10 julho 2007

Pensar dos leitores: ANTONIO JOSÉ CARVALHO

Prezados Senhores

Apesar de residir bem longe, aqui no Brasil, em São Paulo, acompanho muitos blogs portugueses , sendo este um deles .

Aqui no Brasil o processo de privatização ou de descentralização tem sido criticado por políticos mas observo que o resultado final tem sido favorável è população que depende desses serviços .

Vou dar dois exemplos do que está acontecendo comigo mesmo aí em Portugal .

Estou a busca de Certidões de Nascimento de meu avô paterno(da região de Coimbra) e da minha mãe (aí da Região de Carrazeda de Ansiães) .

No caso do meu avô não consegui por vias normais a Certidão no Arquivo Distrital de Coimbra , mesmo pagando pela pesquisa.

Porém a pouco paguei por uma pesquisa particular e já recebi a Certidão .

No caso de minha mãe já efetuei Consultas diretas , pagas, à Conservatória de Carrazeda de Ansiães , ambas com resultado negativo . Observa-se que o empenho da Conservatória na pesquisa é pouco ou nenhum . Estou agora à busca de um pesquisador particular que vá "despertar" os Notários de Carrazeda e "ajudá-los a folhear os livros de Registro" . Tenho certeza que desta forma dará certo .

No Brasil , aqui no Estado de São Paulo, onde resido , a maioria das estradas são privatizadas e são muito boas . Em muitos estados as estradas são Estaduais ou mesmo Federais e estão intransitáveis, especialmente no Norte e Nordeste do País .

Aqui as Conservatórias são privatizadas e funcionam bem . Igualmente com o Serviço de Correios.

Já não se pode falar o mesmo da Assistência Médica Pública , que é muito deficiente . Quem tem amor à vida paga um Plano de Saúde Suplementar (Privado) .

Sobre o ensino Público temos boas Universidades do Governo , mas são poucas .

E por aí vai ....

Deixo um abraço a todos.

António José Carvalho

São Paulo - Brasil

1 comentário:

Unknown disse...

Acho boa ideia a sua de pedir ajuda através deste meio.Tem de compreender que é necessário dar elementos para efectuar o serviço correctamente.Estes dados são o nome, a naturalidade -freguesia e concelho e o ano em que teria nascido, só assim podem fazer as buscas. Aqui deixo estas ideias que lhe podem ser ùteis.