25 agosto 2005

Pensar dos leitores

Como não sabia onde incluir esta nota breve, e sem que seja em resposta a outrém, por uma ideia mais abrangente de mátria, tentemos ler o inconsciente colectivo revelado em sintoma nos slogans dos candidatos... à Câmara da Carrazeda. Assim, deixo as referências implícitas... Culturais tão-só.

1. O PS propõe Alexandre Dumas e a obra Os 3 Mosqueteiros. Pergunta-se: dado o pouco tempo, que parte da intriga escolherão?, o roubo da pérola do colar da rainha?, o mero uso da capa dos guardas do cardeal?, e já saberão passar ao lado do adultério implícito da rainha com o duque de Buckingam?.

Ou a proposta ficar-se-á pela versão animada de Dartacão e os três moscãoteiros?

2. A proposta do PSD é musical. Ou antes, penso que 1º concorre contra este blogue, seu verdadeiro adversário. E contra o pensar ansiães veio sentir... Esperemos que tenham lido o Erro de Descartes de António Damásio, e o sentir não seja apenas território da emoção, mas do pensamento.
Fado puro... será uma versão apenas instrumental?, ou haverá uma análise aos textos dos poetas?.

3. A ideia do CDS, pelo menos, agitou as águas. Deu ao povo aquilo que queria ouvir... O clássico dos Scorpions Winds of Change. No entanto, longe das correntes + vanguardistas do metal fundente. Bem longe de Fantomas... Não se constituirá apenas por uma passageira tempestade shakespeareana, um mero sonho de Uma Noite de Verão? Ou já teria lido o livro de Gilberto Pinto A Casa da Prelada?


vitorino almeida ventura

Sem comentários: