05 fevereiro 2006

Freguesia em destaque: Ribalonga

Etimologia

Ribalonga é constituída por duas palavras: riba e longa, significando uma encosta íngreme e em declive que se estende longamente durante dois a três quilómetros ou então algo que está em cima (do rio Douro). Se atentarmos à origem latina “ripa” com o significado de margem, será uma margem do Douro que se estende longamente pela colina.


casa de xisto


antigo lagar de azeite


casa brasonada em ruínas


banda a tocar no largo da igreja


igreja paroquial


Fraga da Rapa


Casa brasonada

Ribalonga é uma freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães. Este concelho fica a sudoeste do distrito de Bragança, é limitado a norte por Vila Flor, a nascente por Moncorvo, a sul partilha o rio Douro com Vila Nova de Foz-Côa e S. João da Pesqueira e a oeste contempla o rio Tua com Alijó e Murça.
A freguesia está localizada a sudoeste da sede do concelho e implanta-se numa área de depressão, conhecida por vale de Ribalonga, distando dois quilómetros do rio Douro e sobre ele se debruça suavemente. Rodeada por elevados cumes de montes com encostas muito inclinadas onde surgem socalcos de vinha. É uma “longa riba” sulcada por um pequeno ribeiro que desemboca no Douro e com acentuadíssimos declives. Está situada também nas margens direita do Douro e esquerda do Tua.
O seu acesso faz-se pela EN 324 a partir da freguesia do Castanheiro do Norte por Estrada Municipal perfazendo 12 km a partir da sede do concelho.

Sem comentários: