02 janeiro 2007

Médicos com alojamento grátis durante três anos

«Jovens médicos estão a ser "aliciados" a fazer a especialização em medicina geral e familiar no concelho de Baião.
A sedução parte da Câmara Municipal, que assegura o pagamento do alojamento nos três anos da especialização do curso de Medicina. O objectivo, refere a autarquia, é captar-lhes a atenção para a existência do município com o fito de lhes incutir o gosto pela localidade
(...)
Os sucessivos concursos para o preenchimento do quadro de médicos para o Centro de Saúde de Baião, lançados pela Sub-região de Saúde do Porto, "ficam às moscas". Vai daí, a Autarquia resolveu disponibilizar-se, junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, para pagar o alojamento aos "finalistas" de Medicina durante os três anos da especialização.
O Centro de Saúde participa na "operação de charme", ao orientar os estágios de final de curso, depois da unidade ter adquirido competências em Processo de Certificação de Serviços no domínio da medicina geral e familiar.
(...)
Actualmente, exercem medicina geral e familiar no centro de saúde de Baião dez médicos (incluindo a directora da unidade), num quadro 19 clínicos. Ou seja, cerca de metade da população do concelho não tem médico de família.»

Sem comentários: