23 julho 2011

O mais jovem bispo do país inicia pontificado no distrito de Bragança


O Padre José Manuel Cordeiro, de 44 anos, vai ser o novo bispo de Bragança. O novo bispo pertence ao clero da diocese. Nasceu em África, mas cedo veio para a aldeia de Parada, concelho de Alfândega da Fé, onde se estabeleceu com a família.cFoi ordenado padre na diocese de Bragança-Miranda em Junho de 1991. Era à altura da nomeação reitor do Pontifício Colégio Português em Roma.O anúncio coincide com a renúncia do bispo D. António que completou 75 anos, o limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico para apresentação da resignação.

O jovem bispo é o mais jovem elemento do episcopado católico português. Entre 1991 e 1999 foi pároco, formador no seminário da diocese transmontana e capelão do Instituto Politécnico de Bragança, e de 1999 a 2001 frequentou o Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma, obtendo a licenciatura em Liturgia, disciplina em que se doutorou no ano de 2004, naquele instituto.O futuro bispo foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado reitor desse estabelecimento, cargo que ocupava até hoje. Em 2004 iniciou a carreira docente no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo e em Novembro de 2010 o Papa Bento XVI nomeou-o consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Ao dirigir o Pontifício Colégio Português mantido em Roma pela Conferência Episcopal Portuguesa para facilitar a realização dos estudos de especialização e pós-graduação, mostra a sua consistente formação. Desta estrutura de ensino saíram dezenas de bispos quer para o território português, quer para os PALOPs. Olhando o seu percurso, conclui-se que conhece muito bem o distrito e toda a estrutura da Igreja, o que aumenta a expectativa para o seu pontificado. A sua juventude, muitas vezes sinónimo de pouca preparação, negada pelo seu percurso, é uma vantagem num distrito a precisar de toda o empenho e força para apoio a obras de solidariedade cristã, papel primeiro da Igreja numa região envelhecida e empobrecida.

1 comentário:

Unknown disse...

Pensar - ansiaes e um espaço cultural aberto a todas as ideologias e religioes. Ao novo Bispo de Bragança -Miranda em meu nome pessoal e da Fabrica da Igreja de Santa Agueda, desejo felicidade e alegria no desempenho das suas funçoes.