frequência de utentes na Biblioteca Municipal de Carrazeda. Efectivamente de 7 (sete) passou a 8 (oito) o número médio de utentes. Os responsáveis encaram com optimismo o evoluir da situação e já puseram de parte a ideia de, encaixotar os livros, á espera de melhores dias. Com efeito a riqueza e especificidade do espólio deste arquivo leva a que só os grandes investigadores acorram ao “grande centro do saber” e ali investiguem e aprofundem o seu conhecimento.
Hélder Carvalho

Sem comentários: