23 julho 2008

A Outra


Vi recentemente e em duas ocasiões diferentes imagens da outra. O que vi, se bem que resumidos a alguns segundos e conhecendo-me militante, preconceituosamente avesso às novelas, foi suficiente para perceber o alcance do dito “a imagem vale mais que mil palavras”. Um voo de falcão sobre o castelo de Ansiães e um outro sobre o Douro ali pela quinta dos Canais de cortar a respiração, um ângulo bem aberto sobre a soberba casa da Selores depois, a Igreja de Moncorvo, o Santuário de Nossa Senhora da Assunção… imagens belíssimas, e aterrei num diálogo de interior em Vila Flor que aos poucos se tornou ininteligível e me obrigou a uma rápida pressão no telecomando. Zaping.
A Outra, novela da TVI e líder de audiências, tem trazido múltiplos visitantes, ditos turistas a… Vila Flor (confira aqui). O presidente do Município local esfrega as mãos de contente e dá por bem empregue “o equivalente ao que se gastaria num concerto do Tony Carreira". Ufana a vereadora local proclama "pacoviamente" que "pela primeira vez, as paisagens de Trás-os-Montes têm um lugar no mapa do país". Seria interessante uma análise sociológica em que o mapa do país são as novelas e o resto é paisagem. Fale quem saiba.
São muitos os relatos que por aí se fazem daqueles que procuram por Vila Flor, pois gostariam de conhecer o Castelo de Ansiães, ou o cais da Senhora da Ribeira. Se pagámos o concerto porque não se colocam umas placas a mostrar o sítio. Todos pagaram, porém o proveito cai todo para o mesmo lado. Invejosos da "outra"? Claro, também pagámos bilhetes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar, se os os vossos autarcas se mexessem tanto como os nossos poderiam ter mais protagonismo. Assim, os de Lisboa vêm a Vila Flor e, pelos vistos, o de Carrazeda passa a vida em Lisboa....

Anónimo disse...

http://voltacarrazedaembicicleta.blogspot.com/

Passem e comentem. Cumps