09 agosto 2013

NO JOGO ELEITORAL...GANHA.. ANALISE. VEJA POR SI.


QUEM QUER QUENTES E BOAS?!!....

                                                                          QUENTINHAS!....
 Amigos. Já saiu o sorteio das listas partidárias  e concorrentes - às próximas Eleições Autárquicas - que o Tribunal Judicial da Comarca de Carrazeda expôs, para consulta de todos os interessados.

Como cidadão independente e a viver neste concelho, onde nasci faz algum tempo, pois adquiri a categoria de sénior, fui consultar as ditas listas e, desde logo surgiu esta vontade de partilhar convosco alguns factos felizes, na minha modesta opinião.

Das 19 freguesias que constituíam o concelho de Carrazeda de Ansiães, antes desta Reforma Administrativa do – já famoso e conhecidíssimo Dr. Relvas – Ficou o concelho limitado a 14 freguesia. E que,  não são poucas. O mesmo é dizer que ”A montanha pariu um rato”.

Porém, e depois de uma análise atenta e cuidada às tais freguesias em jeito de prognóstico, aqui fica o palpite, assim: - À União de freguesia de Amedo e Zêdes, concorrem 3 listas a rapaziada do PPD/PSD; o CDS/PP e o PS.- O ideal seria que ganhasse o candidato do PS, porque representa a aldeia de Zêdes, que tem mais habitantes que o Amedo. Porém é preciso estar atento à velha raposa, quiçá lobo - o candidato do CDS,- que anda nestas andanças já há algum tempo. Mas ainda assim arrisco votar no candidato do PS.

À União de freguesias de Beira Grande- Selores e Lavandeira concorrem 2 listas o PPD/PSD e o PS. O ideal seria que o CDS entrasse para baralhar as cartas. Porém na sua ausência tem do candidato do PS trabalhar e muito para convencer os eleitores, que votem nele, pois os da lista do PPD são velhos dinossauros da política,- há uma mistura da Beira Grande com os das Selores - que não sabem fazer outra coisa e desta vez o PPD/PSD ainda vai ganhar. Surpresa é que tal não aconteça.

À União de freguesias de Belver e Mogo de Malta, concorrem 3 listas o PPD/PSD; - o CDS e o PS. Quer pelo desgaste natural dos anos a exercer o cargo, quer pela concorrência o PPD/PSD não vai lá chegar desta vez. O CDS/PP tem o papel de dividir os votos do colega PPD e claramente, pelas ideias e frontalidade de acção é o candidato do PS que vai ganhar.

À União de freguesias de Castanheiro e Ribalonga, concorrem 3 listas o PPD/PSD – o CDS e o PS. Aqui o povo unido, não vai deixar passar a mensagem do dinossauro e do politico mais antigo do concelho, falo do Sérgio de Castro, -mesmo disfarçado a concorrer em 2º lugar. Pelo que entre os candidatos do CDS e do PS o povo vai certamente apostar no candidato do PS, mais idoso e conhecedor dos problemas da freguesia. Com um pouco de trabalho  e exposição do que pretende, é sem dúvida o PS o vencedor.

Na freguesia de Linhares concorrem 2 listas O PPD/PSD e o PS. Aqui a luta vai ser difícil, porque existe outro nome que é conhecido na política e não só. Porém para grandes males, grandes remédios e há sempre telhados de vidro. Se o candidato do PS, com a idade que tem, a experiência da vida e o que já aprendeu e viu, pode usar a verdade e apresentar factos que são do domínio público e vencer nas urnas a arrogância, e o poder. Aqui os palpites só no fim do jogo, porque o povo é quem mais ordena e merece respeito e esclarecimento.

Na freguesia de Seixo de Ansiães concorrem 2 listas o PPD/PSD e o PS. Aqui verificamos que a dificuldade do PPD em arranjar um candidato foi tanta, que teve de recorrer aos suplentes na reserva. Assim o candidato do PS, tem oportunidade de mais uma vez vencer o adversário. Sem dúvida vamos acreditar que é com trabalho e pelo trabalho feito que se ganha e não com falsas e vãs promessas. Eu aposto aqui no candidato do PS.

Na freguesia de Vilarinho da Castanheira, concorrem 3 listas o PPD/PSD, - o CDS/PP e a CDU. É  importante  a presença da CDU, há a possibilidade efectiva, de dispersão de votos e tornar mais séria e justa a eleição em causa. O PPD a jogar em casa, apresenta uma equipa caseira, familiar e que muitos criticam pelos métodos da idade média, na sucessão dinástica dos cargos. A contrariar tal hipótese do desagrado de alguns, temos o CDS, que vai honrar os seus eleitores e vencer dignamente esta luta, acredito que sim e aposto no CDS.

Na freguesia de Pombal de Ansiães, concorrem 3 listas o PPD/PSD – o CDS/PP e o PS. Nesta freguesia ainda tenho lá uma costela na pequena aldeia de Paradela, que nas últimas eleições deu a vitória ao PPD. Porém, aqui e agora é importante destacar o papel do CDS que apareceu para ser o fiel da balança e, mesmo sem hipótese de ganhar é relevante e importante. Vamos ver se o meu amigo Carlos Fernandes e a sua equipe, conseguem dar a volta. Aqui palpite só no fim do jogo, mas nada está perdido e a esperança é a última a morrer.

Na freguesia de Pinhal do Norte, concorrem 2 listas o PPD/PSD e a coligação Pinhal para todos.

Amigos leitores, eu defendo que nas nossas aldeias, onde a população cada vez é menor, é um exemplo digno a seguir a criação destes movimentos em defesa da sua terra. Assim, sinceramente espero que ganhe a coligação O Pinhal para todos e dou os parabéns ao mentor da iniciativa o meu amigo Miguel Benjamim.

Eu saúdo a população das aldeias de Fontelonga; de Marzagão; de Parambos e dos Pereiros, freguesias que deram um exemplo digno de união, de solidariedade, de fraternidade entre todos os seus habitantes. Parabéns aos habitantes destas 4 aldeias, que uniram esforços, que se entenderam e elegeram legitimamente os seus representantes. E, aos futuros presidentes da junta de freguesia destas aldeias, deixo uma palavra de aviso, que não decepcionem quem os elegeu, quem em vós confiou deste modo democrático e legítimo. Os partidos políticos que tirem as suas ilações. Não valia a pena concorrerem porque o povo, não queria. Que belo exemplo e que infelizmente não está em todo o lado. Um dia virá que o Presidente da Câmara e os deputados que nos governam, são eleitos pelos movimentos de cidadãos livres que escolhem os melhores, sem ser preciso ìr à disputa de votos e dos interesses partidários que o povo alimenta.  Há pelo País muitos exemplos destes, e felizmente que a  moda  já chegou ao nosso concelho.               

 9/08/2013

29 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Parabéns Sr.º Manuel Pinto, está a ficar o verdadeiro Professor Marcelo Rebelo de Sousa do concelho de Carrazeda. O concelho precisa de massa crítica, gente como o senhor. Mas permita-me alguns reparos, não fez referência a freguesia que eu julgo ser a mais importante. E então a freguesia de Carrazeda De Ansiães? Se bem sei tem dois candidatos do CDS-PP na corrida á freguesia, por um lado muito bem representado pelo jovem Ricardo Simão e por outro (…) José Alberto que fez até parte da concelhia do CDS-PP local (…). Mas cada um sabe de si.
Outra coisa que tem sido lamentável e muito lamentável mesmo é a forma como o atual presidente está a fazer já a sua campanha. Alguém me esclareça sff, dos presidentes que o concelho teve após o 25 de Abril quantos deles falaram mal ou enxovalharam o presidente anterior? Será que o atual presidente de camara não consegue, ou não tem mais argumentos? O camara de Carrazeda tem as contas controladas? E que mais valia tem isso para o concelho?
O concelho de Carrazeda está entre os concelhos mais desertificados do nosso país, isso sim, já me preocupa. E o que foi ou está a ser feito para inverter essa tendência?

Luís Monteiro disse...

É um comentário assertivo, feito, em alguns casos, sem grande conhecimento de causa. Enquanto cidadão deste concelho despovoado e em morte cerebral, estou cansado, farto e exausto deste executivo. Tenho pena, imensa pena, que não haja candidatos independentes. Anseio pela mudança, mas eles sabem controlar a massa idosa. Já diz o povo: com papas e bolos se enganam os tolos... Temo que daqui a 4 anos tenhamos deixado de ser concelho e sejamos um lugar qualquer entre o douro e um planalto. Nada espero de bom do candidato do PSD. Foi o PSD que condenou o nosso concelho ao abandono ao longo de décadas. Seremos um imenso bairro do Iraque ou então um povoado de indigentes búlgaros ou romenos daqui a uns anos?! Pedia que quem escreve os artigos tivesse mais cuidado com a ortografia...há ali uns erros bastante incómodos. Luís Monteiro, Ribalonga

. disse...

Caríssimo Amigo Manuel Barreiras Pinto:
Obrigado pelo seu artigo, não obstante deixe que expresse aqui a minha recatada opinião sobre o seu conteúdo relativamente a Belver e Mogo de Malta:
Como deve entender, a política a mim, nada me diz, apenas quero juntamente com as pessoas que me acompanham levar o meu/nosso projeto até ao fim. O nosso projeto é basicamente criar uma forma de vida mais digna para as pessoas que vivem nesta União de Freguesias.
Quer ganhe ou não, serei a mesma pessoa, mas com uma diferença:
A União de Freguesia de Belver e Mogo de Malta não será a mesma até aqui!
Connosco no Executivo ou no Deliberativo, (em ultimo caso) vamos “lutar” por uma Verdadeira Politica TRANSPARENTE, virada para as pessoas, porque são estas que dão vida e alma à localidade onde Vivem.
A nossa política Transparente resume-se ao sinónimo de quatro simples palavras:
Trabalho, Rigor, Competência e Dedicação, são estas as linhas pelas quais pretendemos construir uma União de Freguesias mais unida e com vontade de trabalhar em prol da sociedade.
O candidato do PS
C.M. Fernandes

Anónimo disse...

todos dizem o mesmo por isso o assinar como candidato do ps ou doutro qualquer , não faz a diferença.

"A nossa política Transparente resume-se ao sinónimo de quatro simples palavras:
Trabalho, Rigor, Competência e Dedicação, são estas as linhas pelas quais pretendemos construir uma União de Freguesias mais unida e com vontade de trabalhar em prol da sociedade.
O candidato do PS"

Preocupem-se em saber o que é que as pessoas precisam e o que podem fazer para as ajudar .. Depois façam tudo por cumprir .. não fujam para Lisboa , tirar cursos tortos de direito, nem vão para Paris à custa dos pais, tirar cursos de politica para virem fazer comentários na televisão paga por todos à custa do pão que não comemos, do trabalho que não temos e dos medicamentos que não compramos.

MUDEM AO MENOS O DISCURSO:::

Que prometem, assumem a responsabilidade e pagam se falharem, ou que vão trabalhar co0mo voluntários, ou seja não recebem , nem vencimento nem ajudas de custo e como é serviço publico ainda pagam, porque o que estão a fazer é por amor à terra e isso não tem preço

Anónimo disse...

Triste terra a minha....
que mais me irá acontecer! A coisa anda mesmo baixa, o que se passava nas aldeias, agora é na vila! será que tem a ver com vinda dos presidentes de junta para a câmara?

Anónimo disse...

Este anónimo de "sáb Ago 10, 11:13:00 PM" deve ter, desculpe-me a frontalidade, um umbigo grande...
Se a maioria do povo português pensasse como ele, o que seria de nós, TODOS?!
O voluntário é apenas coisa bonita de se ver e de aplaudir, mas essa função cabe, ou caberia ao Estado tomar conta...
Se o amigo(a) é voluntário(a), será problema mais de pai e de mãe
ou será mãe ou pai ricos!
Então uma pessoa já não pode dizer coisas, quer seja na política quer seja onde entenda propor-se?
Essa agora!

Anónimo disse...

podem dizer o que quiserem

só que já poucos vos levam a sério

. disse...

Caríssimo Anónimo de: "sáb Ago 10, 11:13:00 PM"
Como deve entender, eu não me escondo, por de trás do anonimato, e sabe porquê? Porque sou frontal no que digo e mais objetivo nas minhas ações.
Ao contrário de si, e atendendo ao fato de comentar como anónimo, deve ter algum receio em ser reconhecido para não ser “atacado” objetivamente, ou perder o lugar na sua cómoda poltrona.
Acrescento ainda: a grande parte dos autarcas das freguesias deste nosso concelho, foram eleitos sem apresentar ao povo que os elegeu um programa de trabalha, de ação, ou melhor as suas ideias para desenvolver a freguesia e dar uma melhor qualidade de vioda às +essoas que nelas vivem, (isto no tempo das vacas gordas). Trata-se/tratava-se de um lugar que é/era passado de geração em geração, como de uma simples herança se tratasse.
Agora vem o amigo dizer que o meu pensamento é igual aos outros. Tenha lá paciência! Não deve julgar as pessoas de ânimo leve. Deixe-as trabalhar, e o tempo encarregar-se-á de fazer a verdadeira análise e juízo de valores.
Pelo simples fato de o Povo estar cansado de políticos sem cumprimento da palavra, surgiu esta nossa Candidatura. Fique atento para ver!
Termino procurando: O amigo terá uma galinha de ovos de ouro? (porque é voluntário em tudo o que faz), ou será, que é sobrinho do Tio Patinhas?
Desejo-lhe Bons e refinados comentários.
C. M. Fernandes (candidato do PS por Belver e Mogo de Malta)

Anónimo disse...

Talvez valesse a pena ver se ainda alguem Vos liga, a Vós e aos candidatos........
Lamento muito que já nem independentes apareçam.....

Anónimo disse...

Caro Candidato

eu faço parte do tal povo anónimo que os senhores querem convencer a votar, como fazem há 40anos


Prometem tudo e mais alguma coisa sem explicarem bem o quê , para que não sejam responsabilizados pelo descalabro , a ruina , abandono e fome, a que levaram a região e o país

se como votante anónimo ,de quem se lembram só quando mendigam o voto,para continuarem a usufruir de mordomias à custa do empobrecimento da região , despovoamento e desertificação, me levantei do sofá e tive a coragem de desabafar e sugerir uma forma de ser diferente e o candidato reage como se estivessemos numa ditadura e com raiva de não me poder deter ou exterminar, sugiro que repense a sua atitude e a sua ambição politica
isto é extensivo a si e a todos os candidatos que prometem um mundo novo em cima do vosso império

é melhor calarem-se porque pode o povo, querer um mundo novo a sério,já dizia o António Aleixo.

Aceitem o povo como ele é , não o hostilizem só porque se manifesta

Respeitem-no porque que é a ele que tudo prometem e ele é que vos paga para cumprirem a vossa "palavra"

Anónimo disse...

A candidatura independente já apareceu há 4 anos atrás, mas o povo quis continuar a vestir laranja, por isso que é querem?! Tenhamos paciência...a grande aldeia de Carrazeda de Ansiães é já ali... Mas com estes actores politícos no palanque, também não se pode esperar mais, infelizmente.

Anónimo disse...

Esse grupo de independentes a que alude o "dom Ago 11:18", deve ser daqueles grupos à "ramalho eanes"...

Anónimo disse...

em vez de imitarmos só telenovelas, fio dental e gosto pela "bunda" imitemos também a transparencia, trabalho rigor e dedicação prometido, embora ninguém saiba muito bem o que isso significa a não ser os candidatos.

mais uma sugestão:

POLÍTICO QUE NÃO CUMPRIR PROMESSAS DE CAMPANHA PODERÁ SER PRESO! HAJA CADEIA!

http://edelsonfreitas.com/portal/noticias/politico-que-nao-cumprir-promessas-de-campanha-podera-ser-preso-haja-cadeia/


mas como na Suiça , a alimentação e hotel , paga por eles

Anónimo disse...

o autor do comentário do (dom Ago 11, 10:57:00 PM), deve estar mal de vida ou então é uma pessoa descontente com tudo o que é politica barata, Não?

Anónimo disse...

"O PPD a jogar em casa, apresenta uma equipa caseira, familiar e que muitos criticam pelos métodos da idade média, na sucessão dinástica dos cargos."

Gostei deste comentário, porque sou habitante desta freguesia, e sei o que se está a passar, é uma vergonha, até ameaças a pessoas já houve, entre outras...os habitantes receiam que hajam represálias, toda a gente um dia precisa de uma instituição que se chama lar de vilarinho, para bom entendedor meia palavra basta......

Anónimo disse...

mas vocês não se convencem que com esse terror e essa cobardia, nuca vão precisar de um lar?! Não chegam a essa idade. Nem de cemitério precisam
basta uma vala comum ou um forno crematório num país qualquer para onde emigrem nem que seja para debaixo duma ponte em Lisboa ou no Porto; Noutro país qualquer, nem que seja o dito irmão,ou amigo de peniche, nem debaixo da ponte vos deixam dormir ,são pontapeados.Antes de preocuparem, egoisticamente, pelo lar com vista , torturenta, para as vinhas do senhor, preocupem-se em mudar tudo para bem dos vossos filhos e netos,
morram com dignidade, não a cagarem-se todos , cheios de pastilhas e sem saberem quem são nem de onde são.

Anónimo disse...

Isto que o senhor diz não é só no vilarinho, é em todo o concelho. Ameaças, filhos a serem penalizados pelas atitudes liberais dos seus progenitores, senhas distribuídas nas festas para beber um copo, em troca de um voto. O filme repete-se. Venha quem vier, só vemos da parte dos laranjas atitudes deste género, talvez porque quem orienta estes homens (políticos) é sempre a mesma pessoa, pretos, mestiços e bajuladores.
Tenho dito...

Anónimo disse...

infelizmente as laranjas são podres, as rosas murchas e cheias de espinhos, as setas a apontarem para a bola não sei de quem, a foice e o martelo de quem já não sabe para que servem e outros que nos fazem promessas, traduzem bem o estado a que isto chegou , como dizia o corajoso e bem intencionado, meu amigo Salgueiro Maia

Anónimo disse...

Ameaças e represálias...o filme repete-se e como poderia ser diferente se os atores e os métodos são sempre os mesmos?Quem não é bajulador do poder nesta terra e na Câmara Municipal não vai a lado nenhum.Como explicam a vergonha que são as listas do psd? Analisem -nas bem e abrirão a boca de espanto!Famílias inteiras, pais e filhos e até netos, numa sucessão dinástica que era suposto não existir em democracia. E o mau exemplo vem de cima, pois ao atual presidente não lhe bastando controlar os funcionários da Câmara, não pode deixar que outros mandem no lar do Vilarinho, na Junta, na Banda filarmónica, nos Zíngaros...e o seu silêncio e revolta compram-se facilmente com gordos subsídios, dinheiro dos contribuintes, nosso, para alimentar o séquito, que é cada vez
maior, mais subserviente e perdoem-me a franqueza,quanto mais ignorante melhor, porque assim não questiona, não contradiz, não pensa...com estes atores e estes métodos, quem, a não ser os que dependem da gamela, se identificam com esta gente? E admiram-se depois que o Concelho esteja cada vez mais despovoado (todos divididos porque este poder assim o quer,dá-lhe jeito) de onde quase todos(exceto os bajuladores)anseiam por sair?
Ah! e o boletim municipal?Um primor!Pura campanha eleitoral à custa do nosso dinheiros.Desculpem o desabafo, mas é o desalento total.

Anónimo disse...

o manel é o maior!

Anónimo disse...

que eu saiba o voto ainda é secreto cada um vota em quem quer. As pessoas dias 29 vão escolher o melhor para elas.

Anónimo disse...

PSD = PARTIDO FAMILIAR
VIVA OS TACHOS, OU SERÁ MELHOR CHAMAR DE GAMELA, PORQUE AS FAMILIAS SÃO GRANDES.

(BASTA VER AS LISTAS)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Estas cantigas de escárnio e mal dizer, continuarão a ser características de uma idade que se repete de 4 em 4 anos.
Todos sem exceção querem ir ao pote. O resultado de toda esta algazarra é que o pote vai deixar de existir, e nesse dia os poucos que restarem lamentar-se-ao das oportunidades que não aproveitaram.

Anónimo disse...

"que eu saiba o voto ainda é secreto cada um vota em quem quer. As pessoas dias 29 vão escolher o melhor para elas.
qua Ago 14, 02:55:00 AM"

Como?! O voto é secreto?! Pelos vistos há 4 anos no Vilarinho não foi bem assim... Até boletins de voto saíram da assembleia de voto para serem distribuídos pelas carrinhas carregadas de velhotes vindas do lar lá da terra. Um regabofe só possível neste terceiro mundo em que estamos...

Anónimo disse...

Tudo muito normal, a não ser que as críticas vão só para os PSD. Será que os PS e os CDS-PP são uns santinhos ou estão aliados? Eu não concordo com algumas coisas que está a fazer o PSD, nomeadamente na minha terra, Vilarinho, pois além da sucessão dinástica, o que o sr. prof. josé luís correia, fez, em relação ao ainda presidente da junta, junto dos responsáveis da empresa onde aquele trabalha, tentando uma intimidação, é um golpe muito baixo, pois hoje um emprego é o que mais importante um pessoa alcança, mas como as ações ficam para quem as pratica, só espero que dia 29 tenha a paga.
O tangerina

Anónimo disse...

ideias

https://www.youtube.com/watch?v=C_dn9qAnBjI


https://www.youtube.com/watch?v=C_dn9qAnBjI

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=FmtX93l9chI