Os contratos para a construção das duas estradas mais aguardadas no Nordeste Transmontano, o IP2 e o IC5, vão ser oficializados terça-feira, em Vila Flor, pelo primeiro-ministro, anunciou hoje o Governo Civil de Bragança.
A cerimónia vai contar também com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do secretário de Estado adjunto, Paulo Campos.
O 1P2, que ligará o interior de Norte a Sul, e o IC5 que vai rasgar o distrito de Bragança, a sul, em direcção à fronteira, representam 261 quilómetros de novas estradas aguardadas há décadas nesta região.
A obra terá um custo próximo dos 700 milhões de euros, a cargo da empresa Estradas de Portugal (EP), um valor que contempla um subsídio de investimento de 46 milhões, de acordo com dados disponibilizados, na Internet, pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC).
O IP2 é o itinerário principal que há mais de duas décadas promete ligar o país de Norte a Sul pelo interior, mas no distrito de Bragança tem apenas construídos dois pequenos troços.
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A esta estrada, considerada pelo ministério de Mário Lino "fundamental para o desenvolvimento do interior de Portugal", junta-se a outra, na mesma concessão, o Itinerário Complementar nº5, (IC5), aguardado desde a mesma altura.
A adjudicação desta estrada contempla 145 quilómetros entre os concelhos de Murça e Alijó, no distrito de Vila Real, e Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfândega da Fé e Mogadouro.
Segundo dados do MOPTC, estas duas estradas, que "vão melhorar a qualidade de vida de 330 mil pessoas", estarão concluídas em três anos, em 2011.
2 comentários:
SÓCRATES CUMPRE !!!
Não podia deixar de consultar o site do MOPTC, para ver com os meus próprios olhos qual seria o traçado tão falado, qual não é o meu espanto que durante o video de apresentação pude ouvir que este IC5 iria contribuir para o desenvolvimento de vários concelhos incluindo Carrazeda, mas ao ver o traçado perguntei-me como poderia assim ser, se praticamente passa a norte do concelho, servindo sim Alijó, que já de si não está assim tão mal pois dista escassos Kms do IP4, futura A4, tal como Murça. Passa completamente a norte do concelho, ou seja para que nos serve este traçado? se houve discussão pública onde os autarcas foram ouvidos, quem defendeu Carrazeda? Ou, melhor dizendo, quem melhor se defendeu e fez valer os seus argumentos para que isto assim fosse. Uma vez mais ultrapassados pelos nossos vizinhos.
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