29 julho 2005

A cadeira já tem dono (revisto)

Avisam-se todos os pretendentes à cadeira da coordenação do ensino recorrente em Carrazeda de Ansiães que ela já tem dono.
Ela pertence nada mais nada menos que ao presidente da Comissão Política Concelhia do PS. Esta é uma das cadeiras que tem servido de assento rotativamente a vários "boys" e conforme a rotatividade do poder - ora do PS ou do PSD. Ela tem sido motivo de lutas bem renhidas dentro de uma mesma hoste partidária e a ódios intensos e duradouros. Aqueles que têm boa memória lembrarão até algumas cisões dentro dos partidos.
Todos conhecemos os candidatos e os vários detentores do assento. São protagonizados pelos mesmos de sempre que tentam viver à sombra dos "tachos". São aqueles que dizem servir as causas públicas, mas tratam das suas vidas acumulando cargos e mordomias. São aqueles democratas que souberam criar teias de interesses e valem-se destas cadeiras para se perpetuar nos poderzinhos locais.
Esta é uma cadeira que permite um resfatelamento durante três ou quatro anos, o ano de permanência do partido no governo, sem qualquer consequência visível no panorama do ensino recorrente do concelho e que tem em mão a distribuição de uma meia dúzia, ou menos, de empregos.
O Partido Socialista local tem, até aqui andado à deriva, com uma comissão administrativa, sem direcção concelhia, e poder-se-á pensar que os pretendentes à liderança de última hora quereriam, mais que a organização do partido, um assentinho na cadeira? Que mais virá aí? Mas não deve ser verdade, pois as pessoas estão nos cargos partidários com as melhores das intenções, não o de servir-se a eles, mas às populações.
Esta cadeira não tem qualquer razão de ser, se não dar "jobs for the boys"!
Em Janeiro eu escrevia isto sobre a dança das cadeiras!

Sem comentários: