Fui hoje pela primeira vez, na presente temporada, à piscina municipal descoberta.
Para uma entrada de 1.13 € é difícil arranjar trocos, quando não há outra forma de pagamento que o "cash". Tenham calma. Como já aqui opinei, não sou pelos arredondamentos que sempre prejudicam os consumidores. Por exemplo, um aumento da bica situa-se sempre nos cinco ou dez cêntimos que corresponde a uma percentagem de 10% ou 20%,quando de acordo com a inflação, o acréscimo seria de um ou dois cêntimos. Mas, imaginem pagar o "cafezito" por 51 ou 52 cêntimos... as moedas pretas ficam feias junto das outras...Este aumento até aos olhos do consumidor pareceria ridículo e não se esqueça que pertencemos à UE.
Voltemos à entrada... e ao bilhete de acesso e para mais quem se habituou à simplicidade do cartão da "coberta" é mesmo um grande incómodo. Modernices de outros patrões... Fim de tarde. Quase todos regressam. Muitos jovens a "pedantes", pelo meio da estrada, sem um passeio de jeito. Um amigo e a surpresa do encontro, "por aqui?" "eu venho, você já de saída", "trouxe os miúdos e está na hora". A conversa alonga-se e sabe a cerejas. Fico a saber que habitualmente ali vem da aldeia recôndita a uma boa dezena de km. Com os filhos traz sempre uma outra criança. Um desses desajeitados da vida, com poucas posses, órfão de pai, vive com a avó. Passa parte do tempo livre com os seus dois filhos, compartilhando aventuras e mimos, e até lhe arranjou uma preciosidade, uma bicicleta. Sôfrego de tudo, neste Verão também não lhe tem faltado umas "banhocas" essenciais ao seu crescimento. Na aldeia. Uma história exemplar.
Fresco e vitaminado do mergulho, medito no nosso egoísmo de civilizados egocêntricos. Pela “janela do mundo” lá da casa assisto “impávido e sereno” à crueza das imagens da “indiferença” dos banhistas que almoçavam e apanhavam sol ontem ao início da tarde na praia de Torregaveta, Itália, a escassos metros dos corpos de duas crianças ciganas que morreram afogadas. Não saberiam nadar e ter-se-ão afogado quando foram apanhadas numa onda. Poucos saíram da praia ou deixaram de apanhar Sol.
Na tal aldeia recôndita a "indiferença" ainda não tomou conta de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário