29 julho 2009

Fim de linha

Hoje, quarta-feira (29JUL09), no Jornal da Noite (SIC), será apresentada a Reportagem Especial: "Fim de Linha", sobre o transporte ferroviário português, de via estreita.

De acordo com a página web da SIC, que indicamos abaixo, nesta reportagem serão ainda comparadas as realidades portuguesa e espanhola; por um lado, o abandono e o desinteresse evidentes nas linhas-férreas portuguesas, e por outro, a modernização, valorização e aproveitamento de todo um património ferroviário no outro lado da fronteira, em Espanha...


http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/reportagem+especial/Artigos/Fim+de+linha.htm

Fim de linha

Há muito tempo que as linhas ferroviárias estreitas portuguesas atingiram o fim da sua vida útil.
A falta de investimento neste sector ferroviário levou ao encerramento de cerca de 500 quilómetros de linha nos últimos 20 anos. Tua, Corgo e Tâmega são o exemplo mais recente.

Na Reportagem Especial desta Quarta-feira comparamos esta realidade de abandono e desinteresse com o exemplo espanhol, onde as Linhas estreitas foram modernizadas e aproveitadas para transporte de passageiros, mercadorias e turismo.

Reportagem de João Faiões
Imagem de Fernando Nunes e João Tuna
Montagem Fernando Nunes e João Faiões

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora até pode ser tudo muito bonito. No entanto quem fechou primeiro a linha até Barca D'Alva, foram exactamente os espanhóis, obrigando na altura a CP (sendo Cavaco Silva Primeiro Ministro) a fechar o troço até Pocinho.