03 novembro 2009

Carrazeda de Ansiães só tem água para um mês

Apesar de ter chovido nas últimas semanas, ainda não foi o suficiente para afastar os fantasmas da possível falta de água em alguns concelhos transmontanos. Carrazeda de Ansiães é a situação mais preocupante.
(...)
A barragem da Fontelonga está a dar as últimas e a situação transformou-se no primeiro dossiê a ser tratado pelo novo presidente da Câmara, José Luís Correia, que tomou posse do cargo no sábado.

"É uma situação que me preocupa muito e por isso terei de falar com o responsável da empresa Águas de Carrazeda para ver como vai ser resolvida, porque não quero que falte água à população do meu concelho", adiantou, ao JN. De resto, considera que "já deviam ter sido adoptadas medidas de prevenção", até porque, noutros anos, "com a barragem numa situação mais favorável, elas foram tomadas".

O autarca frisa que, neste momento, há água suficiente para abastecer o concelho "durante um mês, o que é muito preocupante". Informação confirmada por Francisco Morais, administrador da Águas de Carrazeda, empresa privada que explora e gere o abastecimento público de água e a rede de saneamento no concelho, uma concessão que vai até 2031.

(...)
Eduardo Pinto no JN

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta triste terrinha habituou-se de tal maneira a andar p'ra trás que já não consegue andar para frente.
Construiram-se piscinas cobertas que para além de não haver dinheiro para as sustentar gastam água que não temos nem para beber. Sim porque a água que neste momento nos chega à torneira não dá para beber...

Anónimo disse...

Só é preocupante agora?
Enquanto pairou na Assembleia Municipal não era Sr. Professor?
É um excelente exemplo da escura e nebulosa visão de futuro do presidente cessante e do que agora temos.
Ex. Vila Flor: 3 albufeiras e brevemente terá a 4ª ! Ali sim, o Dr. Pimentel conseguiu ver (e não foi dificil) que a água no médio prazo será um bem cada vez mais precioso e precaveu-se!
Nem o ano 2005 serviu para abrir os olhos...
E agora? Sem água e sem dinheiro!

Anónimo disse...

Hoje, a TVI transmitiu uma reportagem sobre o assunto. Do novo Presidente, nem uma palavra...
Que pretende fazer? Que medidas de emergência estão previstas ? Está à espera do S. Pedro ?

Anónimo disse...

Vão para a barragem e verifiquem com os próprios olhos se não estão a ser tomadas medidas... tão mal dizer e nada fazer...