07 setembro 2005

MENTIRAS AINDA MAIS PIEDOSAS

- Um grupo de cidadãos bem intencionados vai apresentar uma proposta a ser integrada da ordem de trabalhos da próxima Reunião de Assembleia Municipal. O objectivo é propor a candidatura da Casa do Toural a Património Nacional.
Para quem conhece, trata-se de uma casa construída ilegalmente, no centro deste espaço público e que hoje, é já um dos ex-libris da Vila.
A proposta de transformar esta obra em Monumento Nacional não tem a ver com a sua qualidade arquitectónica, mas antes, com o facto de constituir um exemplo de referência e modelo de ilegalidade. E como tal pretende-se que ascender a Monumento protegido.
Os proponentes justificam-se e defendem o projecto por considerá-lo um bom exemplo para testemunhar a incompetência, a inoperância, o desleixo, o compadrio, o mau gosto, a cegueira, o oportunismo, o consentimento, a esperteza saloia, a desresponsabilização, o incumprimento da lei, o calar e demais terminados em “ar”.
Os proponentes contam já com o apoio do Sr. Presidente de Junta que já habitou esta casa e que recebeu com jubilo esta iniciativa que, no entender dele só vem enriquecer o património construído da Nossa querida Terra.

- Desde que o Governo decretou subsidiar a preservação da espécie do Asnos, este animal tem aumentado grandemente o seu número no nosso concelho. Para recordar este honroso contributo que o nosso concelho dá para a preservação da espécie, a C. M. decidiu integrar no programa inaugural de uma das obras desta legislatura, organizar um selecto concurso/desfile desta espécie de animais.

- Inquérito feito recentemente no nosso concelho confirma a Sta. Eufémia como a Santa mais milagreira do nosso Concelho. Tal conclusão resulta sobretudo da comparação que tem sido feita dos valores recolhidos em promessas junto do seu santuário. Há já quem diga que parte deste valor pecuniário irá ser investido na recuperação da talha da Igreja onde esta Santa é a Padroeira.

- Em inquérito realizado junto das populações do concelho, a quem foi requerida a opinião sobre qual teria sido o evento cultural mais significativo do concelho. A maior percentagem de respostas reverteu para o espectáculo da Banda da Marinha em Pombal. O último evento a ser votado foi o espectáculo de António Carreira, nas Festas do Concelho.

- Foi decidido pelas Associações Ambientalistas propor a criação de uma zona de reserva em Carrazeda de Ansiães, para a preservação das espécies de mosca, mosquito e melga. O espaço foi definido na Zona do Fundo da Vila, junto á Ribeira dos Cabrais. O Presidente da Junta manifestou todo o seu contentamento e prometeu continuar a não proceder a nenhuma desinfestação anual, deste e dos outros locais da Vila onde se concentrem estas espécies em vias de extinção.

Hélder de Carvalho

Sem comentários: