08 outubro 2011

Corta que eu deixo

Carrazeda pode ficar apenas com uma freguesia
O distrito de Bragança poderá perder quase dois terços das freguesias com a reforma administrativa que o Governo quer concretizar até ao final de 2012. Das 300 freguesias que existem actualmente deverão ser extintas cerca de 200, por falta de habitantes.

O documento apresentado, na semana passada, pelo primeiro ministro estabelece três níveis para a organização territorial. O último nível, que se aplica à maioria das freguesias do distrito, estabelece um número mínimo de 500 habitantes para cada freguesia rural e pelo menos mil habitantes para as urbanas. Com dimensões para integrar o primeiro e segundo níveis só as freguesias da Sé, em Bragança, que tem mais de 20 mil habitantes, e a freguesia de Mirandela, com mais de 15 mil habitantes.

No interior vamos mais uma vez levar por tabela perante a o silêncio e a apatia dos nossos autarcas.

Lembra-se que o Memorando de entendimento entre Portugal, Bruxelas e o FMI prevê a redução significativa do número de câmaras municipais e juntas de freguesia até Julho de 2012, porém reduzir o número de municípios não parece interessar, para já, ao governo.

18 comentários:

Anónimo disse...

E se calhar até uma freguesia é demais!
Quero ver os "mamões" e/ou os seus defensores a começarem a berrar!
Ora esperemos para começar a ver aqui as queixinhas!

Anónimo disse...

Cortar já municípios? Veem aí eleicões...e quem pode mexer nos interesses dos presidentes de câmara que é quem dá depois a força ao governo? Viram os Prós e Contra na RTP1? Viram os representantes dos presidentes de junta e dos presidentes de câmara(Fernando Ruas) cada um a dizer, sim cortar, sim, mas cortem nos outros que nós não gastamos mal o dinheiro, fazemos caridadezinha às pessoas...Mas se a troika viesse ver os desvios das Câmaras e das juntas de freguesia todas do país...

Anónimo disse...

Sim vai acabar-se a caridade pois na altura das eleições era vê-los distribuir sacos cheios de comidinha para o povo e alguma da simpatia também se vai acabar...eles (presidentes de junta) tem sempre as juntas fechadas, nunca lá estão, passam-se semanas sem lá porem os pés (também não têm o que fazer é verdade, já estamos fartos de ver o dinheiro gasto em caminhos), então bora lá fechar as juntas e acabarem com os tachos e as dinastias!

Anónimo disse...

Meus caros

Documento verde da Reforma Administrativa Local

--- Página 25 ---

Ora leiam la com mais atenção a coisa em vez de lerem o Mensageiro de Bragança e a entrevista do menos esclarecido Paulo Xavier. :)

Presidente da Maior Junta de Freguesia do Distrito.

Situada no centro de Bragança que só fechando as portas desta dava para poupar mais de 2000 euros mensais só no vencimento do autarca.


\GF

Anónimo disse...

Ora aqui vai,

Bem mais fácil ainda... para quem opina sem ler ou sem se informar.

Deixo-vos aqui o video... nem é preciso terem a maçada de verem o video todo, basta das 35:25 às 36:40.

http://www.youtube.com/watch?v=wTMzRUZTnOM&feature=player_embedded#!

É que como diz o Miguel Relvas "há muita gente que fala sem saber".

Bem agora para TPC terão de saber quantos habitantes teve cada Freguesia no censos 2001 e agora nos censos 2011.

Assim já podem ter uma opinião mais formada e fundamentada.


\GF

Anónimo disse...

Carrazeda fica sem freguesias porque a única com dimensão para ser freguesia é a da sede do concelho e,por essa razão,deve desaparecer.
Fica por ora apenas com o município,até ao momento em que o município,ele próprio,se transformará em freguesia de um outro concelho.
JLM

Anónimo disse...

Ainda bem que se acabam as juntas de freguesias ao menos assim acabam-se os tachos,acabam-se as guerras e as inimizades.Mas depois quero ver quem levanta o braço para defender os interesses da sua freguesia.Se já agora que até eram pagos pouco faziam e o que faziam ainda era para os amigos e compadres, continuo a dizer que quero ver quem depois são os carolas lá dos seus sitios.
Decerto que não vão andar de porta em porta a perguntar às pessoas se precisam de alguma coisa,ele é o andas!...

Anónimo disse...

Preparem-se... O Município de Carrazeda será um dos que terá que despedir funcionários.
Iniciemos desde já o debate e para primeira ideia comece-se por despedir um dos conjuges dos casais que ali trabalham. Acho que a ter que acontecer será justo!

Anónimo disse...

Normalmente sou leitor do espaço, nunca me tinha manisfestado a escrever o que quer que seja. Acho que não fica bem ao gestor do blog publicar comentários onde esteja implícito uma alcunha ligada a uma personagem bem ou mal querida pelas pessoas da vila. Se vai mencionar membros afectos à vida política tem muito que fazer.
Acho que o gestor do blog deverá retirar o comentário publicado em Ter Out 11, 04:54:00 PM.

Anónimo disse...

Mas que despeçam apenas todos os/as incompetentes que lá trabalham a começar pelo (primeiro)poucos lá ficam.Só que se calhar não vão por competências,e o mais certo é dar-se o inverso.
Como eu vou gostar de ver essa guerra e muito mais,porque se até aqui... daqui para a frente...

Anónimo disse...

Que bom!Voltemos ao antigamente, sem presidentes da junta remunerados, e veremos então, quem ama de verdade a sua freguesia!? No meu tempo os presidentes da junta viviam do seu trabalho, eram lavradores e agricultores...e alguns,bem se governavam!...As suas casas e os seu património via-se crescer, tal qual como agora.INSPECIONEM -SE OS SERVIÇOS TODOS!

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo das 02:o8:00
Temos que admitir que,de um modo geral,os medíocres são mais obstinados na conquista de posições,por isso vai haver guerra!...Alegre-se.
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência,que às vezes,fico pensando que a burrice é uma ciência." António Aleixo

Anónimo disse...

Um desafio para o mais dos ilustres gestores politicos carrazedenses:
- Analisem-se as mais diveras variáveis e respondam, com clareza, se a câmara municipal tem condições de suportar o encargo mensal, aproximadamente, de 180 funcionários, face à população que serve.

Anónimo disse...

E AS NOMEAÇÕES POLITICAS DE ACESSORIA,COMO É QUE VÃO FAZER?.

Anónimo disse...

Para serem correctos será por esses que devem começar.
Já estou a ver o pc e aquele outro senhor a pensarem como vão dar a volta ao refogado.
Façam como o ex recorram à Santa Casa da Misericórdia,à Associação de Comerciantes ou então procurem num outro concelho,quem sabe não encontram,como os de fora vêm para cá os de cá também podem ir para fora...
Toda a gente queria um lugar na Câmara,hasteavam as bandeirinhas para depois fazerem a cobrança do tacho,agora é que vamos ver o gosto da iguaria.

Anónimo disse...

Nessas não cortam, já se vê!Esses sim, são os incompetentes, mas como se vergam a todos os mandos dos políticos...
E aos deputados, também cortam o subsídio de natal e férias, ou não? é que se é para todos, devia ser mesmo para todos....e o exemplo deve vir de cima!

Anónimo disse...

Mais uma vez cá estamos nós a Vermelho......

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=501901

Anónimo disse...

Não é "acessoria"; mas sim "ASSESSORIA". Valeu, caro anónimo(a)???