22 fevereiro 2015

Como Unhais da Serra, também nós: Helder Carvalho

Como Unhais da Serra, também nós

Na condição de cidadão carrazedense assisti a uma recente Reunião de Assembleia porque tinha algumas questões, que me pareceu pertinente, colocar aos nossos membros da dita.
Na devida altura e por especial favor, que eu agradeci, foi-me dada a oportunidade de expor ao Sr. Presidente da Câmara uma suscitação que se prendia com o projecto, que sabia estar a ser desenvolvido pelo município, sobre a viabilização das Termas para o São Lourenço.
Sou dos que consideram que, as Termas de São Lourenço poderiam constituir uma mais-valia económica para o nosso concelho se fosse potenciados os seus recursos. Nesse sentido achava eu que seria de todo o interesse as pessoas inteirarem-se dos planos que a autarquia tivesse para implementar e apoiar potenciais interessados em ali investir. Propus então que se tornasse público e divulgasse o processo em andamento e, assim abrir a todos a discussão deste projecto.
Fui esclarecido pelo Senhor Presidente. Disse-me que tinha assumido pessoalmente liderar todo o processo, que o tinha estudado profundamente e que este corria às mil maravilhas. Se quisesse conhecer algo de parecido com o que se projectava fosse a Unhais de Cima apreciar as instalações de turismo termal lá existentes.
Dispensavam-se pois outros “parteneres”ou “opinion makers”. O processo seguia já a sua velocidade de cruzeiro, tinha a conduzi-lo o seu piloto natural. O sucesso vinha a caminho.
Rejubilei. Fiquei tão assombrado com a eficácia e convicção propaladas que acreditei que ninguém mais fazia falta ou acrescentaria para o êxito do fenómeno.
 A partir daqui pus-me a sonhar. Imaginei uma autarquia capaz, auto-suficiente a investir e a construir com sucesso este “ projecto pin”, a diversificar e fazer render o seu “know how”, enfim, a liderar empresarialmente, pelo menos na industria turística da região. Visualizei a obra feita em função dos meus projectos de futuro reformado. Vi-me esticado na marquise a experimentar uma massagem delicadamente realizada por uma funcionária autárquica entretanto reciclada, após o banho sulfuroso. Tudo para curar o reumático que virá.
Entenderão agora porque me sinto preocupado com as notícias que dão conta dos entraves que põem ao projecto, já avançado. É tudo para nos tramar. Sim porque eu não acredito que o projecto não tenha sido estudado e dimensionado com a certeza de ser inserido no lugar certo. Também não acredito que não se conheçam as regras que regem o REN nem o parque natural para ali entretanto unanimemente aprovado e autorizado por todos. Estou convencido de que o Senhor Presidente há-de conseguir com a sua vontade indomável, a sua força política e o apoio incondicional de todos os carrazedenses, se necessário, convencer os nossos ambientalistas da Agência da bondade do nosso projecto. Da minha parte, é nos seus braços que eu ponho toda a minha crença, já que o meu contributo dispensado de outro modo, se resume ajudar a pagar as despesas com os meus impostos.
Estou em crer que bastará exibir as competências ganhas na área e manter a convicção com que respondeu às minhas dúvidas em reunião de Assembleia, para destroçar os demónios que agora irromperam e que só nos querem fazer mal. Sou dos que confiam e acreditam na capacidade e na vontade indomável do nosso timoneiro para levar para diante, contra ventos e marés, a demanda a que se propôs. Que nunca lhe falte o crer e o querer.
 Afinal de contas se foi concretizado o Projecto de Unhais, porque não havemos de ter também nós o nosso.

(Entretanto vou seguir o conselho do Senhor Presidente. Vou ver se conheço o complexo termal de Unhais da Serra, para ter uma ideia de como vai ser o nosso).

Helder Carvalho

Sem comentários: