04 maio 2013

Acabar com o quintal e a horta

A estrutura económica e financeira do atual mundo rural é construída em dois pilares fundamentais: a parca reforma de subsistência e a atividade agrícola para consumo próprio e venda de alguns produtos para compor o orçamento, isto é, ajudar a viver com mais dignidade.

As novas diretivas governamentais, com a implementação das novas obrigações fiscais para o setor agrícola, estão a destruir esta estrutura que se pode considerar perfeitamente aceitável do ponto vista social. Todos os agricultores com atividade comercial vão passar a ser obrigados a declarar o início de atividade e estão sujeitos a IVA se obtiverem um rendimento anual bruto superior a 10 mil euros (perfeitamente atingível se juntarmos a reforma auferida). Têm ainda de passar fatura de todas as transações comerciais.

O resultado vai ser o abandono desta atividade da nossa gente do mundo rural, com prejuízos pessoais e de toda a sociedade: os produtos hortícolas autóctones irão deixar de estar disponíveis ao consumidor de proximidade, os produtores verão diminuir a sua qualidade de vida, o mundo rural ficará mais deprimido e pobre. Vai acabar o cultivo do quintal e da horta, e a apascentação dumas "cabeças" de gado.  O que prova que o legislador nacional e europeu desconhece esta realidade mista de desenrasque, amor ao trabalho e à terra arável.

Temo que esta "espiral" fiscalizadora a breve prazo queira taxar a horta do quintal e a cerejeira do jardim. 

17 comentários:

mc disse...

caros amigos

eu não sou muito de me preocupar com entretantos.. por isso vou logo aos finalmente

Admira-me como é que este tema ... altamente preocupante para a grande maioria dos carrazedenses que votam.. não mereça o mínimo comentário .ou preocupação das forças vivas ou meio mortas da região e dos responsáveis locais.. ao contrário da diminuição do número de freguesias, da extinção das camaras , dos tribunais ou até do avião que levava "bocelencias" de Bragança a Lisboa , subsiado por todos nós.

Acreditam que a grande maioria dos pequenos agricultores que enche a pança aos senhores ...não tem internet nem computador (porque a maior percentagem de freguesias do concelho nem internet nem rede de telemóvel têm porque não justificam o investimento segundo as operadoras) nem saberão ler muito bem.,
..o que interessa é que saibam por a cruz na mão, na rosa ou na chaminé,,,..?

Agora, se aniquilarem estes corajosos resistentes que, muitas vezes com avançada idade, têm a capacidade de se auto - sustentarem e sustentarem mais uma série parasitas … terão alguém para votar .. ou para justificar alguma coisa ???

Pensem nisso ..
se os responsáveis locais se preocupam em defender os seus interesses e mordomias, têm de defender os interesses daqueles que neles confiam … enquanto houver alguém…

Fernando Gouveia disse...

O que é curioso é que a condenação da República Portuguesa no Tribunal de Justiça se deveu ao facto de os agricultores portugueses, pelo facto de estarem isentos de IVA, não poderem deduzir o IVA que tenham pago nas compras destinadas à sua produção, a chamada compensação forfetária. O Tribunal de Justiça, dando razão à Comissão Europeia que propôs a acção contra Portugal, entende que esse facto distorce o preço final dos produtos vendidos, porque inclui o IVA qua os agricultores pagaram para adquirir os factores de produção.

O Governo pode, se quiser, estabelecer um regime de informação mínima, sem exigir aos agricultores demasiadas declarações e diligências.

No que respeita à sujeição a pagamento de IVA no caso de rendimentos superiores a 10.000 euros, deve notar-se que o termo "rendimentos" é impróprio e causa confusão. Não se trata dos rendimentos globais do agricultor, mas sim do volume de negócios da exploração agrícola. Assim, se um agricultor tiver uma pensão de aposentação de 10000 euros por ano, isso não tem nada a ver com o IVA.

mario carvalho disse...

caro F Gouveia


Muitos agricultores idosos estão a

a "arrendar " as explorações a outrem

por sugestão de terceiros ou não.

como está dentro do tema coloco-lhe esta questão


Se estes arrentários colectados, retirando algum rendimento do vinho de beneficio ou de subsídios,,, perderem o seu trabalho noemal , por conta de outrem , têm direito ao subsídio de desemprego ou não?

ubrigado

mario carvalho

Fernando Gouveia disse...

Meu caro Mário de Carvalho: A sua questão é boa, mas teria de estudar o assunto. Fala-me de arrendamento e depois coloca uma questão de "empregados por conta de outrem". Trata-se de empregados por conta de outrem que passam a ser arrendatários e deixam o emprego?
O facto de eu estar "dentro do assunto" deve-se apenas à leitura do acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia, acessível a qualquer pessoa

http://eur-lex.europa.eu/Result.do?code=62010j0524&Submit=Rechercher&RechType=RECH_celex&_submit=Rechercher

Um abraço.

mc disse...

A questão anterior foi colocada ao F Gouveia ou a qualquer pessoa interessada em colaborar e esclarecer
os muitos preocupados.. porque não aproveitar este blogue para demonstrarmos que estamos todos solidários ?

....................

Curiosamente ao mesmo tempo que destroem e desestimulam os agricultores a sério... gastam milhões em programas para cativar agricultores virtuais... tipo farmville... ou hortas nas varandas e na banheira de casa.compradas nos centros comerciais .Modas que passam e que quem ganha são sempre
os mesmos.. pois quem compra nem sabe que tem de regar ou mesmo distinguir a raíz da folha.. mas como é moda

sugiro a leitura

http://agricultoresdesofa.blogspot.pt/


Os novos agricultores de sofá ..lol

mario carvalho

mc disse...

Caro F Gouveia

Obrigado

A questão foi colocada num debate e as respostas foram dúbias.. pelo que será de esclarecer .. embora nesta fase .. penso que certezas ninguém assune

Fica é o alerta a todos

Mais especificamente

supondo que alguém tem vinhas de benefício e algum subsídeo dw área ou RPU e como já tem um avançada idade .. não está para se colectar

então cede ou arrenda a um familar ou amigo que tem um emprego por conta de outrem

Essa pessoa , acumula então a actividade de empresário agrícola com a de empregado por conta de outrem

a firma despede essa pessoa ou vai à falência..

Estando ele colectado como empresário , terá direito ao fundo de desemprego?

Esta questão levantou muitas dúvidas mas alguns técnicos foram perentórios a dizer que não..

e se assim for o risco é grande pois por € 500 ou 1000 de benefício pode perder-se muito mais..

Fica a dúvida

outro aspecto é o do IVA ... se o valor do rendimento for inferior aos 10 000 tem que se pedir isenção ou então é problemas..

... mais uma vez obrigado

eu vou tentar informar-me melhor e depois transmito

um abraço

mario carvalho

J.Pinto disse...

Combatam isto porque vem ainda pior. Estamos na era dos monopólios. depois da energia e transportes, agora a água e as sementes! Querem tirar à população o maior triunfo da humanidade, cultivar os próprios alimentos.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57589&op=all

Anónimo disse...

Há pessoas que só se preocupam em defender as formas de vida sem futuro!devemos tolerá-las enquanto constituem modo de vida de quem já está na reta final,mais nada que isso.
JLM

josé alegre mesquita disse...

Se não defendermos todas as formas de vida, mais tarde ou mais cedo todas perecerão. E quais são as formas de vida com futuro? Enumerá-las e ter certezas é uma presunção a que não me atrevo. Se alguém o faz, está mais perto do erro. Porque a vida, como diziam os gregos é uma roda. Umas vezes em cima...

Anónimo disse...

Encontro-o em todo o lado:no facebook,aqui... Tudo morre,meu amigo,quanto mais as formas do que morre:A vida.Formas de vida com futuro são as que permitem uma vida mais avançada(tecnologicamente).Para este meu juízo não me baseio em certezas mas,como sabe,em probabilidades,e,por isso,pode sair furado.Se não se atreve a jogar com as probabilidades,é um problema seu.
E os gregos já lá vão há 2000-3000 anos.
JLM

mc disse...

Caro JLM

Que futuro pode desejar quem , pela idade , está tão próximo do céu ou do inferno... ou quem não acredita, ,.. debaixo da terra ou cremado???!!!

O Futuro é dos jóvens e a nossa obrigação é ajudá-los , orientá-los, e irmos com a certeza de que eles ficam melhor que nós..

INFELIZMENTE OS FACTOS DEMONSTRAM O CONTRÁRIO..

mc disse...

Como não sou bruxo, não vou prever o futuro... falo da minha experiencia de vida e transmito-a

cump mário carvalho

sugestão



Os 10 Mandamentos da Terceira Idade.

1º – Não se aposente da vida para se tornar a praga da Família. A vida é
atividade e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo. Não
despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.

2º - Seja independente e preserve a sua liberdade mesmo que seja dentro de
um quartinho. Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta
dos pés para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.

3º - Mantenha o governo da sua própria bolsa. Ajude os seus filhos
financeiramente, na medida das suas posses; reserve uma parte para
emergências e lembre-se que um filho ambicioso pode ser mais temível que
um inimigo.

4º - Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os
familiares de cuidados, como se fossem flores. Se a sua memória estiver
falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das
suas vidas e compartilhe com eles a alegria de estar presente.

5º - Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível. Não seja um
daqueles velhos relaxados, que exibem caspa na gola do paletó e manchas
de gordura na roupa que revelam o cardápio da semana. Nunca despreze o
uso de água e sabão.

6º - Seja cordial com os seus vizinhos. Evite implicar-se com o latido do
cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do
rádio. Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes
morarem distantes.

7º - Cuidado com o nariz e não se intrometa na vida dos filhos adultos.
Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos
para cometerem oa seus próprios erros.

8º - Fuja do vício mais comum da velhice, que é a “presunção”. A longa
vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da
jornada tão ignorantes como no início dela. Deixe que a “humildade” seja
a sua marca mais forte.

9º - Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e
inconveniente. Lembre-se que toda paciência tem limite e que não há nada
mais desagradável do que alguém desejar a sua morte.


10º - Não seja repetitivo, contando a mesma história três, quatro, cinco
vezes. Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a
passagem para o futuro.

(Adaptação de “Compreendendo Melhor Como Viver a Terceira Idade, na Opinião da Terceira Idade”, do Dr. Conceil Corrêa da Silva)

Anónimo disse...

Caro MC:Pensei que estivesse fulo comigo e afinal até me dá bons conselhos.O seu primeiro comentário não o percebi bem.Não pode ser um pouco mais claro?
Eu acho que os meus conselhos não são nada aproveitáveis.Por isso,deixei de dá-los.
Muitos dos seus conselhos já não são postos em prática pelos velhos pela simples razão de que já não têm cérebro capaz de o fazer.
Há dias em que me parece que já é esse o meu caso.
Sei que MC terá de certeza o seu juízo perfeito até aos 100 anos e que tem o céu garantido.As boas pessoas como o senhor vão sentar-se,de certeza, à direita de DEus-Pai.
Cumprimentos cordiais,apenas amáveis ou simplesmente de circunstância.Como queira.
JLM

mc disse...

Caro JLM

Fulo ? Não, estava era triste porque pensava que o senhor tinha ficado fulo e nunca mais nos daria o prazer da sua companhia neste blogue em que todos são importantes e imprescindíveis.. senão o José Mesquita fica sòzinho, no blogue e por este andar .. também em Carrazeda .

O meu juízo estará perfeito até aos 100 anos.. essa a grande vantagem da idade avançada... nós não julgamos e somos felizes .. os outros é que nos julgam.

Quanto ao comentário em que não me expressei correctamente.. pretendia dizer que talvez a preocupação com o futuro deva ficar para quem ainda tem a vida pela frente.. nós temos de viver o dia a dia, conviver, comer e beber e.. seguir um pouco os 10 mandamentos enquanto não somos obrigados a ir a correr mudar a fralda!!!LOL!!!

porque,(nós) quem acreditar em Deus o "futuro próximo" é o Céu ou inferno.. e quem não acreditar é o pó resultante de ser enterrado ou cremado.

No meu caso particular , penso que só ainda não fui chamado por uma questão de ciúmes ou logística , não sei bem, de quem está sentado no meu lugar..LOL .. bem espero não estar a cometer sacrilégio .. é tudo uma brincadeira.

retribuo

Cumprimentos cordiais,apenas amáveis ou simplesmente de circunstância.Como queira.

mario carvalho

ps Não prescindo é,,, de honrando o passado, melhorando no presente , para que se honrem de nós no futuro

evoluindo mas preservando a nossa identidade


Anónimo disse...

Sabia que hoje o teria aqui à minha espera.E,surpresa,foi suave comigo.Obrigado.E até nem discordo do que diz.Só duma pequena coisa:acho que o além ou será o céu ou o inferno - ou apenas o pó.Uma coisa para uns outra para outros,não dá para entender.A existência ou não seja do que for não está dependente da crença ou não dela.À vontade do freguês é que não pode ser.
Os meus humildes cumprimentos.
JLM

mc disse...

caro JlM

Já nos estamos a conhecer melhor (no virtual)..

Como eu sou muito pragmático em relação a muitos aspectos da vida e demasiado sensível em relação a outros

sugeria

VAMOS DEIXAR DE MONOPOLIZAR O BLOGUE

e

começar a tentar estimular os nossos conterraneos a participarem activamente na discussão das suas preocupações ,para que dificuldades e oportunidades em Carrazeda de Ansiães sejam conhecidas , debatidas e aproveitadas no sentido do benefício de toda a comunidade local, banindo de uma vez por todas
os estúpidos argumentos dos "falhados e preguiçosos" que eu tanto "DETESTO":

que é que havemos de fazer??? !!!Eles é que MANDAM...

" São os CÃES GRANDES"""""

ao mesmo tempo que "raivosos" e felizes balbuciam entre dentes e sempre a ver se está alguém a ouvir:

Que se " cozam" só perde quem tem


E que outros , com responsabilidade por serem lideres de opinião local .. ou pensam que são ..e conhecendo esta realidade .. preferem abandonar tudo e emigrar .. para não terem chatices e depois renegarem as origens ..

É esta atitude de fuga que leva à extinção das espécies mais fracas e menos preparada.

ESPERO QUE ACEITE O REPTO .. ASSIM COMO TODOS OS QUE VERDADEIRAMENTE SE PREOCUPAM COM A SUA TERRA E ORIGEM NO SENTIDO DE LHE AGRADECER TUDO O QUE DEU...

não no sentido de a continuar a chular nesta fase em que está doente, deprimida, e DESILUDIDA.. embora continua a dar tudo... oxigénio (ar puro).. o melhor azeite, o melhor vinho, as melhoress batatas e legumes, os melhores frutos e sobretudo .. os melhores seres humanos .. do mundo

abraço

mario carvalho

ps . Caro JLM .. não seja humilde ..

NUNCA..

UM transmontano é o que é..

e mesmo forçado a ajoelhar... ATÈ parece que está de pé.


ps1 como muitos sabem .. não releio pois isso retiraria a genuidade

Espero uma reacção positiva da comunidade de Carrazeda interessada na defesa dos seus próprios interesses

mc disse...

Desemprego na agricultura aumenta 53% em apenas três meses

09/05/2013

Segundo os números divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em comparação com o último trimestre de 2012, os primeiros três meses deste ano apresentaram um crescimento 37,5 mil de desempregados à procura de um novo emprego (4,6%).

Apesar de o sector dos serviços ser aquele que mais contribuiu para o aumento do número de pessoas sem trabalho, lançando mais 19,1 mil pessoas para o desemprego neste período (mais 4,1%), a agricultura, pescas, caça, produção animal e florestas foi, de longe, o sector com o maior aumento relativo.

Em apenas três meses, os desempregados com origem neste sector aumentaram 9,4 mil (53,1%). Ao longo de 2012, até vinha seguindo uma tendência descendente, tendo disparado agora no virar do ano.

No que diz respeito à indústria, o desemprego com origem nesse sector cresceu 3,6%, com mais 11 mil pessoas à procura de um novo trabalho.

Os números publicados hoje pelo INE mostram que a taxa de desemprego nacional aumentou de 16,9% para 17,7%, afectando já mais de 950 mil portugueses.´

...............

Como é possível ??!!

Num país em que diz que há pessoas a morrer à fome ... não haja uma estratégia agricola .. antes pelo contrário .. parece que se estimula
o desaparecimento do sector a sério , para se desenvolver o sector das hortas virtuais...na varanda.. apadrinhadas pelas grandes superfícies com interesses dúbios ..

energia, água e sementes ..

........

Caro José Mesquita.. agradecia que não publicasse o meu anterior comentário

obrigado